09 junho, 2006

Campeonato do Mundo 2006 - 3- Let the Game Begin

CAMPEONATO DO MUNDO ALEMANHA/2006

3- LET THE GAME BEGIN


Hoje começa finalmente o Campeonato do Mundo Alemanha/2006 com o jogo inaugural, Alemanha-Costa Rica em Munique, seguido do outro jogo do Grupo A, Polónia-Equador, em Gelsenkirchen. Portugal entra em campo no Domingo frente a Angola, em Colónia.

Para além do impacto mediático do jogo de abertura e dos jogos de Portugal, permito-me destacar, nesta fase de grupos, meia dúzia de jogos que, pela valia e prestígio dos oponentes ou pela história do confronto, poderemos considerar os grandes jogos a não perder. Por ordem de importância:

1- Holanda-Argentina (21/06/06)
2- Inglaterra-Suécia (20/06/06)
3- Itália-Rep. Checa (22/06/06)
4- Alemanha-Polónia (14/06/06)
5- Brasil-Croácia (13/06/06)

Ao nível dos Grupos, o C, com a Argentina e a Holanda à cabeça e o B (Inglaterra e Suécia) são, claramente, os de maior grau de dificuldade.

Cumprindo a promessa feita, concluo agora o exercício de alto risco das previsões:

FINAL DOS VENCIDOS:

HOLANDA - BRASIL

FINAL:

INGLATERRA - ITÁLIA

LUGARES DE HONRA:

1- ITÁLIA
2- INGLATERRA
3- HOLANDA
4- BRASIL

CAMPEÃO DO MUNDO 2006: ITÁLIA

And now, let’s get the ball rolling! Let the game begin!

1 comentário:

Anónimo disse...

Está a começar a grande festa do futebol! Para aqueles que não gostam de futebol nem por nada, o que eu lhes digo, é que parem um pouco para ver o que o futebol faz. O futebol para, temporariamente guerras, conflitos, entre pessoas e nações. Ele traz a paz, nem que seja por noventa minutos. Lembrem-se de um Estados Unidos vs. Iraque.
Mas, no início destes campeonatos, nós amantes da bola gostamos sempre de fazer as nossas previsões e preferências. A minha previsão (emocional) é, sem dúvida, Portugal. Mas não creio que Portugal vá muito longe neste Mundial. 1º é uma equipa que tem pouca experiência nestes campeonatos (4 vez!? que vai o um mundial); depois não acho que uma equipa que vai de férias para Évora com 37 graus ou que ande a fazer noitadas já em solo alemão possa estar preparada para a competição. A culpa desta preparação tem um dono, chama-se Luiz Filipe Scolari (e também Gilberto Madaíl). A dupla que espero ver longe da Selecção depois do Mundial.
Depois, e mais uma vez, por questões emocionais está a França. Mas, aqui também, não creio que a França faça um grande Mundial, já que é uma equipa em renovação e não tão forte como era em 1998 (nem pouco mais ou menos), para além de algumas divergências dentro do próprio grupo, nomeadamente entre os guarda-redes).
As previsões são difíceis de fazer e para mim os possíveis candidatos são os mesmos de sempre. Tirando estas duas selecções, gostava de ver de uma vez por todas a República Checa a marcar uma página na história dos mundiais. É uma equipa pela qual simpatizo, pela simples razão que tem um grupo muito forte, com excelentes jogadores e que tem vindo a demonstrar ao longo dos, pelo menos, últimos dez anos uma grande qualidade.
Depois temos a Itália (que poderá estar afectada pelo grande escândalo de corrupção), o Brasil (eterno candidato, que espero que não ganhe e espero, sobretudo, que não seja levado "ao colo"), a Inglaterra, a Alemanha (mesmo não tendo uma grande equipa (está em fase de renovação) o facto de jogar em casa poderá ser determinante), a Argentina (será desta?). Depois temos também um grupo chamado dos outsiders que, para mim, inclui a Holanda, a Espanha, a República Checa, Portugal, claro.
Mas como dizia o João V. Pinto, previsões só no fim do jogo, venha ele. E que a festa comece!