07 junho, 2006

Campeonato do Mundo 2006 - 2- Previsões

CAMPEONATO DO MUNDO ALEMANHA/2006

2- PREVISÕES

Eis um exercício que tem tanto de sedutor como de complicado e arriscado. Primeiro, pelo sortilégio do jogo; em segundo lugar, pela tentação de confundirmos previsões com wishful thinking.

Vou avançar dois tipos de previsões: dividir as equipas por 3 patamares de favoritismo e perspectivar e arriscar as 16 equipas que se qualificarão para os oitavos de final, as 8 dos quartos de final e as 4 que estarão nas meias finais.

FAVORITOS:

1- Equipas com possibilidades de vencer e de quem se espera que ocupem um dos 4 lugares de honra: Itália; Inglaterra; Holanda; Brasil; Argentina; Alemanha.
2- Outsiders: equipas de quem se espera que cheguem aos quartos de final e que poderão, uma ou outra, chegar um pouco mais longe: Suécia; Rep. Checa; Portugal; Polónia; França; Espanha.
3- Surpresas: equipas que deverão chegar à segunda fase e parar aí; dar um passo à frente já seria ganho de monta. Ucrânia; México; Jugoslávia; Croácia.

Por aqui se conclui, que, sem excluir uma ou outra excepção (até de África – Costa do Marfim? Gana?), espero um Campeonato do Mundo onde impere a tradição do Campeonato da Europa reforçado com o Brasil e a Argentina.

OITAVOS DE FINAL:

ALEMANHA - SUÉCIA
INGLATERRA - POLÓNIA
HOLANDA - MÉXICO
PORTUGAL - ARGENTINA
ITÁLIA - CROÁCIA
BRASIL - REP. CHECA
FRANÇA - ESPANHA
UCRÂNIA - SUÍÇA

Admito que nos grupos C e D, os dois primeiros lugares possam ficar invertidos, o que até poderia resultar nos mesmos jogos.

Arriscando um pouco mais:

QUARTOS DE FINAL:

ALEMANHA - HOLANDA
ITÁLIA - UCRÂNIA
INGLATERRA - ARGENTINA
BRASIL - FRANÇA

MEIAS FINAIS:

HOLANDA - ITÁLIA
INGLATERRA - BRASIL

Antes de começar o Campeonato, publicarei a parte final das minhas previsões.

Sem comentários: