01 junho, 2006

Avaliação dos Professores

AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES


 
O cartoon é, por natureza, um exagero, uma caricatura da realidade. Este, da autoria de Bandeira e publicado no Diário de Notícias de 30 de Maio de 2006, faz-me pensar se estará para além da realidade, ou se, pelo contrário, retrata uma importante e lamentável realidade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Este assunto é para mim, demasiado importante, para ter passado ao lado de todos...assim como outros. Mas voltando ao que importa, de facto o cartoon é uma caricatura da realidade, mas não podemos negar a sua lógica. Se, se exige, cada vez mais, formação aos futuros educadores deste país, quer sejam professores, educadores ou auxiliares de educação, como é que se vai permitir que sejam avaliados pelos pais dos alunos? Definitivamente, que estamos a andar para trás no que concerne à formação dos futuros cidadãos deste país. Para mim, mais lógico sería, que se desse importância ás opiniões dos alunos (claro que a partir de certa altura e nunca no ensino primário, embora esses professores fossem, também, alvo de algum tipo de avaliação, até, porque considero serem a base de todo o processo de formação de um indivíduo, já que são eles que conhecem o professor, como profissional e, até por vezes pessoalmente. É incrivel, como no Ministério da Educação, ninguém está a par da realidade do nosso país...a taxa de analfabetização é elevada e a de formação académica, também(não querendo ferir susceptibilidades...é a nossa realidade)...por fim, se acham os pais capazes de avaliar alguém que se formou e especializou no que está a fazer profissionalmente, por que razão não passam os pais a "dar aulas"? E aproveitam para conhecer melhor os seus filhos...

Rui Miguel Ribeiro disse...

Sem querer assumir uma posição corporativa, até porque o alvo não tem sido o ensino superior, a realidade é que os professores se têm tornado um alvo fácil a abater. Pelos pais, porque tendem a vê-los como responsáveis dos fracassos dos filhos e invejam-lhes os seus supostos privilégios, maxime, o horário flexível (não sabem o que é levar o trabalho para casa). O Governo porque quer poupar e agradar aos pais, que sempre são em maior nº (de votos) do que os professores). A avaliação dos professores pelos pais está perfeitamente ilustrada na caricatura. Por causa do Afonso Duarte, há 2 anos que vou a reuniões de pais na escola primária e digo apenas isto: o comportamento de muitos pais nas reuniões era capaz de envergonhar alguns dos alunos pior comportados. Com exemplos daqueles, a perspectiva de lhes ser atribuída poderes de avaliação ganha contornos de surreal.