20 novembro, 2014

Guerra Fria?

GUERRA FRIA?
 O ano de 2014 foi marcado por muita conversa sobre o “regresso” da Guerra Fria, seja a mesma, ou uma nova (Guerra Fria II). É um rematado disparate.
 
A Guerra Fria foi um longo conflito multidimensional e global.
 
Multidimensional, porque foi ideológico, geopolítico, militar (por entrepostos agentes) e até económico, cultural e desportivo (veja-se os Jogos Olímpicos).
 
Global, porque foi combatido urbi et orbi: Europa, Nordeste da Ásia (Península da Coreia), Sudeste Asiático (Indochina), Ásia do Sul, Médio Oriente, América Central, América do Sul, África do Atlântico ao Índico e do Mediterrâneo ao Cabo.
 
O Âmbito do Conflito na Guerra Fria.
A “conversa” de 2014 é motivada pelo conflito na Ucrânia e pela resultante hostilidade entre a Rússia e os Estados Unidos e entre aquela e vários países europeus.
 
Resumamos então o que se tem realmente passado:
 
* A Ucrânia, na sequência do derrube do Presidente anterior, entrou em estado de guerra civil no Leste, entre o novo poder em Kiev e rebeldes separatistas.
 
* A Rússia anexou a região da Crimeia com apoio popular da maioria dos habitantes.
 
* A Rússia tem apoiado os rebeldes com equipamento militar, logística e homens.
 
* O Ocidente tem apoiado Kiev e impôs sanções à Rússia.
 
* A Rússia incrementou substancialmente a sua presença aérea e naval nos mares e oceanos – Atlântico Norte, Ártico, Pacífico Norte, Mediterrâneo, Báltico, Mar Negro.
 
* Aumentou a tensão entre a Rússia e o Ocidente (especialmente EUA) e nos países que rodeiam a Rússia (nomeadamente Polónia e Lituânia).
 
Resumamos agora o que NÃO se tem realmente passado:
 
* Não há um conflito e/ou rivalidade à escala mundial.
 
* Não existem duas superpotências.
 
* Não há qualquer indício de escalada de tensão ao nível nuclear.
 
* Não existe qualquer ameaça de ataque russo ao Ocidente.
 
* Não existe qualquer intenção ou vontade de intervenção militar ocidental contra a Rússia ou nos países que com ela confinam.
O Âmbito do Conflito na Ucrânia.
in STRATFOR em www.stratfor.com
Ou seja, em vez de um conflito hegemónico à escala global (que a Rússia não pode e os EUA não querem disputar), estamos perante um tradicional e localizado conflito pela definição de esferas de influência e que, racionalmente, só é realmente relevante para uma das potências envolvidas: a Rússia.
 
A Guerra Fria acabou há muito tempo, no século passado. Embora o actual Presidente dos EUA tenha declarado, com a sua proverbial soberba, que a Guerra Fria acabara em Lisboa (!!!) em 2010, aquando da Cimeira da NATO, na verdade acabou em 1989 com a queda do Muro de Berlim. Quando muito, pode colocar-se o óbito em 1991 quando a União Soviética finou.
 
A Guerra Fria só subsiste nalguma Nomenklatura política e jornalística de Washington movida pro uma sanha anti-russa e numa Nomenklatura simétrica em Moscovo que demoniza os EUA e deseja ver a Rússia a bater-se de igual para igual com os Americanos.
 
Não há pois qualquer Guerra Fria. Digo mais, a haver uma reedição da Guerra Fria, será mais provável que os contendores sejam os Estados Unidos e a República Popular da China do que Washington e Moscovo.

2 comentários:

Estella disse...

Parece-me que a guerra fria já só existe na cabeça de alguns saudosistas que resolveram ir ao baú desempoar as fardas e polir os galões. Ou vêem muitos filmes de espionagem do canal história. As guerras actuais são bem quentes.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Nem mais Estella!!!