26 março, 2007

Empresários Desregulados


EMPRESÁRIOS DESREGULADOS

Na falta de problemas graves que assolem a economia portuguesa, as confederações empresariais (com a honrosa excepção da do Turismo), entretiveram-se a escrever uma carta ao Primeiro-Ministro solicitando-lhe a gentileza de mudar a hora de Portugal, acertando-a com a da “Europa”.

Embora o ridículo possa matar, isso por vezes não acontece em Portugal e por isso deixo algumas considerações sobre esta iniciativa estruturante para a nossa economia.

1- Será que os problemas de (falta) de competitividade da economia portuguesa passam primordialmente, lateralmente, perifericamente, ou mesmo remotamente por uma questão de fusos horários?
2- O que é que se quer dizer com “acertar a nossa hora com a da Europa”, sabendo-se que a Europa tem 4 fusos horários diferentes?
3- Será que o facto de meia dúzia de empresários terem (será que têm?) de dormir ocasionalmente uma noite em Munique, Milão, ou Barcelona, é motivo para alterar a vida de 10 milhões de Portugueses.
4- Como se vai indemnizar as empresas que negoceiam primordialmente com o Reino Unido ou a Irlanda?
5- Como é que os Estados Unidos conseguem ser a maior potência económica mundial tendo 4 fusos horários entre o Atlântico e o Pacífico e 6 se incluirmos o Alaska e o Hawaii?
6- Se os EUA, o Japão, ou a China se tornarem os nossos principais parceiros comerciais, que fuso horário devemos adoptar? Sorteamos ou fazemos uma rotatividade anual?
7- Como é possível, numa economia globalizada, que em muitas áreas funciona 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana), haver quem pense que uma volta a mais ou a menos no relógio vai mudar as nossas fortunas?
8- Como se pode ter esta visão mesquinha ao arrepio do interesse das pessoas e do seu equilíbrio natural? Sim, porque os fusos horários não são um arbítrio ou uma aberração. São uma necessária adaptação das horas ao relógio solar e, consequentemente, ao relógio biológico.

Rentabilizem as empresas, promovam a competitividade e motivem os funcionários, procurem oportunidade de negócio e novos mercados, criem marcas de sucesso, invistam em R&D, criem riqueza e deixem-se de jogos florentinos e de procurar desculpas de mau pagador.

O H4 criado pelo Britânico John Harrison em 1755 foi o primeiro relógio de precisão.
Está exposto no Greenwich Royal Observatory, referência para o primeiro Meridiano e para o fuso horário de Portugal: Greenwich Mean Time (GMT).

16 comentários:

PVM disse...

Coitados dos galegos, com o relógio biológico desajustado...
PVM

Rui Miguel Ribeiro disse...

Pois, é o preço de serem colonizados! :-)
Olhando para o mapa, parece-me óbvio que a Espanha também devia seguir o GMT, mas o seu pendor continentalista não lho deve permitir. Mas o problema é deles.

António Couto disse...

Eu concordo que devemos manter o horário alinhado pelo GMT, no entanto não é nada que me tire o sono, devo confessar! O que me parece estranho é que esta polémica tenha sido trazida novamente à ribalta quando na governação de Guterres já tivemos esta discussão, tendo-se na altura feito algo para contrariar as leis dos meridianos e que logo após uma alteração se tenha esquecido de tal assunto:| Será que nos encontramos numa cultura politicamente activa como uma série de Natal? Leia-se a piscar, no que diz respeito a esta questão... ora importante, ora é irrelevante?!? Costumo ser condescendente relativamente a tradições, mas neste caso voto positivo... se o fuso horário ajustado pelo GMT agradou durante séculos aos meus antepassados, agrada-me a mim também;) LOL

PVM disse...

Então a França também está com o relógio biológico desajustado (e a Bélgica e a Holanda e a Alemanha...)

Unknown disse...

Concordo inteiramente com tudo que foi dito neste post...não faz nenhum sentido alterar a hora...

Rui Miguel Ribeiro disse...

Paulo: A França, a Bélgica e a Holanda também estão no fuso errado, embora estes últimos estejam na border line. Já a Alemanha está onde devia estar. Por outro lado, Portugal está no limite de Greenwhich, o que significa que mudar para GMT + 1 tem mais implicações para os portugueses do que para os Franceses.

Rui Miguel Ribeiro disse...

António: Precisamente. Esta mudança já foi ensaiada e chumbada nos anos 90. Parece que há uns senhores que não têm mais nada que fazer senão inventar problemas e polémicas. Agora quando afectam a minha qualidade de vida e dos meus de forma gratuita, "Fico chateado! É claro que fico chateado!"

Rui Miguel Ribeiro disse...

Tiago: 100% de acordo.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Papá: Mesmo nas férias tenho sérias dúvidas, mas de qualquer modo é 1 mês em 12.

Luis Cirilo disse...

Rui Miguel
Estou inteiramente de acordo contigo.
Os empresários devem preocupar-se com muitas outras coisas e deixar a questão da hora de lado.
Francamente só nos faltava mais essa para justificar a falta de competitividade da nossa economia.
Como diria o inimitável Manuel Pinho a hora não é para ALLterar.

Gonçalo Capitão disse...

Parece que já resolvemos os problemas todos e que temos indústria de primeiro mundo, dada a natureza bizantina da nova preocupação dos nosso magnatas...

João Pulido disse...

Apesar de já ser um post com alguns dias, espero ainda "chegar a horas" de uma achegazinha...

Qual é o horário por que se regem os "responsáveis" pelo diploma do Sr. Eng. Técnico Pinto de Sousa???

Com tanto trabalho dominical estão a contribuir para o incremento dos nossos índices de produtividade!!!

Quanto à questão principal deste post, acho que já lhe bateram o suficiente para eu lhe bater mais...

Rui Miguel Ribeiro disse...

Luís: Essa do "ALLterar" é boa mesma. Tem mesmo o teu trademark.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Luís: Essa do "ALLterar" é boa mesma. Tem mesmo o teu trademark.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Luís e Gonçalo: Totalmente de acordo. É bizantino e provinciano e passa completamente ao lado dos problemas económicos e empresariais de Portugal.

Rui Miguel Ribeiro disse...

João, chegas sempre a horas, mesmo que o post tenha 8 meses, os comentários são sempre benvindos. O teu, fala por si.