A OTA E OS OTÁRIOS
Quanto mais se fala, ouve, escreve, lê e conhece sobre o dossier do Aeroporto da Ota, mais cheira a esturro.
1- A Ota fica demasiado longe de Lisboa (50km).
2- A Ota aproxima o aeroporto de Lisboa do do Porto, "inutilizando" os voos Porto-Lisboa e desmobilizando a utilização do Aeroporto Sá Carneiro onde se tem investido (e bem) centenas de milhões de euros.
3- A Ota deveria durar 50 anos. Os últimos estudos conhecidos apontam para uma vida útil que varia entre os 20 e os 13 (!!!) anos!
4- A construção da Ota envolve dificuldades naturais e técnicas (lençóis de água, orografia difícil, quantidade colossal de remoção de terras) que se evitariam noutros sítios.
5- O Ministro das Obras Públicas e Transportes, Mário Lino, com o apoio do Primeiro-Ministro, demonstra um inusitado zelo em arrancar com as obras da Ota com a maior celeridade possível, sendo que o argumentário que lhe costumo ouvir é do tipo: é na Ota porque tem que ser e assim está decidido.
6- Ainda não estou convencido de que o Aeroporto da Ota vá custar 3 biliões de euros e que o Estado Português só “desembolse” cerca de 300 milhões. Quais são as contra-partidas e as garantias que os privados que investirem 2,7 biliões de euros vão receber de Portugal?
7- Alguém acredita que o custo se vai ficar pelos ditos 3 biliões?
O Governo é rosa, mas para o caso podia ser laranja, azul, vermelho ou verde: a realidade é que estou convencido que a opção pela Ota e já não serve o interesse nacional. Parece-me também óbvio que serve alguns interesses (não necessariamente ilegítimos), mas o Governo tem de pôr os interesses da nação acima dos restantes. É, aliás, isso que Sócrates apregoa quando arremete contra os interesses “corporativos” de professores, funcionários públicos, polícias, militares, povoações que perdem serviços públicos, especialmente no domínio da saúde, etc, etc.
No entanto, este fervor parece diluir-se quando se fala na Ota e não consigo afastar a desagradável sensação de que a Ota vai ser feita à custa dos otários do costume, ou seja, da generalidade dos Portugueses.
Fokker 100 da PGA – Portugália Airlines
in http://www.flypga.com/content_info.asp?cchannelID=7E85335C-825E-476D-BA8B-55AA52E58A5E&channelID=D13754AB-89C3-45F3-99FC-7B2A9A240C9C
in http://www.flypga.com/content_info.asp?cchannelID=7E85335C-825E-476D-BA8B-55AA52E58A5E&channelID=D13754AB-89C3-45F3-99FC-7B2A9A240C9C
Saab 2000 da PGA – Portugália Airlines
in http://www.flypga.com/content_detail.asp?cchannelID=7E85335C-825E-476D-BA8B-55AA52E58A5E&contentID=CB715246-1FFF-4BBA-BA42-6F87BBC264CA
in http://www.flypga.com/content_detail.asp?cchannelID=7E85335C-825E-476D-BA8B-55AA52E58A5E&contentID=CB715246-1FFF-4BBA-BA42-6F87BBC264CA
9 comentários:
A OTA já começa a cheirar mal! Sim, concordo, mas como qualquer investimento desta magnitude, surgem sempre vozes discordantes, penso que já se discutiu o suficiente sobre a localização do novo aeroporto da de Lisboa (todos concordamos que é necessário, seja num lado ou noutro).
A viabilidade da OTA!
Trata-se daqueles tipos de investimento que temos de os fazer, se há um sector que Portugal deve apostar fortemente é no turismo e nas infratruturas adjacentes ao turismo, assim como Lisboa já devia possuir há muito tempo um porto capaz de receber em boas condições navios de cruzeiro.
Outra cidade qualquer da Europa com as condições de que Lisboa dispõe em termos fluviais já o teria feito há muito.
Sobre a Ota,melhor do que qualquer comentario que possa fazer,sugiro visita ao http://www.alambi.net/aeroporto.html
Está la tudo !
Até quando vão os Portugueses tolerar o papel de otários?
Cristina
Tiago: Já se discutiu muito; passaram-se anos com o aeroporto em banho-maria. Subitamente decide-se e semanalmente surgem relatórios, estudos, opiniões de peritos que avançam toda a espécie de contra-indicações para a Ota. O Governo reage dizendo que é a Ota e que a Ota está muito bem. Simultaneamente sabe-se que o Governo omitiu alguns desses estudos. O que é que se há-de pensar de tudo isto? E que tal: parece haver algo de podre no Reino da Ota?
Cristina: Francamente não sei. Só sei que estou farto de não me achar um otário, mas fazer figura disso mesmo...
Não há duvida que é necessário que se invista no turismo em Portugal. Por outro lado, os pontos de vista que apresenta são coerentes e não me parece que o nosso país tenha, de facto, capacidade para sustentar tamanho investimento e ainda assim torná-lo próspero. Desta forma, resta-me perguntar: Qual é a intensão por de trás da contrução da Ota? Será este um passo crucial para o turismo no nosso território?
José Pedro: Não acho que a Ota seja vital ou sequer importante para o Turismo em Portugal. Um novo aeroporto em Lisboa poderá ser, mas não razão nenhuma para ter de ser na Ota. Por outro lado, as contra-indicações são tantas, começando na grande distância relativamente a Lisboa, continuando na "aproximação" ao Porto, prosseguindo com a impossibilidade de expansão e acabando no custo exorbitante quando comparado com outras alternativas, que a insistência na Ota é, no mínimo, estranha/suspeita.
Caro Rui,
Viva! Como estás? Gostei particularmente do teu comentário da OTA. Não podia concordar mais.
Um abraço
Bruno Rodrigues
Viva! Como estás?
Gostei particularmente deste teu comentário sobre a OTA. Não podia
concordar mais contigo.
Um abraço,
Bruno Rodrigues
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