16 agosto, 2006

Ideia Peregrina

IDEIA PEREGRINA

O que pode ter levado o Presidente do 4º maior Partido Português, que ainda o ano passado era um Partido de Governo, a almoçar com um antigo Presidente desse mesmo Partido, que entretanto fundou um novo Partido contra o primeiro e que serve simplesmente para ter uma plataforma de exposição pública?

Simplificando: o que pode levar o Presidente do CDS, que tem obtido resultados eleitorais entre os 7% e os 9%, a almoçar com o Presidente do NPD(?) que tem 0.7% da votação, que deixou o CDS em conflito e que detesta e é detestado por grande parte dos dirigentes que ficaram no CDS?

Nada me move contra o Dr. Ribeiro e Castro, cuja prestação no Congresso do CDS de 2005 achei brilhante, como terão achado os militantes que o elegeram contra todas as expectativas. Infelizmente, pouco ou nada da sua liderança se aproximou da eficácia demonstrada no dito Congresso.

Admito que a sombra do Dr. Paulo Portas a pairar sobre o Partido cause desconforto na direcção, aceito que não é fácil ter 40% do partido permanentemente contra o Presidente e que é ingrato ser-se líder partidário sem se ser Deputado e ter todo o Grupo Parlamentar do outro lado da barricada é quase dramático.

No entanto, pior do que estes handicaps, é passar um ano e meio à frente do CDS e ter-se a sensação/certeza de que não só não conseguiu superá-los ou diminui-los, como parece ter o condão de deitar fermento nos problemas, tal a forma como eles crescem e incham a cada mês que passa.

Mesmo na pacata modorra de Verão, com os Portugueses na ressaca do Mundial de Futebol e distraídos com as férias, os incêndios, o Líbano e a Volta a Portugal, o Dr. Ribeiro e Castro conseguiu incendiar o CDS ao inventar um inexplicável almoço com o Dr. Manuel Monteiro a propósito de uma plataforma (?) de direita cujo efeito multiplicador resulta, mesmo com fermento, em zero. Senão vejamos: 7% x 0% = 0%; 14 Deputados x 0 Deputados = 0; 3 Câmaras x 0 Câmaras = 0 Câmaras.

A continuar assim, em 2009 temos o partido da scooter, com o número de deputados reduzido aos convivas do nefasto almoço. Mas que ideia peregrina!

P.S. Graças a Deus, o Dr. Ribeiro e Castro, malgré tout, não segue as pisadas do seu antigo chefe, senão ainda nos arriscávamos a vê-lo almoçar com o Xeque Hassan Nasrallah!

2 comentários:

PVM disse...

É a patética direita que por aí vegeta!
PVM

Rui Miguel Ribeiro disse...

Realmente, isto vai bastante mal e não vejo a luz ao fundo do túnel.