05 julho, 2006

"Só Falta Um Bocadinho." Lembram-se?

“SÓ FALTA UM BOCADINHO.” LEMBRAM-SE?


Por Bandeira in "Diário de Notícias" de 04/07/06


No passado dia 18 de Maio escrevi um post intitulado “Só Falta Um Bocadinho”. Lembram-se? Talvez não. Reproduzo algumas passagens:

O Governo de José Sócrates está quase lá. Já só faltam uns dias. […] está quase a chegar à estação da tranquilidade, via distracção e esquecimento.

[…] os Portugueses vão entrar no frenesim […] do Mundial de Futebol, especialmente se Portugal for longe na competição. Quando terminar este corrupio cansativo, entramos todos de merecidas férias […]

Entretanto, o Governo pode governar ou desgovernar[…], que muito poucos Portugueses prestarão alguma atenção.

Que descanso regalado para o Governo. Já só falta um bocadinho! Depois, em Setembro, quando todos acordarem, logo se verá onde estamos.

Já se lembram? Foi dito e feito. Portugal segue de vento em popa na Alemanha e já garantiu que fica num lugar de honra e que joga até ao fim da competição. O Governo, francamente, não sei se também vai de vento em popa, mas sei que, na pior das hipóteses, navega em mar chão e tempo de calmaria. Um dos Ministros mais polémicos e desastrados do Governo e 3º na hierarquia saiu (lamento os motivos, mas regozijo-me com a demissão) e temos novos Ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros; a notícia soube-se quase por acaso. Reformas adiadas e encolhidas? Medidas tidas por punitivas pelos professores? Greves? Défice orçamental intratável? Agitação na função pública? A oposição existe? O Ministro da Economia está entalado entre a fuga das multinacionais e grandes investimentos abortados? O Ministro sai de uma controvérsia para entrar numa polémica? Incêndios florestais? Who knows? Who cares?

Com a Inglaterra, Holanda, Brasil, Argentina, Espanha, Suécia e outros 23 adversários fora de combate e só com França, Itália e/ou Alemanha entre Portugal e a glória absoluta (futebolística), os Portugueses sentem-se nas nuvens, o que até se reflecte nas sondagens – 44% para o PS, 29% para o PSD na mais recente do DN e da TSF.

Entretanto o Governo garante mais dois meses de paz e tranquilidade, talvez três ou quatro se Portugal for Campeão do Mundo. Talvez quando os Portugueses acordarem estremunhados do sonho, até já tenha sido aprovado o Orçamento de Estado para 2007. Se calhar, Scolari não é o único sortudo do país…


 

4 comentários:

PVM disse...

Vais-me desculpar: não é o futebol o culpado pela amnésia nacional em que mergulhámos. A origem do problema está em algo que aconteceu faz hoje dois anos, no teu partido: a coroação do menino guerreiro como primeiro-ministro. Na arte de dar tiros do pé, às vezes os laranjas não têm rivais...
PVM

. disse...

Concordo consigo PVM, de facto o PSD só tem a responsabilizar-se a si próprio pelo rumo do país. Não tem líder, não faz oposição, não tem iniciativa, o que se esperava?
Só faltava o regresso do «menino guerreiro» um ano e meio depois está de volta ao Parlamento para assumir o seu lugar de deputado da Nação: "Não venho para causar incómodo, venho para ajudar." Ajudar quem? O país? O PSD?
Se fôr coerente como diz ser, vem ajudar-se a si próprio. É o típico político profissional.

O futebol também veio mesmo a calhar para o lado do governo: sem oposição e os portugueses de olhos na selecção podem desgovernar à vontade.

(Ai que o Alberto João tem razão!!)

Rui Miguel Ribeiro disse...

Estou surpreendido pelas reacções a este post, que era um mero follow-up (confirmação) do escrito em Maio. Há, no entanto, um mal entendido a priorístico. O post não visa criticar o Governo, embora talvez se possa descobrir algumas referências sub-liminares, mas sim sublinhar a sorte que teve neste encadeamento de acontecimentos que distrairam os Portugueses da governação num momento conveniente para os interesses do PS. E termina alertando para a possibilidade (probabilidade) de termos um despertar violento. Apenas isso.
Nunca imaginei que o post se transformasse em mais uma "carreira de tiro ao Santana Lopes", que, ainda por cima, liderou o Governo de Portugal apenas cerca de 6 meses num contexto muito adverso. A verdade é que o ambiente político, económico e social do país se começou a degradar desde meados do consulado de Guterres. Se os meus amigos quiserem escavar à procura das origens directas do mal-estar nacional (para não ir às remotas), é aí que devem procurar.
Isto não invalida que o PSD não dê tiros nos pés (tomara eu) e que a oposição seja inócua, porque tem sido e não vejo que vá mudar. Reconheço, contudo, que no contexto de Europeu/feriados/Mundial/férias de Verão, eu se fosse líder da oposição ia de férias e voltava em Setembro. Pregar aos peixes não é o meu forte!

. disse...

Pois, pregar aos peixes só mesmo o Padre António Vieira.
Quando fiz referência a PSL não o fiz com a intenção de o culpar pelo estado da Nação. Acho, aliás, que tem qualidades políticas. Não para ser chefe de governo, mas penso que o seu perfil assenta melhor no de líder da oposição: fala mais, grita mais, vitimiza-se,cativa multidões nos congressos e comicios,...
Só tentei explicar que o PSD está com Marques Mendes sem rumo e isso também não é bom para o governo, pois, seja ele qual fôr, necessita de uma oposição forte e participativa. Isso é a verdadeira democracia.

Recomendo a leitura do editorial do Povo Livre de 17 de Maio de 2006 cujo título é: "É díficil ser oposição..." pode ser acessado em:
http://www.psd.pt/cmgestao/include/imagedisp.asp?save=0&id=2030

Ficam assim justificadas várias ausências e omissões.
Penso que o título deveria ser: "É fácil governar".

Seria bom ler os comentários da parte "Rosa" do blog.