14 março, 2019

"Present at the Creation"


“PRESENT AT THE CREATION”
*



“Present at the Creation” é um livro escrito por Dean Acheson, Secretário de Estado do Presidente Harry Truman entre 1949 e 1953, embora estivesse no Departamento de Estado desde 1941. A obra relata detalhadamente a formatação de um novo sistema internacional marcado pelo fim da II Guerra Mundial, pela Guerra Fria, por Bretton Woods, e que vigoraria em grande medida até ao final do século XX. Dean Acheson foi um dos arquitectos desta portentosa empreitada, daí o título da obra, testemunhando a sua participação na concepção e construção de um mundo novo.

Escrevo esta introdução porque, salvaguardas as devidas distâncias, foi assim que me senti nos últimos meses: Present at the Creation. Present at the Creation da Aliança.

Tive longos anos de militância partidária pré-Aliança, mas nessa altura aderi a um partido estabelecido, estruturado, consolidado e reconhecido. A adesão à e a participação na Aliança foi (é) um desafio novo, diferente e incomparavelmente maior: começar do zero, lançar os alicerces, colocar os primeiros blocos do edifício, sensibilizar pessoas para o projecto, receber e integrar os que o fazem espontaneamente, começar a erguer as estruturas, ainda provisórias, a nível nacional, regional e local, enfim, ver a criança a nascer é sempre um momento único.

O Congresso de Évora foi o momento-chave deste percurso, simultaneamente o culminar de um processo e o início da etapa seguinte. Aí se concluiu a institucionalização dos órgãos nacionais, os estatutos, o programa, a declaração de princípios, elegeram-se os órgãos e aprovou-se a moção de estratégia e aclamou-se de forma espontânea um hino. Mais do que isso, viveu-se um momento único na vida política em Portugal: um partido idealizado, criado e implementado em meses, com uma adesão surpreendente de pessoas de todo o país, imbuídos de convicção e de esperança num partido diferente, num ideário diferente e num líder diferente. Foi tocante testemunhar in loco o entusiasmo e a convicção dos cidadãos presentes, especialmente daqueles para quem a actividade política fora sempre algo de alienígena, contudo aderiram porque acreditam.

Em Évora, após a criação, iniciou-se a etapa seguinte. A criança nasceu há pouco tempo, mas tem de se fazer à estrada sem delongas porque os desafios não esperam. O processo de criação é contínuo e tem de ser validado permanentemente à medida que se vence sucessivos desafios. As reuniões em que estive pós-Congresso demonstram ainda maior adesão, a mesma vontade de participar e a mesma esperança de sermos bem sucedidos.

Present at the Creation é um privilégio. Ajudar a criar e formatar um projecto novo e inovador que pode mudar para melhor o futuro de Portugal e dos Portugueses, que visa inverter o círculo vicioso em que o país se encontra enredado há décadas, que planeia elevar Portugal INTEIRO de Norte a Sul, de Leste a Oeste e melhorar efectivamente as condições e o nível de vida de TODOS os Portugueses. é uma tarefa hercúlea e uma enorme satisfação.

Vingando a Aliança e vencendo Portugal, como eu espero, dentro de uns 20 anos poderei olhar para trás e dizer aos meus filhos e eventuais netos “Eu estive lá, Present at the Creation”!

* Artigo inicialmente publicado no site oficial do Partido ALIANÇA. Disponível em https://partidoalianca.pt/2019/03/04/present-at-the-creation/ 

Sem comentários: