27 janeiro, 2007

8 Anos

8 ANOS

27 de Janeiro de 1999! Foi no século passado. Ainda foi no II Milénio! E no entanto foi apenas há 8 anos…. Meu Deus! Já foi há 8 anos! Pouco passava das 4.00h da manhã e eu aguardava há mais de uma hora, sentado no chão do corredor, em frente ao bloco operatório do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães.

Finalmente, eis que ele surge: o Bebé! O Afonso Duarte! O meu primeiro Filho! Obviamente pequenino, vermelhusco, lindo, muito fofo.
 

19 de Março de 1999: o nosso primeiro Dia do Pai. em caso...do meu Pai.

Desde então, passaram 8 anos e eu só posso dizer que nunca parei de gostar cada vez mais do Afonso Duarte. Naquela longínqua madrugada tive no colo o meu Filhote, o meu Bebé! Hoje, continuo a ter o meu Filhote (que continua a ser o meu Bebé) e tenho, também, um companheiro, de brincadeiras e de coisas sérias, de viagens e de passeios, de conversas e de confidências, de ideias e de planos, de partilha de música de que ambos gostamos, dos interesses e gostos que comungamos, enfim companheiros do trajecto da vida.

 27 de Janeiro de 2000: 1 Ano.

Numa palavra, tenho um TESOURO!

Parabéns Afonso Duarte e obrigado por tudo o que já me deste!

Que sejas sempre bom e feliz!

Com todo o Amor,

Papá

Em casa ao telefone com 2 anos.

Em 2001, frente ao portal gótico da Igreja da Oliveira em Guimarães, onde tinha sido baptizado a 27 de Fevereiro de 2000.

42 comentários:

freitas pereira disse...

Senhor Rui Miguel Ribeiro


Sempre foi e será um prazer para a alma sentir o grito de Amor dum Pai. As suas palavras levaram-me a "sacrificar" a um dos meus "hobis" favoritos- a poesia - para, com os meus parabéns para os Pais, oferecer este simples contributo ao seu "post", que uma passeata esta manha a 1850 metros de altitude ( 8°C negativos), me inspirou.

A foto da Colegiada e do seu filho também me comoveu porque me senti mais novo ao vê-la: - foi nessa mesma igreja que fui baptizado e também nasci no século passado!Não lhe digo quando...




For Joao Afonso, a child of the future,
Already small adult, in his young frame,
Growing fast in a world wide culture,
Hope for him happiness and funny games.

What he will become in this new century,
Nobody knows but would like for him to be,
A happy person in a peaceful world to live,
After a dreamy childhood with his family.

Cumprimentos

freitas pereira disse...

Senhor Rui Miguel Ribeiro

Ao arquivar, constatei que o poema feito em Francês, que resolvi fazer em Inglês, aonde começava por "Pour le jeune Afonso...", saiu "Joao Afonso". Estou sinceramente desolado de mais um erro no nome! Primeiro o Pai e depois o filho! Desculpe por favor.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Sr. Freitas Pereira: Agradeço do fundo do coração o carinho e a atenção que teve no seu comentário/poema. Se não fosse abuso, só lhe pediria que o reenviasse exactamente igual, corrigindo o nome para Afonso ou Afonso Duarte e eu substituiria o 1º pelo 2º.
Não tem nada que pedir desculpa por que eu estou perfeitamente ciente que foi puramente acidental.
Obrigado mais uma vez.

Anónimo disse...

Ao Papá feliz, os meus parabéns. Ao rebento: muitas felicidades!
E, sobretudo, muita saúde para que ambos possam desfrutar de uma vida longa e plena.
E que esses laços se mantenham fortes mas ternurentos.

Um abraço amigo,

Paula Nogueira

Anónimo disse...

Parabéns Afonso...desejo-te um dia muito feliz.
Do teu amigo
Tiago Martins

freitas pereira disse...

Senhor Rui Miguel Ribeiro



Para o Afonso Duarte


"For Afonso Duarte, a child of the future,
Already small adult, in his young frame,
Growing fast in a world wide culture,
Hope for him happiness and funny games.

What he will become in this new century,
Nobody knows but would like for him to be,
A happy person in a peaceful world to live,
After a dreamy childhood with his family."




E mais uma vez, mil desculpas.

There is no so simple job that it cannot be done wrong !

freitas pereira disse...

Senhor Rui Miguel Ribeiro


Sempre foi e será um prazer para a alma sentir o grito de Amor dum Pai. As suas palavras levaram-me a "sacrificar" a um dos meus "hobis" favoritos- a poesia - para, com os meus parabéns para os Pais, oferecer este simples contributo ao seu "post", que uma passeata esta manha a 1850 metros de altitude ( 8°C negativos), me inspirou.

A foto da Colegiada e do seu filho também me comoveu porque me senti mais novo ao vê-la: - foi nessa mesma igreja que fui baptizado e também nasci no século passado!Não lhe digo quando...




For Afonso Duarte, a child of the future,
Already small adult, in his young frame,
Growing fast in a world wide culture,
Hope for him happiness and funny games.

What he will become in this new century,
Nobody knows but would like for him to be,
A happy person in a peaceful world to live,
After a dreamy childhood with his family.

Cumprimentos

Anónimo disse...

parabéns professor....e parabéns pequeno grande Afonso!!!! devo confessar que acabei por deitar umas lágrimas ao ler algo escrito com tanta emoção e sentimento...Deve ser fantástico ter esse sentimento...apenas consigo dar os parabéns, admito que me faltam as palavras depois de ter lido este post....

Anónimo disse...

Mais um ano passou e mais alguns cêntimetros cresceu. Um feliz aniversário para o Afonso, mas também para si, por ser o "seu papá". E que o caminho continue...


PS: também deixei um comment no blog do Afonso.

. disse...

Muitos parabéns para o Afonso e para o Papá. Que esta alegria e ternura se repitam por muitos e bons anos.

Muitas felicidades!

Cumprimentos.

Luis Cirilo disse...

Muitos Parabéns para um grande filho de um grande Pai.
Eu que conheço o Afonso desde que nasceu também me admiro da rapidez com que estes oito anos passaram.
E acredita caro e velho (sem ser no sentido de idoso) Amigo que a tua relação com o Afonso,tão estreita ,tão cumplice ,tão cheia de amor me faz sentir uma grande admiração pela forma como sabes ser Pai.
Muitas felicidades para os dois.
Merecem.

Anónimo disse...

Parabéns ao Afonso e ao pai babado!
Que possam usufruir do vosso amor por muitos e muitos anos.
Abraço

Anónimo disse...

Parabéns Afonso Duarte e parabéns também ao Papá.
Bjo. Nadine

Gonçalo Capitão disse...

Parabéns!!!

Anónimo disse...

Really? Afonso was 8 on the 27 of January? Then he shares his birthday with Emily, who was exactly double his age on Saturday!! And turn, Afonso is exactly double the age of Sandra Tuna's new baby, who was born on Saturday, and is, I believe, also an Afonso.

Happy birthday to Afonso, and a big kiss from me (that's for him!!) and many congratulations to the proud Dad.

Teresa

Anónimo disse...

PARABÉNS AO PAI FELIZ E AO FILHO AFONSO

Um abraço

Isabel Madeira

Anónimo disse...

Sr. Dr. Rui Miguel e AFONSINHO
Primeiro MUITOS PARABÉNS para si Sr. Dr . e para o filhote já com oito aninhos.

Não me esqueci nunca deste dia, mas foi passando, até que os nossos dois clubes jogassem e então outra vez PARABÉNS. Beijinhos e abraços Fernanda

Anónimo disse...

Caro MIGUEL

Li com atenção todas as palavras proferidas com tanto amor que não pude deixar de me emocionar, a emoção acompanha-me sempre que se fala ou se mostra as várias facetas do amor…………sei muito bem o que sente nesta partilha de tantos dias de amor, quando fala das confidências e das partilhas enfim, companheiros de trajecto devida. Também eu trilhei um caminho idêntico e identifico-me plenamente nas suas palavras. Agradeço todos os dias aos “Deuses” de ter sido abençoada por este meu filho. Eles ensinam-nos a ser melhores e a ver o Mundo de uma outra maneira.
De facto o amor que nos une aos filhos são especiais e únicos. Bem-haja por ser um homem tão especial e partilhar publicamente o seu amor pelo seu filho.
PARABÉNS AFONSO DUARTE, PELOS TEUS 8 ANOS. Lisboa espera por vocês.
Ana Maria

freitas pereira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Rui Miguel Ribeiro disse...

Sr. Freitas Pereira: Mais uma vez agradeço as palavras que me ditigiu. Tocaram fundo. E o poema é bonito. Queira Deus que se torne realidade. Bem haja!

Rui Miguel Ribeiro disse...

Cristiana Filipa: Toca-me o teres sentido essa emoção toda. Muito obrigada. Também chegará a tua vez de teres estes sentimentos. Tudo de bom para ti!

Afonso Duarte disse...

Avó: Muito obrigado! Espero ser sempre assim! também gosto muito de ti!

Afonso Duarte disse...

Muito obrigado Tiago!

Rui Miguel Ribeiro disse...

Paula: Muito obrigado pelas palavras amigas.
Felicidades também para ti e para os teus rebentos!

Rui Miguel & Afonso Duarte

Rui Miguel Ribeiro disse...

João Carlos e Ana Cristina: Agradecemos a ambos as amáveis felicitações e esperamos que também vão "fazendo o caminho" connosco!

Rui Miguel & Afonso Duarte

Rui Miguel Ribeiro disse...

Luís Cirilo: Essas palavras vindas de quem foi acompanhando o nosso percurso desde cedo têm um valor e significado especiais.

Um grande abraço!

P.S. Beijinhos do Afonso!

Rui Miguel Ribeiro disse...

Benvinda Nadine! É o teu primeiro "fingerprint" no "Tempos Interessantes"! E obrigado por te estreares logo neste post que é especial.
Beijinhos.

Rui Miguel & Afonso Duarte

Rui Miguel Ribeiro disse...

Vasco: Agradecemos a tua atenção e amizade e, já agora, a regularidade com que nos "visitas".

Rui Miguel & Afonso Duarte

Rui Miguel Ribeiro disse...

Alexandra: Agradecemos o teu carinho e atenção que estão sempre presentes.

Beijinhos.

Rui Miguel e Afonso Duarte

P.S. Um obrigado especial pelo "fantástico"! Um agradável exagero de amiga.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Teresa: Thanks a lot! It looks like the 27th January is a rather auspicious day!!!

Rui Miguel Ribeiro disse...

Isabel: Obrigado. Também é bom "ver-te" por aqui.

Beijinhos do Rui Miguel e do "meu" Afonso

Rui Miguel Ribeiro disse...

Gonçalo: No meio de tantas felicitações, "saltamos" a tua. Obrigado e um abraço.

Rui Miguel e Afonso Duarte

Rui Miguel Ribeiro disse...

Fernanda: Obrigado pela atenção. Curiosamente, os nosso clubes jogaram no próprio dia de anos do Afonso. Como o Benfica ganhou 1-2 foi mais uma prenda que teve.
Beijinhos.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Ana Maria: Nem sei que lhe diga. As suas palavras foram muito bonitas e calaram fundo.
Um beijinho grande para si!

Rui Miguel Ribeiro disse...

Bem visto Sandra Cristina. Os parabéns nunca são tardios quando vêm por bem e com amizade.
Beijinhos de
Rui Miguel & Afonso Duarte

Anónimo disse...

Gostei muito dos agradecimentos!
Beijinhos para os dois,
Alexandra

Fernando Corvelo disse...

Meu caro,
Quero deixar também os parabéns ao Afonso que já tive o privilégio de conhecer. 8 anos passam num instante para quem se dedica de corpo e alma aos filhos. A minha Carolina vai fazer 10 em Abril e ainda hoje me lembro do momento em que a vi nascer e tomei nos braços. Nada se compara. Tenho a sorte de ter agora um mais pequenino, o João Maria que está a caminho dos 3 e é por eles que luto e me dedico a 100% a essa tarefa tão dificil de ser pai. Os filhos são uma benção que nos é dada. Ao Afonso e ao pai do Afonso um abraço amigo e muito benfiquista, aquele clube que nos enche o coração de fervor.

Fernando Corvelo

Fernando Corvelo disse...

Meu caro,
Quero deixar também os parabéns ao Afonso que já tive o privilégio de conhecer. Pois é meu caro, 8 anos passam num instante para quem se dedica de corpo e alma aos filhos. A minha Carolina vai fazer 10 em Abril e ainda hoje me lembro do momento em que a vi nascer e tomei nos braços. Nada se compara a esses momentos de ansiedade recompensados depois com a ternura de um olhar ou o carinho de beijo dos nossos filhos.
Tenho a sorte de ter agora um mais pequenino, o João Maria que está a caminho dos 3, um menino lindo e traquinas que veio iluminar ainda mais a minha vida.
É por eles que luto e me dedico a 100% a essa tarefa tão dificil de ser pai. E como sei também sente assim e luta como eu deixo aqui estas palavras.
Os filhos são uma benção que nos é dada. Ao Afonso e ao pai do Afonso um abraço amigo e muito benfiquista, aquele clube que nos enche o coração de fervor.

Fernando Corvelo

Rui Miguel Ribeiro disse...

Obrigado Fernando! As suas palavras amigas tocaram-me e realmente temos muitas coisas em comum, a começar nos filhos, passando pelo Parlamento e acabando no Benfica. Já agora, digo-lhe que também devo somar o 2º filho no próximo Verão! :-)
O Afonso está eufórico com o golo do Miccoli ontem e, curiosamente, viu o Benfica ganhar no Restelo
1-2 no próprio dia de anos. Uma prenda extra.
Um grande abraço e beijinhos aos filhotes.

P.S. O Afonso também tem um Blog: http://tyranossaurus-rex.blogspot.com

João Pulido disse...

Apesar de estar mês e meio atrasado, não queria deixar passar em claro um acontecimento tão importante como o 8º aniversário do Afonso!

O post é, sem dúvida, de um pai babado, orgulhoso e sobretudo muito feliz!

Para ti Afonso, que tenhas tudo o que desejares e que continues a "obrigar" o teu pai a babar-se...

Um beijo para ti e um abraço para o teu pai.

João Pulido


P.S.- Agora vem aí o novo "brinquedo"... Parabéns também por ele! :)

Anónimo disse...

Olá Rui,

Finalmente, vim dar uma espreitadela ao meu mail e não queria deixar de:

- Dar-te os meu parabéns pela tua renovada condição de Pai babado.

- Dizer-te que gosto de falar contigo, mas um blog não é veículo comunicacional que aprecie...

"Modas" leva-as o vento do esquecimento em que caem, da curta memória onde estiveram!

Paulo Ramos

Elaine Velho Revans disse...

Such an adorable baby! Remember to look back at these photographs when Afonso is a teenager to remind yourself just how much and why you love him!!!! Elaine x