23 novembro, 2015

V. Exa. Já Acordou?



V. EXA. JÁ ACORDOU?
E AINDA ESTÁ MAL DISPOSTO?
 


Cavaco Silva dormindo para fugir da realidade.

Cavaco Silva adormeceu. Quando acordou e consultou os resultados eleitorais ficou mal disposto. Azia, despeito, raiva mal contida. Rabugento, disse o que lhe ia na alma. Disparatou. Indigitou um Primeiro-Ministro e adormeceu de novo.

O novo governo caiu como se sabia que ia cair. Durou duas semanas. Ainda envolto num torpor sonâmbulo, Cavaco entrou em modo automático e desatou a receber uma multidão de pessoas e instituições, ao ponto de eu ter receado também receber uma chamada de Belém.

Enquanto o país continuava (e continua) suspenso e sem um governo em plenitude de funções e poderes, o Presidente da República roncava em sono profundo.

Hoje acordou. Finalmente! E descobriu que aquilo que vivera não era um desagradável pesadelo. Era a realidade. A realidade da qual ele se vinha escapulindo há 50 dias, ora fingindo controlar a vida política-partidária-parlamentar, ora recebendo pessoas, ora se entregando nos braços de Morfeu.

Mal disposto por ter acordado para a realidade, entregou a António Costa uma espécie de lista de compras para o próximo governo. Fruto do longo e profundo sono e da irritação, a lista está recheada de disparates, sendo que o primeiro é a sua existência. Até Marcelo Rebelo de Sousa, da mesma área política do PR, teve a honestidade e o desassombro de o denunciar.

Cavaco Silva caminha para o fim a parecer-se com Ebenezer Scrooge: rabugento, avarento, virado para si mesmo, só. Infelizmente para ele, não haverá um Dickens para o redimir e salvar. Felizmente para nós, este será o seu último Natal.

Sem comentários: