28 janeiro, 2015

Pedrada no Charco



PEDRADA NO CHARCO

 
O número de mandatos conquistados pelos 7 partidos que fizeram eleger deputados nas eleições de 2012 e 2015.

in BBC News em http://www.bbc.com/news/
 


Como muitos esperavam e outros temiam, o partido de esquerda radical Syriza ganhou as eleições na Grécia.

Tratou-se do 2º terramoto eleitoral que confirmou e agravou os resultados do terramoto de 2012. O Syriza obteve uma vitória claríssima que o deixou no limiar da maioria absoluta. A Nova Democracia sofreu pesada derrota, registando o menor nº de mandatos de sempre. O PASOK, um dos dois partidos historicamente dominantes num sistema bipolarizado ficou reduzido à insignificância: 7º lugar e meros 13 deputados, o preço de fazer de lacaio da Nova democracia na ânsia de se manter no poder. O Partido da Aurora Dourada, de extrema-direita, alcançou o 3º lugar.

Este é o resultado da fraude política protagonizada um pouco por toda a Europa pelos partidos que dominam o sistema político e monopolizam o poder desde a II Guerra Mundial. Os Partidos Conservadores/Democratas-Cristãos e Socialistas/Social-Democratas/Trabalhistas têm governado a seu bel-prazer, com políticas cada vez mais idênticas, aplicando nos últimos anos, à escala europeia, o dogma imposto pela Alemanha e avalizado por instituições internacionais como a Comissão Europeia, o FMI, o BCE e a OCDE.

Como já foi escrito em Tempos Interessantes, a fórmula do pensamento único, o slogan “não há outro caminho”, a imposição externa e interna de políticas desumanas e contra-producentes, são uma negação da verdadeira democracia.

Estas eleições foram, aliás, um modelo de negação democrática por parte de vários actores, nomeadamente a Alemanha e os membros da famigerada Troika, cujas declarações de ameaça e chantagem foram uma indecente e inaceitável ingerência na política interna, na soberania e no exercício democrático dos Gregos. Parece claro que a super-estrutura europeia está cada vez mais ousada na afirmação de uma tutela não-democrática sobre a Europa.

Como era evidente, a chantagem revelou-se contra-producente e, pela primeira vez na História recente, um partido alternativo venceu eleições e formou governo. Trata-se de uma verdadeira pedrada no charco.

Contudo, ainda nada de substantivo mudou. Os Gregos votaram num caminho verdadeiramente alternativo. O próximo passo será a capacidade do Syriza resistir às pressões, ameaças e chantagens que Angela Merkel e os seus sequazes inevitavelmente exercerão sobre a Grécia. Aí se verá de que estirpe é feito Alexis Tsipras e se a pedrada agita o charco, ou se continuamos em águas pantanosas. A resposta reside na resiliência dos Gregos.


P.S. O rumo que a política tem levado na EU e nos seus Estados-Membros, para além de, felizmente, ter destruído o oligopólio político, também fomentou a ascensão dos totalitarismos. O 3º lugar da Aurora Dourada é uma sinistra bofetada de luva negra nos fautores do statu quo europeu. O próprio Partido Comunista (KKE) ficou à frente (5º lugar) da versão socialista da Grécia (PASOK).

P.P.S. Vergonhoso o comunicado do PSD na sequência das eleições na Grécia. Desde que tem o presidente que tem, o partido vai de despautério em despautério. Verdadeiramente lamentável.



POSTS RELACIONADOS:

“DEIXAI A ESPERANÇA, VÓS QUE ENTRAIS” em

“EUROTRAGÉDIA” em

4 comentários:

Estella disse...

Para quem utiliza diariamente transportes públicos e escuta os queixumes azedos e mais que justificados do povo português, diria que a vitória grega é partilhada e festejada por portugueses que se sentem solidários e de certa forma vingados pela forma execrável como têm sido conduzidos os destinos dos países sul-europeus, sob a direcção da UE, com a conivência dos respectivos (des)governos. Aguardemos pelas nossas eleições. Tenho cá um palpite que alguns dirigentes partidários, desde domingo, já só dormem com soníferos.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Subscrevo na íntegra o seu comentário Estella.
Infelizmente não vejo jeito, nem protagonistas de jeito, para se afirmarem como alternativas ao centrão roikiano.

Joaquim de Freitas disse...

Excelente, excelente, excelente ! Tudo dito e bem dito, Senhor Professor.

Cumprimentos

Freitas Pereira

Rui Miguel Ribeiro disse...

Obrigado Sr. Freitas Pereira! :-)