08 outubro, 2013

Calimero

CALIMERO

 
Quando era criança e só existiam dois canais de TV, ansiava pelas 17.00 quando abria a emissão da RTP1 com os poucos desenhos animados transmitidos na época. Adorava ver os Looney Tunes da Warner Brothers (Bugs Bunny, Daffy Duck, Porky Pig, etc) e detestava os desenhos desanimados (como eu lhes chamava) Checoslovacos, Polacos, Soviéticos, etc, que o comunista de serviço tentava impingir às crianças. Aliás, se era um mito que os Comunistas comiam crianças ao pequeno-almoço, era verdade que havia um comunista que tentava torturar as crianças ao lanche!

O Calimero original, personagem de um desenho animado com origem em Itália e no Japão.

Lembro isto porque havia um outro desenho animado, que não era oriundo do Bloco de Leste, que eu detestava: era o Calimero. O Calimero era um pintainho preto com meia casca de ovo permanentemente enfiada na cabeça e que estava sempre a chorar-se a lamentar-se com o que acontecia, e o que fazia e não fazia. Irritava-me.


Pois hoje lembrei-me dele. Foi a ver o Coelho (não o Bugs Bunny, mas o Passos) no Jornal da tarde da SIC. Pois o desgraçado lamentava-se que as medidas do seu governo não eram discutidas pelo seu conteúdo, mas pela apresentação e interpretação que delas faziam os economistas e comentadores e que tal podia criar “um choque de expectativas”.


Então o homem que nos acusava (aos Portugueses) de sermos “lamúrias” agora anda a lamuriar-se que os comentadores e os opositores não lhe fazem a vontadinha? E que tal tentar perceber, se conseguir, os motivos pelos quais a mensagem do governo passa pouco e mal?


Podemos começar pelo facto de este novo Calimero andar a mentir aos Portugueses desde 2010. Podemos continuar pelo facto de o seu governo fazer o mesmo desde 2011 (Gaspar, Portas, Pereira), ou a aldrabar os Portugueses (Relvas, Albuquerque, Machete). Prosseguimos constatando que o novo Calimero e o seu governo têm medo de enfrentar os Portugueses e não anuncia medidas. Não. Lança uns balões de ensaio, muitas vezes através de fontes ou de comentadores informados, depois faz uns desmentidos parciais, ou diz que são só estudos preliminares, de seguida anuncia algo de vago e equívoco, depois lança umas ameaças mais ou menos veladas sobre as alternativas, às vezes recua, mais tarde avança de novo. Estratégia de comunicação = 0 (zero).


É de facto uma estratégia (?) digna de um galináceo, mas dela resulta que os Portugueses não acreditam numa palavra do que Calimero e os seus ministros dizem. Nem uma. Até ao momento incontornável em que a verdade é revelada em letra de forma e em forma de lei.


Senhor Calimero, não adianta lamentar-se. As expectativas são as que resultam das suas palavras e dos seus actos desde 2010. As palavras são um chorrilho de mentiras, intercaladas com autênticas ofensas. Os actos são um golpear inclemente e constante dos Portugueses honestos e trabalhadores.


E achava eu que o Calimero original me irritava….
 

2 comentários:

Sergio Lira disse...

Este coelho é mesmo mais coelho do que pinto... e cheira a que se vai cumprir o seu destino ainda antes da próxima Páscoa... cheira a piras imolatórias dentro das hostes que o elegeram para boneco de engonços: está gasto, vai ser atirado à besta-fera Povo para que se entretenha e esqueça do resto...

Rui Miguel Ribeiro disse...

Sérgio, és um optimista. Na melhor das hipóteses ainda vai andar por lá mais uns 9 meses..