17 outubro, 2012

O Abutre

O ABUTRE

 

 
Dois abutres em acção. Uma cena cruamente familiar para os Portugueses.

 

O abutre é uma ave carnívora de grande porte, conhecida por ser fundamentalmente necrófaga, que também ataca algumas presas mais vulneráveis e indefesas


O dia de anteontem, consagrou o Sr. Gaspar como um abutre de grande calibre, embora com uma pequena nuance: vai matando as vítimas e vai-se alimentando delas, embora algumas ainda estejam vivas e muitas outras estejam moribundas.


O Sr. Gaspar tem passado os últimos dois anos a rapinar a economia portuguesa, os cidadãos portugueses (com preferência pela classe média, porventura mais tenra e vulnerável), as empresas, enfim, quase tudo o que mexe em Portugal. Digo quase tudo porque, tal como os outros abutres, as presas têm que ser indefesas


Anteontem, o Sr. Gaspar mostrou de forma clara que é um abutre, atirando-se com vigor implacável às vítimas moribundas, arrancando-lhes a carne com bicadas violentas, esvaziando-os da pouca vitalidade que lhes restava.


A Troika pede combate ao déficite com um ratio de 67% na despesa e 33% na receita e o Srs. Coelho e Gaspar respondem com um ratio de 19% (!!!) na despesa e de 81% (!!!!!) na receita.


Aumentam o IRS em cerca de 30%. Atacam os pensionistas e funcionários públicos, cortam menos despesa nas PPP do que aquilo que vão extorquir aos pensionistas. Taxam tudo, até os benditos concursos como o Totobola, ou Euromilhões. Desapareceram as résteas de pudor: é o saque total.


O abutre até parece ter perdido a pseudo-timidez e descrição e já desafia, afronta e bate o pé. O poder subiu-lhe à cabeça e levou-o ao desvario final.


Pior que tudo, é ver-se que esta receita falhou em 2010, foi um fracasso em 2011, um rotundo falhanço em 2012 e o Sr. Gaspar, na ausência de resultados, dobra a dose.


Ah! Há uma diferença entre os abutres comuns e este em particular: os abutres têm um olfacto muito desenvolvido e têm uma grande visão. Ao Abutre Gaspar não lhe cheira que isto está a dar para o torto e o Abutre Gaspar não vê nada à frente! Até onde pode ir a cegueira? Talvez quando as presas tiverem a coragem de enfrentar o predador necrófago e lhe derem caça.
 


Este não é careca, mas é mais abutre que muitos abutres.

4 comentários:

Sérgio Lira disse...

Correndo o risco de ser processado por difamação (quero que se lixe!) assino por baixo, Rui. Aqui há uns dias tinha colocado uma hiena no meu facebook, com a mesma ideia. Não sei qual dos dois animais será mais repugnante, mas qq um dos dois assenta que nem uma luva ao ministro das finanças - disse e repito: este chamado OE, se passar como está, será o fim do regime democrático, será o fim desta República. Será, também, o fim do CDS e de Paulo Portas. Será o fim de todos nós, enquanto pessoas com vidas minimamente decentes.

Estella disse...


Palpita-me que este ano a abertura para a caça será suspensa, caso contrário vai ser uma corrida ao COELHO!
Pena é que nos deixemos "comer" sem reacção. A analogia é infeliz, mas lembro-me dos judeus pacificamente a caminho dos campos de extermínio nazis, pensando que era uma solução temporária.
Neste caso, as formas de extermínio são como a tecnologia: vai refinando.
Até quando?


Rui Miguel Ribeiro disse...

Sérgio,
Acho que não será processado. Se fores, seremos os dois. Voltaremos a ser "colegas". Também tenho dificuldade em escolher entre hienas e abutres... Pareceu-me que o abutre tem uma conotação mais fortemente negativa no nosso imaginário.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Estella,
A grande diferença é que os Judeus não tinham alternativa: civis desarmados perante as SS resumia-se a escolher a forma de morrer. Nós, apesar de tudo, não estamos tão indefesos quanto eles. A nossa inércia, porém, é maior.