19 fevereiro, 2008

Mitrovica


MITROVICA


Mitrovica: a ponte sobre o rio Iber, fotografada do lado sérvio.


Estive em Mitrovica em 2004. Situada no Norte da província sérvia do Kosovo, a cidade reflecte a vertente mais dramática da realidade política, social e étnica do território: atravessada pelo rio Iber, que desempenha aqui o papel de Muro de Berlim, a margem direita abriga os resistentes do êxodo sérvio; na outra margem, residem os Albaneses.

No lado sérvio, o jeep do Exército Francês que transportava o chefe da delegação da Assembleia Parlamentar da NATO foi apedrejado por jovens sérvios, que associavam a NATO à curva descendente em que a sua existência tinha entrado. Então como hoje, a NATO e o Ocidente são apontados como fautores da inexorável derrapagem do Kosovo para a independência. Povoada por uma minoria étnica caída em desgraça nos corredores de poder internacionais, Mitrovica permanece como um símbolo das asneiras e incoerências do Ocidente na ex-Jugoslávia.

A Guerra do Kosovo em 1999, se levou ao colapso do regime de Milosevic, também promoveu a reabilitação dos guerrilheiros albaneses do UCK e à sua reconversão em partido político credível, apesar do seu historial de assassínio e perseguição de Sérvios e de outras etnias. A guerra que pretendia salvar os Albaneses, conduziu a uma efectiva limpeza étnica invertida que se traduziu no êxodo de 2/3 dos cerca de 300.000 Sérvios aí residentes.

Com os Sérvios reduzidos à expressão mais simples e confinados a enclaves isolados, especialmente no Norte, a independência é apresentada como fruto da vontade de 90% da população. Contudo, as perseguições aos Sérvios e o ódio entre as duas comunidades tornam a sua coexistência uma miragem. Não restará, por isso, aos habitantes de Mitrovica Norte grande alternativa a empacotar os seus haveres e rumar à Sérvia deixando para trás um Kosovo etnicamente “limpo”.

8 comentários:

freitas pereira disse...

Caro Senhor Rui Miguel Ribeiro

Estou de acordo com o seu comentário. Mas para mim , proclamar a independência não significa adquiri-la.
A ONU não estará disposta a continuar a gastar somas de dinheiro enormes e esta acção unilateral de Prístina é contraria ao direito internacional. Trata-se na realidade de proclamar a independência de um Estado falso a partir do território Servio.

Também é certo que os USA estão-se marimbando, porque o Kosovo situa-se na Europa e não representa um perigo estratégico excepto para os seus vizinhos. Acho que os comentários dos média em geral são muito injustos em relação a esta solução iníqua para com um Estado de direito que é a Sérvia.
E que acontecerá amanha na Bélgica, Pais Vasco, Catalunha, Escócia, Corcega e nas antigas republicas da União Soviética (o que justifica a posição da Rússia, além da solidariedade religiosa) ?
Claro que para os USA trata-se de obter um cantinho da Europa onde criar uma base de controlo das vias de acesso ao que resta do império russo (ex-URSS) e uma saída para o petróleo do Caucaso.
Aliás, é bizarro , que para festejar uma independência milhares de pessoas empunhem a bandeira de um pais estrangeiro, pais que é 200 vezes maior e 2000 vezes mais poderoso. E é a primeira vez que se vê um povo muçulmano manifestar tanto amor aos USA.

O Kosovo, sem economia viável e de regime clânico, veria muito bem uma imensa base militar US para lhe garantir recursos e criar a confusão à volta.

Quanto à França, é preciso saber que a marionete à cabeça do Estado é um grande amigo bushista e que o ministro Kouchner é o porta bandeira.
Estes indivíduos não têm nenhuma vontade política para a Europa, senão de impedir todo referendo libre sobre a constituição europeia.

Enfim, este salto no desconhecido, porque ninguém sabe como os Servios vão reagir , prova uma vez mais que os interesses estratégicos das grandes potências, por um lado, e as ambições territoriais e económicas de outros, estão na base de sobressaltos que tornam cada vez mais difícil a integração europeia e a criação de uma verdadeira política europeia.

Isto faz-me pensar na reacção de uns amigos que visitei em Glasgow no ano passado, e que me diziam “ Ah, dentro em pouco obteremos a nossa independência “! Perguntei : Mas porquê ? Não são já autónomos e livres ? Resposta : “ Sim, mas não sei se conhece a existência de todo este petróleo e gaz. aqui à volta da Escócia “ ! Compreendi!

Anónimo disse...

Ceio que esta pseudo independência do Kosovo, branqueada por vários países com grandes responsabilidades e dos quias eu esperava bom senso, ainda pode trazer grandes dissabores. Gostaria muito, que esses Estados, que titeralmente colaboraram num roubo, sofressem na pele o que ajudaram a fazer.É verdade que os Sérvios podem não ser nenhuns não santos,mas não é menos verdade, e isto é a minha opinião pessoal,que dos paísses que copunham a ex Juguslávia são os menos maus.
Como tal, só espero que o direito se reponha, a Sérvia consiga manter o que é seu por direito, e intervenções com este tipo de finlidade termine

Maria

freitas pereira disse...

O que me preocupava no meu comentário precedente recebeu rapidamente uma confirmação.

A Rússia declarou hoje que ela se reservava o direito de « utilizar a força » se a NATO ou a U.E desafiarem a ONU sobre o Kosovo e atribuiu a responsabilidade das violências em Belgrado aos países ocidentais.
“Se hoje a U.E adopta uma posição unida (sobre o reconhecimento do Kosovo) ou se a NATO ultrapassa o seu mandato no Kosovo, estas organizações vão desafiar a ONU e nos vamos então assumir o facto que devemos utilizar uma força brutal que se chama uma força armada, para que sejamos respeitados”, afirmou o representante da Rússia na NATO , Dmitri Rogozine .
Nos não duvidamos que proximamente bases militares da NATO serão estabelecidas no Kosovo.

Existem informações preocupantes, que devem ser verificadas, segundo as quais certos militares, responsáveis da NATO , questionam se se deve ou ano impedir os dirigentes da Sérvia de entrar no território do Kosovo.

Claro que os Kurdos e os Sérvios da Bosnia acompanham com muita atenção este precedente do Kosovo, porque consideram que não existe nenhuma razão que os impeçam de declarar também a independência.

Bonito trabalho dos USA nesta região dos Balcãs que foi a origem dos conflitos passados na Europa.

A caixa de Pandora !

Rui Miguel Ribeiro disse...

Caro Senhor Freitas Pereira:
Estou totalmente de acordo: a independência do Kosovo é uma miragem e o estado não tem viabilidade.É uma vergonha a que voltarei em breve.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Maria:
Dissabores é, realmente a única coisa que dali se pode esperar.
Eu também gosto dos Croatas e dos Eslovenos, mas já se foi longe demais na punição anti-sérvia.

Anónimo disse...

Esta cidade é um Bom/mau símbolo do que o Oeste fez no Kosovo e nos Balcãs. Ainda vem aí muito sofrimento...

Cristina

Alfredo disse...

Caro Sr. Rui Miguel Ribeiro,

Dentro de 2 semanas visitarei a Bosnia e a Servia, indo igualmente ao Kosovo.
No geral, descreveria o meu interesse como historico e politico, no que respeita a historia da ex-Jugoslavia, seu desmoronamento e desenvolvimentos subsequentes.

Deste modo, irei a algumas cidades e regioes onde o conflito foi mais "aceso", e/ou que, no passado e no presente, desempenham um papel importante, como Banja Luka, Sarajevo, Srebrenica, Mostar, Pristina e Mitrovica.

Ate este momento, nao consegui ainda descobrir uma pensao ou algo similar onde pernoitar em Mitrovica.

Como ja la esteve, gostaria de saber se me podera auxiliar, indicando-me locais que tenha conhecido onde se possa passar a noite.
Gostaria igualmente de saber se se dirigiu a Mitrovica de autocarro e, se sim, em que margem se situa a paragem.

Desde ja grato,
Alfredo Campos

Rui Miguel Ribeiro disse...

Caro Alfredo Campos

Lamento não poder ser-lhe útil, mas quando visitei a BiH e o Kosovo, fi-lo em viagem oficial no âmbito da Assembleia Parlamentar da NATO da qual era membro. Por isso, não tive de tratar de nenhuma logística de deslocações e estadia.

Também não pernoitei em Mitrovica, mas apenas em Pristina de onde nos deslocámos a Mitrovica. As deslocações eram feitas em viaturas com escolta militar. Imagino que se o autocarro partir de Pristina que deverá ficar na margem albanesa de Mitrovica. Atenção que a travessia de uma margem para a outra era condicionada.

Invejo-lhe a oportunidade que tem de realizar esta viagem e desejo que tudo lhe corra pelo melhor.