28 fevereiro, 2014

O Senhor Coluna

O SENHOR COLUNA


Apesar de hoje se comemorar o 110º aniversário do Sport Lisboa e Benfica, não é um motivo alegre o que motiva este post. Trata-se da partida de Mário Coluna.

Mário Coluna
in “Público” em www.publico.pt

Ao contrário do que sucedeu com Eusébio a quem ainda consegui ver jogar, nunca vi Mário Coluna jogar. “Conheci-o” pelo meu Pai que era um grande apreciador do Coluna. Não sendo ele Benfiquista (era Vitoriano, de Guimarães), era um admirador do grandioso Benfica da década de 60.

E dizia-me que o Eusébio era ímpar, o Germano era o baluarte da defesa, José Augusto e Simões as gazuas que abriam as defesas e Coluna, bem, Coluna era a trave mestra da equipa que girava à volta dele, quer no ataque, quer na manobra defensiva.

Essas histórias impressionavam-me e eu pensava como o nome Coluna era adequado a quem tinha função tão importante na equipa do Benfica e fui aprendendo a admirar o Coluna. Admiração que cresceu quando vi imagens de Coluna a marcar dois grandes golos em finais da Taça dos Campeões Europeus frente a Barcelona e Real Madrid e outras a capitanear a nossa fantástica selecção no Mundial de Inglaterra.

Mais tarde aprendi outras coisas. Aprendi que os jogadores mais novos o tratavam por Senhor Coluna, porque era mais velho e, mais importante, porque era mesmo um senhor, para além de ser um senhor jogador.

É triste perder duas referências basilares do Benfica e do desporto nacional. Duas coisas me confortam: se perdemos referências, é porque as tínhamos e nem toda a gente tem essa sorte; e, por outro lado, nunca as perdemos verdadeiramente, porque enquanto houver Benfica e futebol, Coluna nunca desaparecerá. E nesta altura estará lá em cima a dar uns toques na bola com o seu afilhado Eusébio.

Até sempre Senhor Coluna!




Cartaz de divulgação do jogo de homenagem a Coluna promovido pelo Benfica em 1970
in “MaisFutebol” em www.maisfutebol.iol.pt

Sem comentários: