22 agosto, 2011

Mais do Mesmo

MAIS DO MESMO


Neste mês de Agosto, esperava-se que o Governo apresentasse um blueprint dos famosos cortes de despesas prometidas na campanha eleitoral e repetidamente reiteradas durante o mês de Julho.

Quando o Ministro das Finanças, Vítor Gaspar, abriu a boca foi para.... anunciar um brutal aumento do IVA sobre a electricidade e o gás. A taxa do IVA quase TRIPLICOU de 6% para 23%!!! E como o sorvedouro estatal é imparável, a nova taxa entra em vigor já em Outubro deste ano.

O pretexto é o mesmo que levou o Governo a substituir o Pai Natal por um salteador: derrapagem nas contas públicas. Não sei qual é a razão da derrapagem, mas com a economia em contracção e com Passos & Gaspar a fugirem dos cortes na despesa, não é de espantar.

Seja como for, vai-se reforçando a ideia já antiga de muitos Portugueses: “São todos iguais! É mais do mesmo!”
Isto é brutal. Para além do custo exorbitante que tem na qualidade de vida (e na capacidade de sobrevivência) das pessoas e das famílias, é mais um golpe na credibilidade da Democracia Portuguesa.

O mais do mesmo é, neste caso, um sentimento bem merecido e, por isso mesmo, devastador.

É o mais do mesmo de fazer o mais fácil que é aumentar impostos, preços e taxas (em pouco mais de um mês já se regista aumentos de IRS, transportes públicos – até 25%!!!- e agora o IVA sobre produtos/serviços básicos).

É o mais do mesmo de poupar o sorvedouro público e penalizar ainda e sempre os cidadãos.

É o mais do mesmo de prometer uma coisa e fazer o seu contrário!

P.S. Pelo que disse o Professor Marcelo Rebelo de Sousa ontem na TVI, o Governo poderá estar a preparar-se para vançar com o projecto do TGV. A ser verdade, acentuar-se-á farsa política.

2 comentários:

Sérgio Lira disse...

Tristemente verdade... o Sr. Ministro das Finanças, sem o dizer claramente, lá foi dando a entender que o que se está a fazer este ano é a "tapar buracos"... O rombo no porão é tão grande, mas tão grande, tão grande, que está a ser (e continuará a ser) calafetado com cadáveres de portugueses - literalmente, vejam-se os cortes na saúde.

Uma perguntinha só: se a situação do país é de tal forma dramática que é preciso fazer os portugueses tiritar de frio este inverno, que é preciso fazer os portugueses morrer de hipertensão por não terem dinheiro para os medicamentos, que é preciso despedir professores dos ensinos básico e secundários, etc. etc. etc. porque é que as UNIVERSIDADES PÚBLICAS, que são um sorvedouro imenso de dinheiro dos contribuintes, continuam absolutamente imunes aos cortes??? quanto custa ao cidadão pagador de impostos cada um dos alunos da universidade pública que, tendo reprovado no ano passado, continua a pagar as a mesmíssimas propinas subsidiadas este ano??? que estuda num curso que produz resmas de inúteis (em termos de economia nacional, evidentemente - não é ofensa para ninguém) porque o mercado de trabalho está absolutamente saturado??? é razoável cortar na educação básica, obrigatória, fundamental, e não fazer nada no ensino superior???...

Alguém entende os ordenados principescos da nova administração da CGD? (e não me venham dizer que o total baixou 6k euros por mês, por que os valores per capita continuam a ser obscenos) ou outros equivalentes... Este governo está por um fio para cair na mais profunda descrença, para sair violentamente do "estado de graça", para ser julgado como mais um dos ataques de sífilis que regularmente nos assolam vindos do Terreiro do Paço. E esse ténue fio será quebrado com o anúncio da manutenção do malfadado TGV. Falta cerca de um mês.

Que Passos Coelho tenha um triste enterro político, sem um cão para verter uma lágrima... estou-me bem nas tintas. Mas nós todos não merecemos isto. IRRA, já só falta votar no PCP........

Sérgio Lira disse...

Hoje a coisa piorou substancialmente: após uma promessa de que "desta é que vai ser anunciado o corte nas despesas" lá veio mais um aumento de impostos. Vergonhoso, quase socrático.