19 abril, 2011

Os Verdadeiros Finlandeses

OS VERDADEIROS FINLANDESES
 


No passado Domingo, na TVI, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa manifestava a sua perplexidade, incompreensão e até repulsa relativamente aos Finlandeses. Tudo porque os Finlandeses acabavam de dar uma forte votação ao Partido True Finns (Verdadeiros Finlandeses), que Marcelo reputa de nacionalista (porque tem uma visão soberanista sobre a Finlândia e é eurocéptico) e xenófobo (porque é contra a imigração). Esta votação, num país com elevadíssimos índices educativos e sócio-culturais é incompreensível para Marcelo Rebelo de Sousa.

Eu não partilho da perplexidade, nem da repulsa. O que me causa perplexidade é que o Professor Marcelo não repudie que o facto de uma amálgama de partidos totalitários de origens stalinistas, trotskistas, maoístas, encabeçados pelo PCP e pelo BE, obter votações conjuntas na ordem dos 20% em Portugal.
Regressando à Finlândia. Qual é o problema de votar num partido nacionalista? Não podem os Finlandeses escolher um partido que acham que defenderá de forma mais firme o interesse nacional da Finlândia? É uma vergonha, na hora do voto, pôr o seu país à frente de outras considerações? A resposta às 3 perguntas é, respectivamente: nenhum; sim; e não.

O nacionalismo não tem que revestir a forma extremada, totalitária, militarista e agressiva da década de 1930. Bem pior do que o nacionalismo é a tentativa de impor o pensamento único da supra-nacionalidade

Relativamente à imigração, há que distinguir duas situações: uma, é perseguir, discriminar, prejudicar ilegitimamente os imigrantes que residem num país e nele se integram legalmente e que contribuem honestamente para o bem-estar colectivo. É inaceitável. Outra, bem diferente, é não querer mais imigrantes, ou pretender diminuir o seu fluxo. Parece-me que tal opção cabe no poder soberano dos Estados e não prejudica ilegitimamente ninguém. Cada um recebe em sua casa quem quer e quem pode.

É evidente que as eleições na Finlândia suscitaram um interesse inusitado em Portugal por causa das negociações do pacote de financiamento para Portugal. Mesmo aí, parece-me natural que haja Finlandeses que torçam o nariz a financiar os países falidos da Europa, quando a sua gestão das finanças públicas é competente. Exactamente do mesmo modo que me pareceu desajustado Portugal estar a contribuir para o bailout da Grécia e da Irlanda quando já estava com a corda no pescoço.

Aliás, considerando a tendência algo agiotária dos empréstimos europeus, se Helsínquia fizesse descarrilar o apoio europeu, talvez Lisboa se saísse melhor só com financiamento do FMI.

Comparativo dos resultados eleitorais na Finlândia em 2007 e 2011.



Voltando à Finlândia, os resultados dos Verdadeiros Finlandeses (3º lugar com 19% dos votos e 39 deputados), é mais uma demonstração da gradual falência das propostas e políticas dos partidos do mainstream, cada vez mais percepcionados como sendo iguais. Então quando esses partidos substituem a alternância pela partilha do poder (como alguns querem fazer em Portugal), está definitivamente aberto o caminho do sucesso eleitoral a partidos realmente alternativos. Parece que os (verdadeiros) Finlandeses se estão a saturar do rumo que a coisa pública vem levando.

10 comentários:

Alberto Martins disse...

Os Demonífugos

Caro professor de que terão medo a classe política e os comentadores?
Se sentem tão inquietos, porque mentem, porque omitem, porque ludibriam, porque se governam, vamos lá porque furtam.
Se amassem a verdade não gostavam de ser enganados, aproveitem a réstia de luz antes que sejam apanhados pelas trevas.

PS. Será proibido virar à direita?

Cláudia disse...

A este post e ao seguinte:
Pois! Perguntei ao meu velho tlm nokia se ele é um 'verdadeiro finlandês' e ele está para ali amuado, suspeito que com medo de ser repatriado. Também pensei em perguntar ao meu velho automóvel se é Mercedes (eu sou distraída com essas coisas), mas bastou-me espreitar para a garagem para perceber que não.... quero eu dizer que esta coisa das interdependências tem muitas faces e talvez não seja de tocar os sinos ao nacionalismo velho antes de nós, europeus, medirmos as consequências que isso possa comportar... Por cá, vale a pena pensarmos em exportar outras coisas que não galinhos de barcelos... quem sabe receitas para a crise, quando o cerco dos juros estiver já a rumar a Norte e a apertar o coração da Europa (afinal os poetas - a palavra é mais bonita que 'pigs' - somos nós os do sul, não é assim?).

Eduardo disse...

Pena que não haja em Portugal "Verdadeiros Portugueses", porque se os houvesse nunca teríamos chegado a este nível de dívida.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Alberto,

Claro que não é roibido virar à direita, mas tal não interessa àqueles que prosperam no pântano dos interesses instalados.

Já há muito que defendo que a defesa desesperada do consenso artificial e interesseiro e do pensamento único, poderá levar à derrocada de boa parte do dito projecto europeu.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Eu estou ciente das interdependências e não quero (nem posso) acabar com elas. Infelizmente, Portugal e mais dependente e menos inter!!!

Não obstante, também acho importante que os países mantenham as suas identidades próprias e que saibam defender os seus interesses próprios, mesmo que à revelia da maioria dos outros.


Post scriptm: O Shakspeare não deve ter gostado muito da tua nota final e imagino que o teu carro te tenha respondido, em Sueco, que esá contente por estar de fora das trapalhadas do euro!

Rui Miguel Ribeiro disse...

Eduardo,

Assim é. Portugueses com sentido de Estado e de serviço público, conscientes deque são meros representantes do povo soberano!

Anónimo disse...

Hey Thеre. I found your blog using msn. This is a really well written аrticle.

Ι will be ѕure to bookmark it anԁ return to reaԁ more of youг useful informatiοn.
Thankѕ fоr the post. I'll certainly comeback.
Have a look at my blog :: v2 cigs reviews

Anónimo disse...

Hey Thеre. I found your blog using msn. This is a really well written аrticle.

Ι will be ѕure to bookmark it anԁ return to reaԁ more of youг useful informatiοn.
Thankѕ fоr the post. I'll certainly comeback.

Anónimo disse...

Heуa i'm for the first time here. I came across this board and I find It truly useful & it helped me out a lot. I hope to give something back and aid others like you helped me.

Also visit my site; visit this link

Anónimo disse...

I'm really impressed with your writing skills as well as with the layout on your weblog. Is this a paid theme or did you modify it yourself? Either way keep up the nice quality writing, it'ѕ rare to ѕеe а nicе blog lіke this one
nowadays.

Looκ intο my pаge ... V2 Cigs reviews
my website :: http://ra.km.ua/index.php?do=/profile-2123/info