11 junho, 2010

Campeonato do Mundo África do Sul 2010

CAMPEONATO DO MUNDO ÁFRICA DO SUL 2010

Começa hoje o Campeonato do Mundo de 2010 na África do Sul. Um mês de futebol, 64 jogos, muita expectativa, emoção e, espera-se futebol. Deixo aqui uma breve análise e alguns palpites. Bom Campeonato!

Favoritos: Penso que há um lote de 7 equipas que podem aspirar a ocupar um dos 4 lugares de honra: Itália, Inglaterra, Argentina, Espanha, Holanda, Brasil e Alemanha.
A Itália é a Campeã em título, tem tradição vencedora, é uma equipa rigorosa e eficaz, tem um grande treinador (Marcelo Lippi) e alguns jogadores de topo, com destaque para Andrea Pirlo. Em relação a 2006 falta-lhe o génio de Del Piero e de Totti.
A Inglaterra tem uma grande equipa e um grande treinador (Fabio Capello) e é uma equipa completa: boa defesa, grande meio campo e um bom ataque, assente em três jogadores excepcionais: Steven Gerrard, Franck Lampard e Wayne Rooney. Falta-lhe David Beckham, Rio Ferdinand e Theo Walcott.
A Argentina tem uma equipa com ataque brilhante e jogadores geniais (Messi, Di Maria, Tevez, Higuain) que podem resolver jogos e até demolir adversários, mas tem uma defesa frágil e um treinador fraco. Tanto pode levar tudo à frente, como cair frente a uma Itália. Falta-lhe Saviola, Aimar, Lucho González, Cambiasso e Lisandro.
A Espanha tem uma equipa experiente, equilibrada, com um bom treinador. Sólida a defender e com Fabregas, Torres, Villa e David Silva para criar e marcar. Tem contra si a história que demonstra grande fragilidade mundialista.
A Holanda tem um naipe de grandes jogadores que brilharam no Europeu 2008 e que podem atingir o estrelato este ano. Têm jogadores fabulodos no meio campo e ataque: Van Persie, Robben, Van der Vaart, Sneijder, Kuyt. Se souberem defender… Falta-lhe Van Nistelrooy.
O Brasil é candidato por inerência e porque tem Kaká, Luís Fabiano, Robinho, Elano, bons defesas e grande guarda-redes. O treinador é fraco e a equipa não empolga. Falta-lhe Ronaldinho e Diego.
A Alemanha é candidata pela tradição, pela solidez e pela capacidade competitiva. Deve sentir bastante a falta de Michael Ballack e precisará de Klose, Podolski, Mueller e Schweinsteiger ao mais alto nível.

Outsiders: Portugal, Uruguai, México, Sérvia e França.
Selecções com nome e tradição (umas mais do que outras), mas que não me parecem ter a qualidade necessária para irem às meias-finais. Possivelmente, duas ou três delas poderão chegar aos quartos de final, mas não mais do que isso. A França tem um mau treinador e é uma equipa com pouco jogo e sem chama. O Uruguai não tem o génio para fazer a diferença e o México e a Sérvia correm contra a história e tradição, que não jogam mas também contam.

Portugal: Francamente não acredito na Selecção Nacional, que me parece bem inferior às de 2000, 2004 e 2006. Tem um mau treinador, que fez uma má qualificação e uma convocatória sofrível com vários jogadores fracos e/ou em má forma. A imbecilidade da justificação dada para não convocar Quim (“tem presente mas não tem futuro”) quando o Mundial é o presente, e a arrogância malcriada perante os adeptos, dizem muito sobre o treinador português. Não vejo Portugal a ir mais longe do que os oitavos de final.

Palpites: Meias-Finais: Inglaterra – Holanda e Itália - Argentina. A Inglaterra ganha o Campeonato do Mundo.

Sem comentários: