13 novembro, 2008

Os Ovos e a Educação

OS OVOS E A EDUCAÇÃO

 
Não sei se foram os 1000 alunos e a chuva de ovos que levou em Fafe, ou se foi a mega-manifestação de 120.000 professores que levaram a Ministra da Educação a fazer um arremedo de acto de contrição no Parlamento. Seja o que for, a Ministra esteve, outra vez, mal.

Maria de Lurdes Rodrigues pede desculpa por estar a desmotivar, frustrar e zangar a classe docente, mas acrescenta que tal é necessário porque é para o bem dos alunos e da educação. É extraordinário. A Ministra sacrifica os professores no altar do valor supremo da educação, como se esta pudesse existir sem aqueles. Depois de banir as reprovações, só faltava instituir o ensino sem os professores.

Vendo bem, os alunos de Fafe desperdiçaram os seus ovos numa senhora que, afinal, já faz omeletes sem eles (os ovos).

1 comentário:

Ricardo Lima disse...

Tendo eu vivido toda essa pasmaceira em que a educação se torno no ano passado, 12º ano e portanto o mais afectado, não posso deixar de ficar espantado com a resistência dessa senhora em ainda não ter entrado em trombose politica. Desde arrasar uma geração inteira de alunos com esperança de obter uma media para a faculdade no inicio do seu ano lectivo com a noticia de que iriam ter que realizar exames com a matéria do secundário, até vir dizer passado uns meses que ainda não havia certezas, recuado mais umas vez e por fim, talvez por pressão, talvez por um espasmo de consciência da ministra, só nos debatemos com a matéria do ultimo ano, não claro sem nos depararmos com matérias que nem nos programas se encontravam.
Foi frustrante perder um ano essencial para o meu futuro profissional em greves, ou dos alunos, ou dos professores, em atrasos nas matrizes, em suportar o desabafo diário da classe docente na própria sala de aula. Felizmente consegui chegar ao ensino superior. Mas quantos não entraram e que, se tivesse tido um ano estável, conseguiriam aquele numero decimal que os barrou à porta da Universidade ?

É triste, é Portugal.