07 agosto, 2008

Berlim/1936, Moscovo/1980, Beijing/2008

BERLIM/1936

MOSCOVO/1980

BEIJING/2008

Pela 3ª vez em 112 anos de Olimpíadas modernas, o Comité Olímpico Internacional (COI), atribuiu a organização dos Jogos Olímpicos a um estado totalitário:

1- Berlim/1936 – Alemanha Nazi
2- Moscovo/1980 – União Soviética Comunista
3- Beijing/2008 – China Maoísta-Capitalista

O COI, hipocritamente, manifesta algumas preocupações com os Direitos Humanos, a Liberdade e a poluição, como se em 2001, quando os Jogos foram atribuídos, as duas primeiras não estivessem já ausentes e a última bem presente.

Embora tal não tivesse nada a ver com os Jogos Olímpicos, resta ter esperança que, tal como o III Reich (9 anos) e a URSS (11 anos), a República Popular da China não perdure muito tempo para além dos seus próprios Jogos. Se houvesse uma sequência aritmética, o prazo de validade da RPC seria de 13 anos, ou seja, em 2021, bye bye Red China. Até lá, fica esta imaginativa mas altamente significativa adaptação do logo dos Jogos de Beijing/2008.

2 comentários:

ziza disse...

Oi Prof. Rui, estou colaborando para uma revista de petróleo e queria lhe entrevistar. Enviar ao senhor um e-mail. Seria possível conversarmos? Obrigada. Sds. Patrisia

Anónimo disse...

Caro Professor,
Seria óptimo que o Mundo não tivesse de esperar pela aritmética apresentada. O Poder continua a poder e para muitos, especialmente aqueles que colocam os interesses comerciais acima de tudo, será sempre preferível sublinhar a excelente e espetacular organização das olimpíadas em vez de salientarem a intolerável e contínua violação dos Direitos Humanos naquele país.
E mais intolerável ainda é o papel da comunidade internacional que se mantem impávida e serena.
Será que estes jogos servirão para a China dar o primeiro grande passo em direcção a um novo rumo? Gostaria que assim fosse, mas muito sinceramente, ainda não consigo acreditar. Talvez porque a validade da RPC esteja muito para além de 2021.
Cumprimentos,
Nuno Oliveira