18 junho, 2008

Campeonato da Europa/2008 - 4

CAMPEONATO DA EUROPA/2008 - 4

8 AO SPRINT – Análise & Previsões

 

Holanda, Espanha e Croácia conseguiram a proeza de fazer o pleno de três vitórias. Portugal ganhou o Grupo A. A Itália e a Alemanha estão na corrida com todas as hipóteses. Rússia e Turquia são os outsiders.


DESTAQUES POSITIVOS:
Holanda: Três jogos, 3 vitórias, 9 pontos, 9-1 em golos, isto no Grupo mais difícil do Europeu. Simply the Best da fase de grupos!

Itália: Tipicamente, ressurgiu das cinzas do desaire com a Holanda, para terminar em grande a fase de grupos com uma importante e saborosa vitória sobre a França. Vitória que só não foi estrondosa pelo azar que persegue Luca Toni. Seja como for, a Squadra Azzurra regressou à 1ª linha dos favoritos.
Andrea Pirlo: O Regista italiano é nº 8, é nº 10, é nº 6, assiste, marca golo, dirige o tempo e o modo de jogo da Itália. Um jogador superior e sem quebras nos grandes momentos. Michael Ballack: É do capitão da Alemanha o melhor golo da 3ª jornada. Um autêntico míssil terra-ar de alta precisão. Van Persie: A referência atacante da Laranja B. Belo jogo, coroado com mais um grande golo. Os Eleitos: Reduzidos a metade, com diferentes graus de mérito, este é o pelotão que vai iniciar o sprint rumo ao Prater em Viena e ao título europeu de 2008.


DESTAQUES NEGATIVOS:
França: A equipa muito titulada na última década chegou ao fim da linha. Velha e gasta em vários sectores e actores, faltou-lhe o dinamismo e a capacidade para se opor aos adversários do Grupo da Morte. Mesmo assim, 1 ponto e golo em 3 jogos são uma performance fraquíssima para uma selecção com o prestígio da francesa.

Domenech: Um flop total. Mais uma vez confesso que me diverte escrever isto, mas perante esta criatura arrogante, malcriada, petulante e inconveniente, puder adicionar os adjectivos inepto e incompetente, sabe bem. A forma como montou a equipa contra a Itália foi o fiasco final.

Grécia: Detentora do título. 0 (ZERO) pontos.

Roménia: Se o Itália-França tivesse acabado empatado, a Roménia poderia ter-se qualificado com 3 empates e 3 pontos, mas isso é uma improbabilidade estatística que não se materializou. À Roménia estava destinado o papel de figurante do Grupo C. No último jogo, quando uma vitória eliminava Itália e França, não foi capaz de jogar para mais do que o empate. Acabou em 3º e não merecia mais.

Rep. Checa: Os 15 minutos finais em que passou de 2-0 para 2-3 foram o cúmulo da incompetência por parte de uma das equipas mais experientes em prova. Foi mau de mais para uma equipa que era suposto estar na 2ª fase.

Lahm
3-
Heitinga
4- Panucci
5- Pranjic
6- De Rossi
7-
Van Persie
8-
Ballack
9- Nihat
10- Andrea Pirlo
11- Zirkov

12- Buffon
13- Zambrotta
14- Chivu
15- Ashavin
16- Yakin
17- Klasnic
18-
Huntelaar

Polónia: Atitude defensiva e dominada por parte de uma equipa que precisava de ganhar, eis algo que só pode ter duas explicações: incapacidade ou cobardia. Em qualquer caso, não é nada lisonjeiro.

Mário Gomez: Pode ter realizado um bom Campeonato na Alemanha, mas no Europeu tem sido um marreta: os golos falhados contra a Áustria e a Polónia são de bradar aos céus. Não fez mais nada que compensasse.

Peter Cehc: Grande frango a abrir a porta de saída do Euro/2008 para a Rep. Checa. Foi muito mau.

Klaus Konrad. Depois de Tom Henning Ovrebo, tivemos um árbitro austríaco de jeito apalhaçado que fez uma arbitragem espalhafatosa e miserável no Portugal – Suíça. Portugal jogou mal, mas o Sr. Konrad foi o pior em campo e conseguiu mostrar que ainda é pior do que a selecção da Áustria. O Espanhol que arbitrou o Áustria-Alemanha também foi muito fraco: dois penalties ignorados e o número da expulsão de ambos os treinadores foram lamentáveis.

EQUIPA DA 3ª JORNADA:

1- Boruc
2-


PREVISÕES:

As minhas previsões da 1ª fase não foram famosos: acertei em 5 dos 8 apurados. A Rep. Checa com aqueles 15 min. Catastróficos contra a Turquia foi a primeira a deixar-me ficar mal. A Suécia, impotente perante a Rússia foi a última. Pelo meio, a Polónia mostrou que não tinha estofo para tal cometimento.

Mesmo assim, aqui ficam as previsões para as meias-finais:

ALEMANHA– CROÁCIA

HOLANDA - ITÁLIA

2 comentários:

Anónimo disse...

Howdy

It is my first time here. I just wanted to say hi!

Anónimo disse...

Thanks for spreading the word about this.