10 maio, 2014

A Crimeia é da Rússia


A CRIMEIA É DA RÚSSIA


A Crimeia é da Rússia. Não se trata de um juízo de valor. Trata-se de um fait accompli. Aliás, já o é há dois meses, mas lendo notícias, análises e comentários, parece haver gente que ainda não o tinha entendido.

Vladimir Putin e veteranos russos da II Guerra Mundial levam flores para o Memorial dos Heróicos Defensores de Sebastopol.



A parada militar do dia 9 de Maio presidida por Vladimir Putin foi uma espécie de consagração pública, simbólica, festiva e in situ de um facto há muito consumado.


A simbologia está relacionada com a data. A 9 de Maio de 1945 o III Reich rendeu-se à URSS. Desde essa data, a URSS (e desde 1992 a Rússia) celebra a vitória sobre a Alemanha na II Guerra Mundial. Esse dia foi sempre marcado por festejos e paradas militares.


Por outro lado, a Crimeia foi palco de tremendos combates entre a URSS e a Alemanha em 1941/42, destacando-se o longo cerco a Sebastopol que resistiu 8 meses à Wehrmacht. Por isto, faz sentido a celebração ter ocorrido precisamente em Sebastopol.


Tal como o Exército Vermelho libertou a Crimeia dos Alemães precisamente há 70 anos, o Exército Russo a marchar pelas ruas de Sebastopol simboliza o retorno (libertação) da Crimeia à Mãe Rússia.


De forma mais subtil, dado que Moscovo tem acusado o golpe que derrubou Yanukovych e o novo poder que lhe sucedeu em Kiev de estar infiltrado de e influenciado por fascistas e anti-semitas, a celebração da vitória sobre o Nazismo na Crimeia tem um certo requinte florentino.


The million Dollar question é saber o que pensavam os cidadãos de Donetsk, Kharkov, Luhnask, Dniepropetrovsk, Mariupol e Odessa, enquanto assistiam aos triunfos da Rússia do passado e do presente. Aí poderá estar a chave do futuro próximo.



Sem comentários: