11 julho, 2006

Campeonato do Mundo 2006 - 19: The Best

CAMPEONATO DO MUNDO ALEMANHA 2006
19- THE BEST

Hoje apresento a minha selecção do Mundial Alemanha/2006, designada por A, mais duas alternativas, B e C. Poderão ter um ou outro desequilíbrio táctico, mas nem sempre os 11, 22, ou 33 melhores permitem gerar equipas totalmente equilibradas. Tentei, portanto, seleccionar os melhores jogadores, respeitando a necessidade de haver guarda-redes, defesas, médios e avançados em proporções razoáveis. Devo dizer que, ao contrário da FIFA, não me cingi aos semi-finalistas, pelo que além de jogadores de Itália, França, Alemanha e Portugal, também os há de Inglaterra, Argentina e Holanda.
Mas antes, vamos aos melhores jogadores. é uma tarefa difícil e eu tentei facilitá-la duplicando as Bolas de Ouro e de Bronze. Confesso que não consegui decidir entre Pirlo e Cannavaro; se tal não me fosse de todo permitido, talvez me inclinasse para Pirlo, mas como não era o caso, premiei: o rigor e inteligência táctica de Pirlo, a sua capacidade de gestão do jogo e da bola, a qualidade de passe, assistência e remate, o perigo dos seus livres e cantos; e a espantosa segurança defensiva de Fabio Cannavaro, que nem se resentiu da ausência do seu parceiro natural, Alessandro Nesta, e a quem não recordo um único erro comprometedor em 7 jogos exigentes, varrendo, destruindo, iniciando jogadas de ataque, comandando o sector defensivo, parecendo omnipresente na zona da área italiana.

A Bola de Prata a Miroslav Klose é, antes de mais, o reconhecimento a quem melhor cumpriu, e não foram muitos, o principal objectivo do futebol: marcar golos. Foram só 5, mas ninguém fez melhor. E revelou-se um avançado mais completo do que no Mundial/2002: além do bom jogo de cabeça, marcou a maior parte dos golos com os pés, assistiu, segurou a bola, participou na construção das jogadas de ataque, esteve muito mais em jogo.

A Bola de Bronze para Buffon é o reconhecimento pelo melhor dos que desempenham a mais específica e difícil função no futebol: a de guarda-redes. Embora protegido por uma grande defesa, Buffon esteve impecável em todos os aspectos do jogo; aliás praticamente imbatível - apenas sofreu 2 golos, um auto-golo e outro de penalty. Gianluigi Buffon é o melhor, sucedendo a Oliver Kahn. A Bola de Bronze de Zidane resulta de uma segunda metade de campeonato de grande nível, na qual foi o motor e o cérebro da ressurreição da França (embora também possa haver quem diga que no final foi o seu coveiro). De qualquer forma, ressurgiu a sua qualidade de gerir, pensar e executar o jogo, coordenando todas as acções ofensivas da França, distribuindo, assistindo, marcando golos, dinamizando uma equipa moribunda, epecialmente nos jogos com a Espanha e o Brasil.


OS MELHORES JOGADORES DO MUNDIAL 2006

OURO:

ANDREA PIRLO E CANNAVARO
PRATA:

2- KLOSE
BRONZE:

3- BUFFON E ZIDANE


SELECÇÕES DO MUNDIAL 2006

A

1- BUFFON


2- ZAMBROTTA

3- RICARDO CARVALHO

4- CANNAVARO

5- PHILIPP LAHM

6- ANDREA PIRLO

7- MANICHE

8- GERRARD

9- KLOSE

10- ZIDANE

11- MAXI RODRIGUEZ


B

1- VAN DER SAAR

2- MIGUEL

3- THURAM


4- JOHN TERRY


5- ASHLEY COLE


6- GATTUSO
 

7- FIGO

8- VIEIRA

9- PODOLSKI

10- BALLACK


11- JOE COLE


C

1- RICARDO


2- SORIN

3- MATTERAZZI

4- FERNANDO MEIRA


5- FABIO GROSSO


6- FRINGS

7- VAN PERSIE


8- HENRY

9- LUCA TONI


10- CRISTIANO RONALDO

11- ROBBEN

2 comentários:

Diogo Mendes Silva disse...

Ainda o mundial?

João Figueiredo disse...

O Mundial terminou e é hora de fazer o balanço. Mais uma vez, ficou provado que, cada vez mais, o futebol está a perder qualidade e as equipas. As formações apostam na contenção, na procura do erro adversário e evitando não fazer erros. Isso leva à falta de jogos com emoção (não falando dos jogos de Portugal, porque esses o têm por sermos portugueses), de futebol um pouco mais de ataque, mais espectáculo. O único jogo deste Mundial que teve essas características foi o Inglaterra vs Suécia. De resto... O senhor Battler, junto com a UEFA (já que é na Europa que jogam a maioria dos jogadores que foram e que costumam ir aos Mundiais) devem reflectir muito bem sobre esta situação. Aligeirar os calendários seria, talvez uma opção, digo eu! Para que jogadores como Ronaldinho, Lampard, Deco, entre outros, que são grandes jogadores e não têm nada a provar, cheguem a estes palcos frescos para espalharem a sua magia.
Parabéns à Itália, que foi a equipa que mesnos errou, que foi mais consistente ao longo do Mundial.

PS: à hora que estou a escrever, já está confirmada a permanência de Scolari. A palhaça vai continuar... Agora vai voltar às suas férias, tem dois anos. Já que não penso que ele vá ver algum jogo de futebol, pelo menos em Portugal. Estou muito curioso para ver que equipa ele vai construir depois das saídas do Pauleta e do Figo.

PS: nestes últimos tempos têm surgido ecos da possível saída de Manuel Fernandes do Benfica. Como é que isso é possível? Um jogador com 20 anos, talentoso, com uma margem de progressão muito grande, que pode sair, hoje, por 15 milhões, mas, daqui a um ou dois anos, por 20 ou 25 milhões. Como é isso possível? Têm excesso de jogadores para o meio campo? Que se vá o Beto...