14 junho, 2014

The Flying Dutchman


THE FLYING DUTCHMAN

 


Robin Van Persie voa para marcar o 1º golo à Espanha.

 

Eis um momento de génio e beleza no futebol: o passe fantástico de Daly Blind seguido do voo de Robbin Van Persie para cabecear em chapéu sobre o infeliz Casillas. É um daqueles momentos que fica na História do Futebol.

 


Bola no fundo da baliza. Os defesas estão batidos, o guarda-redes impotente e inerte e o lance de génio Van Persie está consumado.

 

Ontem o jogo fez-me feliz. Confesso que me deu um grande gozo! Uma das minhas selecções favoritas esmagou uma das que não gosto, mas mais do que isso, a Holanda fez um jogo esplêndido, especialmente na 2ª parte. Segurou a sua baliza, na medida do possível, anulou a maioria das peças espanholas e desferiu golpes sucessivos sobre o adversário: rapidez, destreza, precisão e golo; outra vez: rapidez, destreza, precisão e golo. E ainda outra e outra vez e mais uma vez.
 


Robben “parte” Piqué.

 


…..e remata para o 2º golo da Holanda.

 

A Laranjada Ro-Ro (Robbie & Robben) marcou 4 (quatro golos), esteve muito perto de marcar mais e desbaratou por completo a defesa espanhola. Arjen Robben fez sucessivas maldades sobre Piqué e Sérgio Ramos e pôs Casillas a gatinhar desesperadamente atrás dele; no fim, nada mais puderam fazer que vê-lo a marcar duas vezes.
 
Além da goleada histórica da Holanda, ficou a vitória da táctica de Van Gaal e de um futebol mais bonito e objectivo, sobre a sensaboria de um tiki taka remendado.
 
Citando Jorge Jesus, elevada nota artística, grande eficácia, ganda vitória!!!

 

 

O trio maravilha Van Persie – Robben – Snijder, os exulatantes Holandeses e o derrotado Casillas.

 
A Holanda ainda não está qualificada e não passou a ser a grande favorita e a Espanha ainda está longe de eliminada; isso é com o Chile. Mas os momentos inolvidáveis do Holanda, 5 – Espanha, 1 já ninguém nos tira.
 

 

 

Nota: Antes de vermos o lado bonito do futebol, vimos o lado negro e sujo no jogo inaugural. Os empurrões dados ao Brasil no jogo inaugural não surpreenderam. Nem os empurrões em si, nem o facto de o Brasil ter precisado deles. Não foi a primeira vez e não será a última. Confesso que não pensei que fossem tão flagrantes e descarados. O branqueamento que o porta-voz da FIFA fez do que se passou indica que foram sancionados e que provavelmente se repetirão. Vale a pena as outras selecções entrarem em campo contra o Brasil neste Mundial?

Sem comentários: