28 junho, 2014

Teoria da Conspiração


TEORIA DA CONSPIRAÇÃO





Não sou apologista de teorias da conspiração. Tal não significa que algumas não possam ter fundamento, mas francamente, defender que a ida à lua é uma criação de Hollywood, acreditar que foi a CIA quem arrasou as torres do World Trade Centre, insistir que o Holocausto não existiu, ou especular que foi um marciano quem abateu John Kennedy, não é para mim.


Também não nego que existem coincidências, mas também sou céptico em relação a muitas pseudo-coincidências, chamemos-lhes coincidências convenientes.


Vem este intróito a propósito de um curioso encontro que teve lugar pouco antes da invasão e conquista de boa parte do Iraque pelo ISIS.


Onde?

Sochi, Rússia, onde se realizaram os Jogos Olímpicos de Inverno 2014.


Quando?

3 de Junho 2014.


Quem?

Vladimir Putin, Presidente da Rússia, Saud Al Faisal, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita e Sergei Lavrov Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia.


O quê?

Oficialmente, discutiram a situação na Síria e explorado vias para um eventual acordo de partilha de poder entre Damasco e os rebeldes sírios.


Coincidência 1

A reunião antecedeu em poucos dias o despoletar da ofensiva do ISIS no Iraque.


Coincidência 2

O preço do barril de petróleo atingiu os US$ 113.64 em 23 de Junho, o máximo de 2014. A Arábia Saudita e a Rússia são os dois maiores exportadores de petróleo do mundo.


Porquê?

Ganhos bilaterais.


Ganhos Sauditas

Desestabilizar e minar o Governo xiita de Maliki em Bagdad.

Acrescentar o Iraque à Síria na lista de crises para o Irão resolver e logo nos dois principais aliados de Teerão.


Ganhos Russos

Criar uma nova crise no Médio oriente com provável envolvimento dos Estados Unidos (o que já aconteceu), criando novas dificuldades a Washington e desviando a sua atenção de assuntos de maior interesse para Moscovo como a Ucrânia.


Ganhos Comuns

Sendo a Arábia Saudita o maior exportador de petróleo do mundo e a Rússia o 2º maior, o preço do crude em ascensão é um simpático complemento dos eventuais dividendos geopolíticos.


Como dizem os Italianos, se non è vero, è bem trovato!

C:\Users\User\Desktop\Brent Oil $$$.svg


3 comentários:

luis cirilo disse...

É uma teoria perfeitamente plausível. E um daqueles casos em que o crime compensa.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Olá Luís!

Exactamente.

sérgio lira disse...

Pois eu, Rui, gosto bastante de teorias da conspiração - mas das boas (isso do alien a matar quem quer que seja nem a teoria chega, quanto mais da conspiração!).

Por exemplo: os inexplicáveis do 11 de Setembro (vá, eu disse "inexplicáveis", não aceitei nenhuma teoria) deveriam deixar todos, no mínimo, curiosos - porque nem o mais ingénuo dos pró-americanos - se com dois dedos de testa - acredita na lorota contada...

Já no caso que apontas, a "coincidência" é tanta que seria preciso ser ainda mais ingénuo para acreditar que o Putin foi desfolhando uma "victa sanctorum" (ou o último número da Maria, que é quase a mesma coisa) para gáudio e ilustração dos seus interlocutores ;)