28 junho, 2006

Campeonato do Mundo 2006 - 12: Balanço dos Oitavos de Final & Previsões para os Quartos de Final

CAMPEONATO DO MUNDO ALEMANHA/2006

12- BALANÇO DOS OITAVOS DE FINAL &

 PREVISÕES PARA OS QUARTOS DE FINAL


Começo este post com um auto-elogio. É certo que ainda não marquei um único golo, não defendi nenhum penalty, não vi sequer um cartão vermelho, nem apareci na televisão global com um qualquer outfit amalucado em tons de vermelho e verde. No entanto, acertei em 13 dos 16 qualificados da 1ª fase e, agora, acertei em 7 dos 8 apurados para os quartos de final. 88%! Tenho de confessar que o meu erro me deixou feliz, porque eu previ a qualificação da Holanda….



 

Alemanha: Foi a equipa mais convincente dos oitavos de final. A defesa não é brilhante, mas parece mais consistente e o meio campo e ataque são demolidores: força, velocidade, qualidade de passe e de remate, bom aproveitamento das oportunidades e… joga em casa.

 
França: Afinal ainda existe. Fez um jogo interessante e sólido perante uma boa equipa (Espanha), conseguiu ter a força anímica que não se adivinhava existir para virar um resultado negativo e mereceu ganhar: Ao fim de quatro jogos, finalmente jogou bem.

Klose, Podolsky, Ballack, Schneider, Schweinsteiger, Frings, Lahm: O ataque da Alemanha é temível porque não depende da inspiração de um jogador; todos eles correm, lutam, passam, desmarcam-se, centram, rematam e marcam. Não é fácil travá-los.

Austrália: Depois de ter participado no Mundial de 1974 na RFA, sem marcar um único golo, reapareceu jogando um futebol atlético, mas eficaz e agradável: Perdeu naturalmente com a Itália, mas mereceu bem estar nos oitavos. Se o sorteio lhe tivesse proporcionado um adversário menos complicado (Suíça, Ucrânia), podia ir um passo mais além.

Grandes Golos: Fabuloso golo de Maxi Rodriguez no Argentina-México; foi o melhor de uns oitavos de final pouco prolíficos (14 golos em 8 jogos à média de 1,75 por jogo). A merecer também o rótulo de grande golo, só o livre perfeito de David Beckham no Inglaterra-Equador. Menção honrosa para o golo de Maniche no Portugal-Holanda.



Espanha: Depois de uma primeira fase imaculada, esperava-se que fosse capaz de ultrapassar uma França medíocre que só conseguiu bater o Togo. Contudo, a tradição às vezes ainda é o que era e fases finais não são com os Espanhóis. Depois de uma 1ª parte equilibrada, não resistiram à experiência e algum virtuosismo dos Franceses. E o 3º golo marcado por Zidane teve sabor a manguito depois de uma semana de bazófia espanhola. Adiós!


Holanda: Afinal, a Revolução Van Basten ainda está longe de ser bem sucedida. Os Holandeses começaram bem, mas foram decrescendo de jogo para jogo, até soçobrarem ante Portugal. Para além das contingências peculiares do jogo, raras vezes a Holanda mostrou ter capacidade para dar a volta ao jogo. Tenho sempre pena de ver a Laranja Mecânica partir, mas este não é, definitivamente, um grande ano para as laranjas…

Brasil: Eu sei que ganhou os quatro jogos, mas tem sido um flop. Senão tivesse uma incrível protecção da sorte, nem teria passado a fase de grupos. Agora, marcou cedo, quando ainda nada tinha feito para o merecer e depois foi banalizada pelo Gana (!!!) que tirou a bola aos Brasileiros e remeteu-os para o seu meio campo toda a 1ª parte. Poucas vezes terei visto uma coisa assim. Valeu ao Brasil 3 factores que pouco têm a ver com mérito: a finalização desastrada dos Ganeses; a sorte de marcar um golo no início e outro no fim da 1ª parte, liquidando um jogo que merecia estar a perder; a tradicional protecção arbitral, escandalosa neste jogo, deixando passar dois offsides a Adriano (um resultou no 2º golo do jogo) e tendo dois critérios díspares na amostragem de cartões em prejuízo do Gana. Não contente com isso, os offside continuaram a não ser assinalados ao Brasil na 2ª parte. E assim se chega ao 3-0.


Suíça-Ucrânia: O pior não foi o 0-0, mas a fraca qualidade do jogo entre duas das selecções mais fracas desta fase. Os Ucranianos seguem em frente e os Suíços vão para casa sem sofrerem um golo, mas incapazes de marcar um único penalty. Assim, é difícil ultrapassar as fases dos play-off.


SELECÇÕES DOS OITAVOS DE FINAL:

A B

1- Izaksson (SWE) 1- Van der Sar (NED)
2- Miguel (POR) 2- Scott Chipperfield (AUS)
3- Ricardo Carvalho (POR) 3- Rio Ferdinand (ENG)
4- Canavarro (ITA) 4- Ayala (ARG)
5- Philipp Lahm (GER) 5- Ashley Cole (ENG)
6- Gattuso (ITA) 6- Patrick Vieira (FRA)
7- Beckham (ENG) 7- Van Persie (NED)
8- Podolski (GER) 8- Schneider (GER)
9- Klose (GER) 9- Wayne Rooney (ENG)
10- Ballack (GER) 10- Zidane (FRA)
11- Maxi Rodriguez (ARG) 11- Simão Sabrosa (POR)


Aqui estão os dois onzes dos oitavos de final, embora, num caso ou outro de dúvida, o lastro da fase de grupos também foi tido em conta. Se algum big shot do universo futebolístico descobre as minhas escolhas, ainda vou treinar uma grande selecção europeia para o Euro/2008!!!

 
PREVISÕES:

Acertei em 7 dos 8 qualificados (88%) dos oitavos de final, o que me parece bastante bom. Aqui estão as previsões actualizadas para os quartos de final (vencedores a bold):

ALEMANHA - ARGENTINA
ITÁLIA - UCRÂNIA
INGLATERRA - PORTUGAL
BRASIL - FRANÇA

Sublinho que se trata de uma previsão e não de um desejo. Obviamente que quero que Portugal ganhe e acho que as possibilidades de Portugal e da Argentina são significativas. A Alemanha e a Argentina são as equipas que melhor se têm apresentado e vou apostar no factor casa para desempatar. A Itália é muito superior à Ucrânia e o Brasil talvez seja um pouco mais consistente do que a França. O Inglaterra-Portugal é dos jogos mais imprevisíveis, mas… o meu palpite é este. Espero que não comecem a considerar-me uma espécie de traidor.

Sem comentários: