16 junho, 2006

Campeonato do Mundo 2006 - 7: Inglaterra, Argentina, Holanda, Alemanha e Equador



CAMPEONATO DO MUNDO ALEMANHA/2006

7- INGLATERRA, ARGENTINA, HOLANDA, ALEMANHA E EQUADOR

 

Inglaterra, Alemanha e Holanda: A presença nos destaques positivos deve-se ao facto de, somando 6 pontos em 2 jogos, terem garantido com antecedência a esperada qualificação. Vantagem para os Ingleses a quem o empate basta na última jornada para vencerem o Grupo B. As três selecções mostraram-se sólidas e com bons momentos, mas precisam de jogar mais e melhor para ir longe no Mundial. Houve demasiada contenção demasiado cedo quando em vantagem.
Argentina: Em princípio estaria emparelhada com os outros 3 favoritos referidos acima, mas a goleada de 6-0 à Sérvia, torna-a a equipa com melhor classificação no momento e merece um destaque exclusivo. Este esmagamento seria dificilmente repetível, mas foi obtido contra uma equipa que concedeu apenas um golo em 10 jogos
de qualificação. Deu gosto ver Crespo, Saviola, Maxi Rodriguez, Riquelme, Messi, Tevez, Cambiasso, combinarem o virtuosismo individual com o sentido do colectivo. Se continuarem assim… são bem capazes de chegar ao topo.
Equador: Igualmente qualificada com duas vitórias em dois jogos, figura à parte porque constituiu a boa surpresa destes dois grupos: goleadora, sem sofrer golos, ganha com clareza e parte para o confronto final com a Alemanha bastando-lhe um empate para ganhar o Grupo A. Se o fizer, regressa aos destaques.
 
Polónia: É a segunda vez que entra pelo lado negativo desta rubrica. Melhor do que contra o Equador (pior era difícil), voltou a mostrar um jogo inconsequente e pouco perigoso. Desperdiçou numa prova realizada praticamente em casa a possibilidade de se aproximar minimamente da performance do anterior Mundial realizado na Alemanha (3º em 1974 na RFA). Resta-lhe vencer o 3º jogo para não voltar a figurar aqui.
Sérvia: Este não está a ser o Mundial das equipas da antiga Europa de Leste (excepto a Rep. Checa). Depois de um bom jogo com a Holanda perdido por 0-1, a Sérvia foi positivamente arrasada por uma Argentina demasiado forte. O Mundial para os Sérvios é como a Jugoslávia: já é passado.
Costinha: Já é um pouco cansativo referenciar membros da equipa portuguesa nesta coluna quando Portugal nem sequer joga, mas, depois da insolência de Scolari, levar com o enfado de Costinha é dose que os Portugueses não merecem. Tal como já havia acontecido com outros (Pauleta, por exemplo) são os jogadores que mais devem favores ao seleccionador que mais pressurosamente o vêm defender. Pudera! Convocado para um Mundial depois de 8 meses sem jogar à bola! Se eu tivesse sido convocado e usufruído do prestígio, dinheiro e mordomias correspondentes, talvez também elogiasse o Scolari! Será condição para serem convocados e titulares crónicos? Costinha, tido nos meios futebolísticos como sendo dotado de um intelecto superior, veio declarar que Portugal não merece Scolari e mais uma vez vem questionar o direito dos Portugueses à crítica. Haja decoro. É pena não ter sido tão lesto a jogar contra Angola como foi a falar para a imprensa.


Mal começou a segunda jornada da fase de grupos do Mundial (Grupos A, B e C) e já há 5 qualificados (Inglaterra, Argentina, Holanda, Alemanha e Equador), um outro (Suécia) que está quase e quatro que já estão knock out (Polónia, Costa Rica, Sérvia e Costa do Marfim). Numa jornada onde poucos foram os factos salientes, excepção à estrondosa goleada da Argentina (6-0 à Sérvia) e aos grande golos de Stephen Gerrard e de Van Persie, vou limitar-me aos destaques positivos e negativos.

1 comentário:

Anónimo disse...

hi, new to the site, thanks.