17 junho, 2006

"Explica-me Como Se Eu Fosse Muito Burro"

“EXPLICA-ME COMO SE EU FOSSE MUITO BURRO”


Por causa do Mundial Alemanha/2006, estamos em época de bandeiras, bandeirinhas e bandeirolas, mas hoje venho falar de outras bandeiras: as semafóricas, vermelhas, amarelas e verdes que se hasteiam nas praias para informar os banhistas do estado do mar.

Sempre tomei essas bandeiras como uma indicação/informação ao banhista mais distraído que não distinguisse as vagas das marés vivas das pocinhas da baixa-mar.
 
Não é essa, contudo, a visão do estado tentacular que temos: as bandeiras são autênticos semáforos balneares. Quem não respeita a sinalética é…multado. Como diria a outra, “explica outra vez como se eu fosse muito burro!” Ok. Mergulhas no Atlântico quando a bandeira do Benfica, perdão, a bandeira vermelha estiver hasteada e eis que a BT, perdão outra vez, a Polícia Marítima aplica-te uma valente multa que pode chegar a 1000 euros. A multa deve aumentar com o grau de envolvimento com o oceano: molhas o dedo grande do pé – 50 euros; molhas os calções – 100 euros; engoles água do mar da bandeira vermelha – 250 euros; mergulhas frenética e repetidamente e a seguir nadas – 900 euros; afogas-te miseravelmente – 1000 euros.
 
Estou tão contente. Já não preciso que o meu Pai me leve à praia, o Afonso também já pode ir sem mim, os Pais estão todos dispensados dessa maçada, porque o grande Estado socialista vela por nós e pelos nossos filhos em cada palmo de areia deste jardim à beira mar plantado. E cada afogado, deixa de receber subsídio de desemprego, pensão de reforma, ou abono de família e ainda paga uma multa: o futuro da Segurança Social apresenta-se menos vermelho; pode-se hastear a bandeira verde.
 
Mal posso esperar que chegue o Verão de 2007. Já se prevê multas para quem: pisar a areia quando está demasiado quente; fizer castelos na areia quando estiver nortada (risco de derrocada); não tiver um guarda-sol do Vinho Gazela ou do Óleo Fula; e quem levar um farnel mais informal do que um arroz de cabidela, ou um cozido à portuguesa.


P.S. Será que vou poder sair de casa quando estiver a chover?

2 comentários:

PVM disse...

Ai, agora é que a metade rosa vai abdicar deste blog...
PVM

Anónimo disse...

O Brasil continua sem me convencer, a Austrália deu muita luta, talvez mais do que se esperaria.Gostei da atitude e dedicação da equipa. A Republica Checa surpreendeu-me pela negativa neste segundo jogo. Forte, muito forte está a Argentina, fez um jogo temível com a Sérvia!! Talvez a laranja seja menos indigesta(na sequência do post anterior, a laranja continua em vantagem...)