27 junho, 2012

"The Great Leap Forward"

“THE GREAT LEAP FORWARD”
(PEQUIM 1958 – BRUXELAS 2012)



Todos conhecemos as raízes maoístas de Durão Barroso e o seu inflamado activismo político no MRPP em meados da década de 70. Todos julgávamos, também, que a influência do Camarada Mao se tivesse desvanecido e extinto ao longo de décadas de actividade política no PSD, no Governo de Portugal e na CE.
Hoje ao almoço quase me engasguei quando ouvi Durão Barroso a discursar em Inglês, anunciando o seu plano (mais um) para salvar a EU e o euro, proclamando-o como “the Great Leap Forward that Europe needs”!!!
 Um cartaz da propaganda chinesa ao "Grande Salto em Frente".


Ora o “Great Leap Forward” (o Grande Salto em Frente) anunciado pelo Camarada Barroso, foi uma campanha gizada por Mao Tsé Tung para o Plano Quinquenal de 1958/1963, pelo qual visava atingir rapidamente um elevado nível de desenvolvimento industrial e agrícola, tendo para o efeito organizado a China em mais de 26.000 comunas, englobando 700 milhões de pessoas que trabalhavam colectivamente para o bem comum. O Grande Salto foi um desastre por um conjunto de factores (secas, má organização, maquinaria insuficiente e/ou de má qualidade, incapacidade gestionária dos quadros do PCC. A fome que decorreu deste projecto, acabaria por matar 20 milhões de pessoas e levou ao cancelamento do Grande Salto para o abismo.

Não é nada animador.

Durão Barroso quer união fiscal na UE; quer união bancária na UE; quer união política na UE. Admito que o salto de Barroso seja menos aterrador do que o de Mao Tsé Tung, mas mesmo assim é bastante mau.

Tipicamente, o burocrata máximo da EU, como é retratado pelo Wall Street Journal, aproveita a crise financeira, fiscal e económica, para impingir o que em tempos normais lhe valeria um puxão de orelhas de alguns líderes políticos dos Estados-Membros, para tentar arrecadar mais poderes e competências para o polvo burocrático europeu.


Caracteristicamente, os cidadãos dos 27 Estados-Membros não são tidos nem achados nestes devaneios de poder. Aliás, juntamente com a caracterização do projecto (Great Leap Forward), esta é a outra característica em comum com o Plano Quinquenal de Mao: a vontade das pessoas é irrelevante. Valha-nos que Durão Barroso não tem na Europa, o poder que Mao tinha na China.

5 comentários:

PVM disse...

Curioso: há umas semanas publiquei um artigo onde falava, a propósito desta crise europeia, da necessidade de um "great leap forward" na UE. Isso faz de mim maoista ou ex-maiosta?

Rui Miguel Ribeiro disse...

Não, claro que não.~

Em primeiro lugar, não creio que tenhas o fantasma do Mao no teu armário de recordações.

Em segundo lugar, também não creio que o próprio Durão o seja.

Finalmente, Durão tem os tiques autoritários do pensamento único, com a consequente intolerância arrogante perante a dissidência. Talvez isso sejam resquícios de um passado mal resolvido....

Sérgio Lira disse...

Independentemente de toda as insondáveis intenções uma coisa retenho do teu post, Rui: uma vez mais (como sempre no processo Europeu) os Povos não são tidos nem achados - ainda ninguém entendeu que esse é um calcanhar de Aquiles que, no limite, destruirá a UE? só vejo tiques fascistas, por todo o lado. A UE, cada vez mais, me parece uma drag queen da democracia. Recordam aquela cena do Crocodile Dundee? alguém que vá verificar, por favor...

Rui Miguel Ribeiro disse...

Pois, eu defendo isso mesmo há imenso tempo!
Bem pode a UE encharcar a sua propaganda com democracia, transparência e representatividade e aumentar os poderes do PE todos os anos, que o dito projecto europeu está cada vez mais maculado de uma tremenda falta de legitimidade democrática. Desde a rejeição do Tratado Constitucional, a vanguarda esclarecida (???) da Europa já nem se dá ao trabalho de disfarçar.

Ricardo A disse...

Eu não sei se vou surprender alguém aqui mas temos vários líderes europeus(Merkel associada ao comunismo na RDA,Barroso ex-maoísta etc etc)a avançar(supostamente)uma agenda neoliberal na Europa.Há aqui algo de muito estranho ou é só minha impressão?