26 setembro, 2016

Paródia e Testes Nucleares



PARÓDIA E TESTES NUCLEARES

 
Kim Jon Un, Presidente da Coreia do Norte, explsivo,muito divertido, esfuziantemente aplaudido e com um indescritível penteado.
in Carnegie Endowment fo International Peace em http://carnegieendowment.org/

Os pontos de partida deste post foram os testes nucleares e de mísseis realizados pela Coreia do Norte e as reacções escandalizadas e standardizadas que estes provocaram nos líderes de algumas potências mundiais. O ponto de chegada será sorrir ou rir de coisas sérias.


Pyongyang, 09/09/2016
O Presidente da Coreia do Norte, Kim Yong Un, chega ao Centro de Comando.

- Que belo dia! Está tudo pronto para o testezinho de hoje?
- Sim Querido, Grande e Gordo Líder. Só aguardamos as ordens de V. Sumidade….
- Não tomei o pequeno-almoço. Primeiro quero que me tragam o leitinho e os croissants!
30 minutos, 3 leitinhos e 10 croissants mais tarde, Kim troveja:
- FIRE!!! (Sempre quis dizer isto).

BANG!!!

Tóquio, uma hora depois, no Gabinete do Primeiro-Ministro Shinzo Abe.
- Honorável Primeiro-Ministro, a Coreia do Norte acaba de efectuar outro teste nuclear!!!
- Não pode ser! Ligue-me já ao Presidente dos Estados Unidos.
- Humm, não será a hora do golfe?
- Quero lá saber! Com golfe ou sem golfe ele tem de me atender.

Telefonema Trans-Pacífico Tóquio-Washington.
Abe – Este teste é preocupante.
Obama – Também acho. Preocupante.
- Estou preocupado.
- Eu diria mesmo mais, estou muito preocupado.
- Proponho partilharmos as nossas preocupações no Conselho de Segurança da ONU.
- Eu diria mesmo mais, propomos as nossas partilhas na ONU, remata Obama.
- ??? Whatever! Vou ligar à Park.
- Eu também, eu também.

Telefonema Trans-Pacífico Washington-Seoul.
Obama – Bom dia Senhora Presidente. Lamento ter de incomodá-la com tão explosivo assunto.
Park – Nem me fale! Quase caí da cama com o abalo sísmico provocado pela explosão! Aquele Kim gordalhufo vai pagá-las. Ninguém brinca com o meu sono!
- I see… Eu e o Abe estávamos a pensar ir novamente ao CS da ONU. Quer alinhar?
- Boa ideia. Podemos impor mais sanções.
- Sim, eu gosto disso. Já apliquei sanções a meio mundo! Resta saber se os Chineses e os Russos deixam. Ah, já me esquecia de lhe dizer que estou muito preocupado com a situação.
- Eu também, mas o que mais me irrita foi ter acordado estremunhada e ter saído porta fora em pijama a gritar “Terramoto! Terramoto!”
- Oh, embarassing…
- Pois, mas despeço-me. Tenho de falar com o Xi Jiping e com o Putin. Devem estar preocupados.
- Ok. Eu farei o mesmo. Depois do golfe, claro.

Telefonema Trans-Pacífico Washington-Pequim.
Obama - Boa tarde Presidente Xi. Estou muito preocupado e aborrecido com o seu camarada Kim.
Xi - Boas! Então porquê?
- He did it again!
- Se se refere a:
            Testes Nucleares, prima 1.
            Testes de Mísseis, prima 2.
            Ameaças e vitupérios, prima 3.
            Lançamento de satélites, prima 4.
            Sortido de tropelias, prima 5.
- Primo todos!!!
- Calma, estava a tentar distender o ambiente.
- Quer jogar golfe?
- Não obrigado. Prefiro construir castelos nas praias do Mar do Sul da China, if you get my drift, hehehe.
- Temos de inventar novas sanções.
- (Suspiro) Já temos muitas em vigor.
- Mas ele não desiste.
- É preciso ter paciência de chinês.
- Comigo???
- Também. Quer dizer, com ele, com ele, é claro.

Telefonema Trans-Siberiano Pequim-Moscovo.
Xi - Boa noite caro amigo!
Putin – Boa noite estimado amigo! Imagino que me está a ligar por causa do seu primo Coreano. (em tom sardónico)
- Ele não é meu primo e não tenho família coreana. Sou 100% Chinês, retorque Xi um pouco exaltado.
- Tenha calma, era só uma graça. Então a sua vizinhança está em reboliço?
- Nem me fale. Julgam todos que eu sou o tutor do Kim, mas eu não tenho nada a ver com ele. Não o conheço, nem nunca me foi apresentado.
- Pois, mas há aí uma cumplicidadezita…
- Claro. Nós não permitiremos que Washington e Seoul controlem a Península Coreana, pela Grande Muralha… E pelo camarada Mao! (Bolas, já me esquecia dele!)
- Já somos dois. Onde quer que os Amerikanskaya se metam, lá estaremos a entalá-los. Enquanto os outros otários barafustam, o carvão e o petróleo saem daqui (Rússia), passam por lá (Coreia do Norte) e vão para aí (China).
- Pois é verdade, hehehe. Desde que aquele estouvado não aponte os mísseis na direcção errada…
- Nããã, o Kim é estouvado, mas não é estúpido. Ele sabe para onde atirar.
- E o que fazemos com as sanções? O Obama e a Park parecem picaretas a falar em sanções. Eu disse-lhes que já havia muitas… Ficaram amuados.
- Concordo consigo. O Kim já foi sancionado este ano, já chega de sanções. O Sergei (Lavrov) rabisca uma declaração a manifestar desagrado, repúdio, indignação e outras coisas e leva-a ao Conselho de Segurança para ser votada.
- Boa! Isso deve contentá-los por agora.

Telefonema Trans-Siberiano Seoul-Moscovo.
Park - Boa tarde Presidente Putin.
Putin – Boa tarde Presidente Park. Como está?
- Não muito bem. A Coreia do Norte está cada vez mais ameaçadora. Estou…
- Preocupada (atalhou Putin), sim, eu sei. Eu também (tosse). Mas não devemos exagerar. Há muitos cães que ladram, mas não mordem.
- Acha mesmo?
- Eu acho. Veja o caso do Obama (tosse), perdão, do Kim Jong Un. Talvez seja altura de lhe dar menos atenção.
- Humm, eu acho que ele tem de ser castigado. Duramente. Decapitado! A Coreia ainda vai ser toda nossa outra vez! (em crescendo de exaltação)
- É boa. Essa frase soa-me familiar. Tenha calma Presidente Park, o Presidente Xi e eu próprio vamos sensibilizar o Kim para ele moderar o comportamento. Não vamos começar uma guerra em larga escala por causa de uns testes. Ainda por cima, vários deles falharam. Parecem os testes do sistema anti-míssil da Amerika, hehehe.
- Não me diga isso, porque vamos instalar um dispositivo XPTO deles. Posso então contar com o apoio da Rússia?
- Claro que sim. Faremos tudo em prol da paz.

Telefonema Trans-Siberiano Moscovo- Tóquio.
Putin - Boa tarde Senhor Primeiro-Ministro. Vi que tentou ligar-me, mas estive imenso tempo ao telefone com os seus vizinhos. (suspiro)
Abe – Boa tarde Senhor Presidente. No problem. Está toda a gente preocupada.
- Pois. (bocejo disfarçado)
- Eu lembrei-me de lhe ligar porque os meus vizinhos não gostam muito dos Japoneses e…
- Vá lá saber-se porquê! Mas não se apoquente, eu também tenho alguns vizinhos a Oeste que parecem não gostar dos Russos. E a Merkel já me confidenciou que sucede o mesmo com os Alemães. Idiossincrasias.
- Enfim! De qualquer forma o Japão está a reerguer-se e seremos brevemente uma potência militar que terá de ser respeitada.
- Excelente! Tem o nosso apoio.
- Arigatou.
- Presumo que me ligou por causa da Coreia do Norte…
- É verdade. Nos últimos meses temo-nos sentido como estando num target range dos mísseis norte-coreanos e isso preocupa-nos de sobremaneira e gostávamos de poder contar com o apoio e influência da Grande Mãe Rússia.
- Caro Primeiro-Ministro, tenho muito gosto em ajudar e pode contar com o o apoio da Rússia. Sabe que nós também temos uns problemazitos desagradáveis e talvez o Império do Sol Nascente nos pudesse apoiar. Trata-se de umas sanções e de limitações ao investimento estrangeiro. Sabe como é, uma mão lava a outra…
- Compreendo perfeitamente. Pode contar com o Japão. Nós nem temos nada a ver com os motivos das sanções.
- Bolshoe spasibo caro Abe.
- Doumo arigatou caro Putin!

 
Lançamento de um míssil balístico de um submarino norte-coreano.


Noite de 9 de Setembro - Reflexões antes de deitar:

Tóquio, Japão
Shinzo Abe – Dia miserável. O Obama é um inepto. A Park é só choradeira. O Putin e o Xi não querem saber e o miúdo é que se fica a rir. Vamos a ver se a parceira com a rússia resulta nalguma coisa. Senão, temos de nos desenvencilhar por nós. Banzai!

Seoul, Coreia do Sul
Park – Dia péssimo. Ninguém nos resolve o problema. Qualquer dia rebentamos com Pyongyang e os Chineses que arquem com as consequências. Ou seremos nós? Bem, isso agora não interessa, espero pelo menos dormir sossegada.

Washington, Estados Unidos
Barack Obama – O dia acabou melhor do que começou. Diplomacia eficaz e muito golfe. Assim se vai construindo um legado presidencial.

Moscovo, Rússia
Vladimir Putin – Estes sujeitos só fazem estardalhaço, acções concretas que é bom, nada. Vamos ver se com o Japão desbloqueamos alguns assuntos. Seja como for, amanhã, voltamos a focar-nos na Nova Rossiya e na Síria que é o que me interessa agora.

Pequim, China
Xi Jingpin – Livra, que dia! O miúdo atrevido de um lado e os histéricos do outro. Que dia horrível. Alguém vai pagar por isto. Amanhã vou chatear os Vietnamitas e os Filipinos.

Pyongyang, Coreia do Norte
Kim Jong Un – Foi um dia em cheio, mas esta actividade nuclear é cansativa. Vou-me deitar.
- Querido Líder, recebeu muitas chamadas a protestar contra o nosso glorioso teste?
- Não. Só uma chamada do Xi, furioso, dizendo que eu brinco com as bombas e os mísseis e ele é que recebe as reclamações dos outros. Lol!


CAST:

KIM JON UN (Presidente da Coreia do Norte)
SHINZO ABE (Primeiro-Ministro do Japão)
BARACK OBAMA (Presidente dos Estados Unidos)
PARK GEUN-HYE (Presidente da Coreia do Sul)
XI JINGPIN (Presidente da China)
VLADIMIR PUTIN (Presidente da Rússia)

Sem comentários: