13 fevereiro, 2015

7 Razões Para Não Armar a Ucrânia



7 RAZÕES PARA NÃO 
ARMAR A UCRÂNIA


Um carro de combate T-90 do exército russo manobra na neve.


in Russian Ministry of Defence em http://eng.mil.ru/en/structure/forces/ground.htm  

Nas últimas semanas, meios políticos e jornalísticos nos Estados Unidos têm-se agitado com a ideia de fornecer armamento à Ucrânia. O próprio Presidente já admitiu estar a contemplar a hipótese. Há várias razões pelas quais isso é uma má ideia.

1- Por muito armamento que Washington forneça a Kiev, a Ucrânia nunca será capaz de vencer ou deter o Exército Russo.

2- Por muito bom que seja o armamento enviado seria preciso tempo e treino para os Ucranianos serem capazes de dominar o equipamento e utilizá-lo com eficácia em combate. E tempo é algo que não têm.

3- A Rússia detém o que se designa por escalation dominance, ou seja, qualquer parada que a Ucrânia possa aumentar, a Rússia pode igualar e superar. É como jogar poker com uma mão de duques, conseguir umas quinas e descobrir que em vez de valetes o adversário já tem reis e ases.

4- Dado que a intervenção militar dos EUA não é opção, o fornecimento de equipamento militar é a última opção de Washington, o que pode levar Moscovo a retaliar com um ataque em larga escala que ponha as forças ucranianas em debandada.

5- Esta escalada americana arrisca abrir um fosso entre os EUA e os aliados europeus, nomeadamente a Alemanha e a França. Note-se que sem o alinhamento dos principais países europeus, capacidade de pressão norte-americana sobre Moscovo reduz-se consideravelmente.

6- Esta decisão uniria ainda mais os Russos em torno de Putin e aumentaria a sua margem de manobra interna, reforçando o seu poder e legitimidade para escalar o conflito.

7- Existe um contra-ponto em Moscovo aos “guerreiros” de Washington: aqueles que defendem um ataque preventivo que leve as armas russas até Kiev antes de qualquer intervenção mais activa dos EUA ou da NATO. Seria uma espécie de game over e o epitáfio da Ucrânia as we know it.


O resultado das negociações de Minsk no terreno: a verde a linha de demarcação entre os dois lados. As linhas amarela, azul e vermelha mais longas mostram o alcance dos diversos tipos de artilharia a partir da linha verde; as mais curtas mostram os limites para os quais as diversas tipologias de artilharia terão de ser deslocadas ao abrigo do novo acordo.
in STRATFOR em http://www.stratfor.com/

Uma vez a Rússia tenha controlo directo ou indirecto será muito difícil desalojá-la e o actualmente limitado enclave pró-russo pode transformar-se numa Ucrânia Oriental ou melhor, na Nova Rossiya.

O envio de equipamento militar poderá provocar a escalada do conflito, não o resolverá a favor de Kiev e poderá arrastar mais intervenientes para a refrega. Do outro lado está um Estado que já não tem muito a perder….

Resumindo, para satisfazer o ego daqueles que em Washington querem enviar tropas e armas para todo o lado para realizar a visão imperial dos EUA, pode-se oferecer um presente envenenado à Ucrânia. And so the story goes….

Sem comentários: