21 fevereiro, 2015

3 Minutos para o Apocalipse e "Lucy in the Sky with Diamonds"



3 MINUTOS PARA O APOCALIPSE E 
“LUCY IN THE SKY WITH DIAMONDS”



The Doomsday Clock. Localizado em Chicago, é gerido pelo Bulletin of Atomic Scientists e por várias outras personalidades incluindo 18 Prémios Nobel. Em 1991 chegou a estar a 17 minutos do apocalipse. No dia 22 de Janeiro de 2015, foi adiantado para as 23.57h, ou seja, A meros 3 minutos para a meia-noite. Tal não acontecia desde 1984, em plena Guerra Fria. Criado em 1947, durante 60 anos mediu apenas o risco de uma guerra nuclear; desde 2007, inclui também factores tecnológicos, climáticos e biológicos que possam afectar o Homem e a Terra.


Ao longo do dia, quando acordamos, no coffee-break, à hora de almoço, ou no regresso a casa, o que nos ocorre? Em que pensamos? O que nos preocupa e faz reflectir, para além das preocupações e rotinas do quotidiano?

À noite, quando a cabeça já está na almofada, mas os olhos ainda teimam em não fechar, o que vemos?

Vemos os tanques e os lança-mísseis manobrando e abrindo fogo no Donbass? Ou pior: divisamos a guerra na Europa? Não, é demasiado sinistro.

Ou pensamos no petróleo que desce muito e na gasolina que desce pouco? Melhor seria abastecer a viatura directamente na fonte: na Arábia Saudita ou na Rússia… Barato, mas pouco prático.

Talvez a nossa mente vogue pelo Médio Oriente. Veremos cabeças a rolar, tingindo de vermelho a areia quente? Ou simplesmente a bagunça inacreditável da região onde países como a Líbia, o Iémen, a Síria e o Iraque se desagregam em guerras quase indecifráveis? Tentaremos discernir a plêiade de actores internos e externos que se digladiam por poder, território e dinheiro, com religião à mistura? Não. É demasiado complexo para a hora de dormir.

Poderá ser que nos perpasse a mente o empenho de Berlim em fazer da Grécia uma espécie de campo de concentração de pobreza e indignidade (Juncker dixit)? E o que reservará para nós? Teremos de continuar a aturar o cão de fila da Frau Merkel? God forbid!

Ah! Lembramo-nos que o Relógio do Apocalipse Nuclear (Doomsday Clock) avançou recentemente para as margens da meia-noite. Three minutes to midnight. And counting…

Temos, então, três minutos para pensar como está o mundo e como nós estamos...

Três minutos entre a sanidade e o cataclismo nuclear. Três minutos de vertigem entre a consciência que fraqueja e o sono que assoma. Três minutos em que o pensamento, o sonho, a realidade e o pesadelo se envolvem, misturam e confundem.

Vemos Obama a dançar com o Ayatollah. Discernimos Shinzo Abe e Xi Jinping num ring de boxe nas Senkaku. Passa Wolfgang Schauble vestido de preto chicoteando uma quadriga puxada por Gregos. Ao lado, Abu Bakr Al-Baghdadi instala-se em Bagdad (wherelse?) bandeiras negras desfraldadas e cabeças de xiitas rolando para o Tigre. Vislumbro um mapa em que 8 Líbias, 6 Sírias e 14 Iémenes se digladiam furiosamente. Vê-se Assad a precipitar-se para a despensa de onde sai com 4 botijas de armas químicas que escondera entre as batatas e as cebolas.

Para conferir um certo sentido a esta amálgama feroz, os Beatles cantam “Lucy in the Sky with Diamonds”.


Um último esforço: Merkel e Putin reunidos em Varsóvia partilham a Europa Central e Oriental… Diabo! Isto parece-me déjà vu…. Hollande passa de scooter, sozinho, cantando a “Marseillaise” e sentindo-se pateticamente importante. Cameron, esse já se retirou com os seus que esta Europa já não lhes serve. E continuo a ver o Médio Oriente a arder! Serão fogos florestais? Disparate!

Está a chegar a meia-noite. Foram três minutos alucinantes.

Picture yourself in a boat on a river
With tangerine trees and marmalade skies
Somebody calls you, you answer quite slowly
A girl with kaleidoscope eyes
Cellophane flowers of yellow and green
Towering over your head

Look for the girl with the sun in her eyes
And she's gone

Lucy in the sky with diamonds


Num último estertor, a Índia e o Paquistão deslocam exércitos para a fronteira mútua; ameaçam-se e apontam mísseis. Os centrifugadores giram at top speed em Natanz, no Irão. Irão eles onde o Irão não era suposto ir? Que ira! Num último esgar diviso o gordalhufo do Kim Jong Un a acender um fósforo junto a um pavio. Será um míssil nuclear? Será fogo de artifício? Se calhar falhou a luz. Apago-me também.

Amanhã logo verei se ainda estamos vivos.

Tempos Interessantes. Tempos alucinantes.

1 comentário:

Estella disse...

Ainda bem que desconheço a realidade descrita, porque o meu mundo (extremamente limitado se comparado com o do Professor)já me tira muitas horas de sono, especialmente quando este se "balda" no cumprimento do horário. Nessa altura os meus pensamentos vogam entre emprego e família. Faço uma introspecção ao dia vivenciado. Ocorre-me com frequência pensar que poderia e deveria fazer mais em termos de intervenção cívica e de cidadania. É uma frustração não ver uma luz ao fundo do túnel em termos futuros. Pessimista? Deve ser da idade!