17 maio, 2012

Desemprego em Passos Acelerados

DESEMPREGO A PASSOS ACELERADOS

O desemprego em Portugal bateu nos 15%. O desemprego entre os jovens cifra-se nos 35%. Há 820.000 desempregados. Números gravíssimos e nunca vistos.
Sobre este problema e sobre a crise, Passos Coelho foi-nos deixando declarações como estas ao longo dos últimos 6 meses:
Dezembro de 2011: Sugere que os professores desempregados emigrem para Angola ou para o Brasil
Fevereiro de 2012: Apela aos Portugueses para serem menos piegas.
Março de 2012: Marcelo Rebelo de Sousa e outros analistas notam e criticam a ausência de referências ao desemprego nas intervenções de Passos Coelho no Congresso do PSD. Marcelo acrescenta que, certamente o fará na intervenção final. A custo, Coelho lá fez a referência no discurso de encerramento.
Abril de 2012: Declara que estão (o Governo e a Troika) a tentar perceber as razões deste crescimento acelerado do desemprego.
Maio de 2012: Afirma que estar desempregado não é necessariamente negativo e que tal pode representar uma oportunidade.
Maio de 2012: Confrontado com os novos números do desemprego, Passos Coelho recusa pronunciar-se.
Eu sei que há quem faça interpretações benfazejas daquilo que Passos Coelho disse. Admito que algumas sejam verosímeis. Contudo, como sou céptico em relação às coincidências, especialmente quando são em série, tenho de me inclinar para outras explicações possíveis:
1-   O homem denota insensibilidade social e ainda escarnece cinicamente daqueles que passam dificuldades.
2-   Trata-se de um trapalhão que mete os pés pelas mãos, tendo dificuldade em articular uma ideia escorreita e unívoca sobre temas de grande sensibilidade.
3-   Não tem a menor ideia do que é o desemprego, ou do que é estar numa situação altamente precária, porque sempre viveu da política, do partido e dos padrinhos, pelo que sempre teve bons cargos, independentemente das qualidades e qualificações, ou falta delas.
4-   Ele faz o que a Troika manda e quer lá saber das consequências. De qualquer forma, a responsabilidade será sempre da Troika.
5- Tem boas intenções, mas é mal compreendido ou mal interpretado.
Em suma, há 820.000 Portugueses com um mar de oportunidades pela frente, muitos dos quais podem/devem emigrar e outros são uns piegas inúteis. Nós é que não queremos ver!
A propósito das últimas declarações de Passos, e porque rir faz bem, deixo o link para o último (17/05/2012) sketch de Ricardo Araújo Pereira na Rádio Comercial. É hilariante! http://www.xicapenico.org/mixordia-tematicas/ *
Certo mesmo, é que o desemprego acelera a largos passos e o Passos desacelera a nossa economia até à asfixia.
 
* A gravação é do “Programa da Manhã da Rádio Comercial”, pelo que o início é uma conversa que não tem a ver com a rúbrica de RAP.

P.S. O INE divulgou uma estatística segundo a qual, 57.000 jovens portugueses emigraram durante o 1º trimestre de 2012. Se anualizarmos esta cifra, poderemos chegar ao final do ano com menos 228.000 jovens. Mais do que seguir o conselho de Passos, estes jovens concluiram que estamos perto do abismo e seguindo em frente. Esta estatística é potencialmente trágica, porque é o futuro de Portugal que vai saindo e batendo com a porta.

P.P.S. A OCDE divulgou as suas previsões económicas. Relativamente as Portugal, as previsões são estas:

  * Recessão em 2012 e 2013.
  * Evolução do PIB em 2012: -3.2%; e em 2013: -0.9%.
  * Desemprego: 16.2% em 2013
  * Consumo privado em 2012: -6.8%; e em 2013: -3.2%.
  * Déficite orçamental em 2012: 4.6%; e em 2013: 3.5% (objectivo é 3.0%.
  * Exportações em 2012: +3.4%; e em 2013: +5.1%.

Palavras para quê? Depois o Governo e a Troika espantam-se com o aumento do desemprego! Estão a sangrar a economia do país como se da matança de um porco se tratasse e estavam à espera de quê?
 

11 comentários:

Sérgio Lira disse...

Rui: as últimas notícias apontam para cerca de um MILHÃO de desempregados, ou seja, para UM MILHÃO de portugueses com uma óptima oportunidade de mudar de vida...

Sendo levianos, poderíamos dar de barato que metade (???) são madraços, malandros, encostados, subsídio-dependentes, preguiçosos que não querem trabalhar, etc. etc. e ainda sobrariam 500.000 que estão desesperados, e legitimamente ofendidos com as aleivosias do PM.

Para quem não sabe o que é MEIO-MILHÃO DE PESSOAS, alguns números comparativos:

- o número calculado de mortes na guerra civil em Angola

- número admitido de gaseados em Aushwitz (possivelmente os mesmos que mortos de fome e de doenças; o total de mortos devera estar acima dos 3.000.000)

- mais do dobro dos mortos dos bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaky

- mais do dobro dos mortos na guerra da Bósnia

- aproximadamente metade dos mortos no Gulag

- aproximadamente metade dos mortos do Ruanda

- aproximadamente 1/4 dos mortos dos khmers vermelhos...

é preciso mais?


Isto está a raiar o atentado contra a população, o crime contra a sociedade, um acto de guerra contra as pessoas. Porque matar meio-milhão de pessoas numa câmara de gás é um crime horrendo, mas considerar que meio-milhão de pessoas desempregadas, à beira da mendicidade, sem um mínimo de dignidade humana e social é normal, é banal, é "uma oportunidade", não é responsabilidade de ninguém, nem de quem asininamente insiste num caminho que a isso inevitavelmente leva e agrava... não o será também? CLARO QUE É!

O que se está a fazer em Portugal raia o crime contra a sociedade, o crime contra as pessoas – é acto criminoso porque reiterado, consciente e premeditado. Não se trata de uma fatalidade, de um tremor de terra ou de um vulcão intempestivo: trata-se de um plano traçado... e executado, que tem mentores e (ir)responsáveis. Dou de barato que não seria um plano malévolo à partida (mas não credito nisso, pelo contrário - creio que é um plano calculista para baixar drasticamente o preço do trabalho, e para com isso permitir uma obscena concentração de riqueza) mas mesmo que não fosse malévolo à partida, continuar é criminoso quando se vê o resultado que está a dar.

O que se diria de um médico que insistisse em injectar penicilina num doente que entrou em choque anafilático por causa da primeira injecção??? que é IDIOTA? que é teimoso com um BUURO? que é um IMBECIL chapado e não deveria poder exercer medicina? que é tão INCOMPETENTE que comete ASSASSÍNIO? tudo isto, provavelmente...

Defreitas disse...

Caro Senhor Miguel Ribeiro, como costumo escrever, não conheço suficientemente os políticos portugueses e ainda menos Passos Coelho, pela razão que sabe, isto é , a minha ausência da nossa terra desde há ... meio século! Mas aprendo muito com aquilo que escreve.

Mas tendo observado e lido algumas das declarações chocantes e desesperadas deste político que é o vosso PM, entre as quais aquelas que cita, receio que quase todas as explicações contidas na sua lista se apliquem .

Tenho a impressão que ele está um pouco perdido num mundo que ele descobre, e que, como noutros países e com outros políticos, ele deve a eleição ao sistema do pêndulo democrático, que leva o povo a votar ora num lado ou no outro , quando ninguém dá uma resposta aos seus problemas.

Que o PM não saiba de economia é quase perdoável.

Apesar de tudo, Adam Smith et Marx eram filósofos, , Keynes, diplomado em matemáticas e alto funcionário, , Friedrich August von Hayek e Joseph Schumpeter, doutores em direito, David Ricardo, agente de câmbio .

Mas a insensibilidade perante o sofrimento daqueles que deve proteger e defender, que o elegeram, é insuportável.

Quando os políticos se satisfazem de justificar a sua acção com um “ não temos outra alternativa”, isso significa que não fazem política.

Isso demonstra a sua irresponsabilidade perante o dever , porque fazer política consiste em fazer opções e assumi-las.

Há urgência para que os políticos se assumam e deixem de se submeter ao pensamento único capitalista ultra liberal que demonstrou ser ineficaz, contra produtor e destruidor.

Anónimo disse...

Sem dúvida que é a melhor maneira de começar o dia: a rir!
Os milhares de desempregados, certamente, não acharam muita graça ao "jogo do bocado de pão", mas em termos de crítica de politicas está muito bem conseguido.
Ermelinda

Rui Miguel Ribeiro disse...

Caro Sérgio,
Já ouvi que o desemprego real seria ma ordem dos 20%, o atiraria para o milhão de pessoas.
É uma ignomínia sem nome, que ccorresponde ao acto de autómato de quem obedece cega e alegremente aos ditames externos e de quem tem do desenvolvimento e da competitividade a mesma vi~são que tinham os nossos trisavós na Revolução Industrial! São uma cambada de facínoras.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Sr. De Freitas,

Lisongeia-me!
Tem carradas de razão quando fala do movimento pendular da rotação política, fenómeno que eu refiro na resposta a um comentário no post "Revolta em Atenas" e que infelizmente nos tem levado a sucessivos becos sem saída.
Eu não sou estatista e muito menos socialista, mas não admito insensibilidade social a um governante eleito. Não tolero falta de sentido de estado e de serviço público. É inaceitável um dogmatismo que nos leva a bater na parede vezes sem conta, porque é a solução. Finalmente, tal como Senhor, também eu rejeito o argumento da solução única, particularmente na situação que vivemos.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Pois é Ermelinda, como diz o povo, quem ri, seus males espanta.

Anónimo disse...

Dear Miguel



Just to give you a rough idea of how Portugal’s unemployment rates compare to the UK’s, here are the figures reported by the BBC in February 2012:

The unemployment rate edged up to 8.4%, the Office for National Statistics said, the highest for 16 years.

There was also a new record for the number of jobless young people.

The number of 16 to 24-year-olds without a job rose 22,000 to 1.04m, taking the unemployment rate to 22.2%. This figure includes young people in full-time education who are also looking for work.

When I left school in 1983 and started working in a bank there were over 3 million unemployed in The UK, there are currently approximately 2.67 million unemployed. Not good by any means.

Elaine

Defreitas disse...

Big problem…

In GB is like in France or elsewhere: There are two answers: the official and the real one.

In January 2012, unemployment is about 3 million, or 10%, the highest since 1995, of which one million of young’s of less than 24 years.
But that hides a catastrophic reality : the part-time jobs, representing about 25% of all jobs.
Then you have 440.000 « apprentices » or classified as such , because chipper , with salaries equal to one third or half of the « minimal » salaries ! Which explains why there’s an explosion of « apprentices » aged 25 ( 40%) and higher than 60 years (3.500) !

And then we should include the « independent » workers, or « disguised » independent workers, working on their own, artisans mainly, and managing their small companies, or working in this type of small companies, without any retirement program, no vacation, neither health insurance, and risking at any moment to be fired without any compensation!

With the crisis they are today 4,4 million, or about 20% of the total of salaried people.
Last year they were more than 300.000 new « independents » , of which 90% worked on « partial » time and are non qualified.

Terrible time for the country that invented «  a semana inglesa » . Years ago, I was during two years, commercial responsible in our branch in the Middlesex. I remember how life was then smooth and easy . All gone with the wind … Every where!

Thanks to the neo liberalism ...

Freitas Pereira

Rui Miguel Ribeiro disse...

Dear Elaine,

I know that joblessness is a problem that aflicts many a country. However, although worrying, the UK's unemplyment figures are just above half those in Portugal... Which means it could be much worse.
Even Portugal can find some "solace" looking at Spain's staggering 24% unemployment rate.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Mr De Freitas,

The phenomenon you poit out is true. However, espcially in Southern Europe, there's aldo what we could call "false unemployed", i.e., people who are officially unemployed and even receive the subsidy but work a earn their living in the black economy or in the grey economy.

Anónimo disse...

Im literally pleased by your website. Really good write ups.
Stay producing such sorts of articles on your site.
Stop by my web-site - ibs treatment