25 julho, 2014

Reforma Fiscal Marciana


REFORMA FISCAL MARCIANA

O Governo, apesar do seu afã com reduções e cortes (e aumentos da receita), continua a nomear comissões com os mais variados pretextos. Uma delas, a da reforma fiscal dita verde, apadrinhada por um dos mais acabados exemplos do politicamente correcto e do pseudo-progresso, entregou recentemente as suas conclusões.

Os membros da Comissão da Reforma Fiscal Verde e os seus mentores.



A 1ª e mais previsível, foi o habitual requisito de “neutralidade fiscal”, i.e., não implicar mais despesa nem mais receita, foi enviado para Marte: a “reforma” implica 17 milhões de euros de despesas acrescidas para o Estado, compensadas por cerca de 200 milhões de receitas acrescidas. A vigarice de sempre.


Igualmente previsível é um renovado ataque aos automobilistas e motoristas com aumentos altamente penalizadores dos respectivos encargos fiscais. Moreira da Silva e sus muchachos vivem num mundo de fantasia em que os camiões e os automóveis são luxos de gente caprichosa.


Uns insistem em utilizar um camião para transportar frutas e legumes para o mercado, ou têxteis e equipamento electrónicos para os portos em vez do pitoresco binómio burro/carroça, ou até o riquichó chinês.


Outros teimam em usar o automóvel pagando o IA+IVA+70% de IPP + selo do automóvel + portagens revoltantes + parquímetros + inspecções constantes para levar os meninos à escola e ir trabalhar, quando podiam ir de bicicleta (os meninos vão atrás de triciclo) e depois pedalando 60, 100 ou 150 km ida e volta para o trabalho.


Alternativamente podiam ir de transportes público, nalguns casos fazendo a deslocação de véspera e/ou o regresso no dia seguinte.


Para aumentar o grotesco da coisa, propõe-se que os passes de transportes passem a ter uma dedução em sede de IRS, três após terem sido brutalmente aumentados por este mesmo governo.


Previsivelmente, a dita reforma verde só foi apoiada pelos fundamentalistas verdes e pelos que nutrem um ódio visceral pelo automóvel, como os cidadãos imobilizados.


Nem é preciso ir mais longe na análise:

Reforma Verde + Agentes que vivem num mundo distante da realidade terrena (Homenzinhos verdes) = REFORMA MARCIANA


A conclusão lógica é empacotar as criaturas num foguete (nunca um shuttle) movido a alface e favas e enviá-los, juntamente com a reforma, para Marte.






Sem comentários: