06 julho, 2012

O Circo da Semana

O CIRCO DA SEMANA


 
Uma boa parte da vida pública e política da III República em Portugal assemelha-se a um circo. Esta semana o espectáculo atingiu os píncaros. Talvez devido à crise, os artistas do Circo da Semana foram só palhaços. Porém, estes palhaços são polivalentes: além das palhaçadas, eles fazem malabarismos, acrobacias e ilusionismo. Por fim, à falta de feras, tentam fazer de todos nós bestas. Vamos conhecê-los.

O Palhaço Interesseiro: Tribunal Constitucional

O roubo dos 13º e 14º meses dos funcionários públicos é inconstitucional. Não por ser um roubo, mas por não ser generalizado. Ou seja, se o confisco abrangesse todos os Portugueses, a constitucionalidade estava garantida. Ah, mas não é inconstitucional em 2012. Só a partir de 2013. Resumindo, este Palhaço fez o servicinho que habitualmente faz ao PSD ou ao PS, que nomeiam a maioria dos juízes. Contudo, como desta vez a medida lhes mexeu no bolso (sim, porque se não fizerem batota, também eles ficariam sem os subsídios durante 6 anos), o jeito é limitado no tempo. Hoje é constitucional, amanhã já não é! Palhaçada e prestidigitação!

O Palhaço Prepotente: Pedro Passos Coelho

Coelho estava visivelmente irritado, com cara de mau perdedor. E reagiu com azia: não me deixam ficar com os subsídios, eu vou sacar mais a muitos mais! Este é o Palhaço que faz o papel de prepotente, mas na realidade é do tipo marioneta, comandado à distância, de Berlim e de Bruxelas, de onde já recebeu o recadito da ordem.

O Palhaço Pobre: António José Seguro

Reagiu dizendo que não admite mais austeridade...este ano. Para o ano já estará bem. Faz o jogo dos dois palhaços anteriores, mas não risca nada. É o típico Palhaço Pobre que faz figura de pateta. Veio também a saber-se que fez bullying aos dissidentes internos que hoje aproveitaram para ajustar contas. Vida de pobre não é fácil. Quando também se é palhaço e pateta, ainda pior.

O Palhacito: Nuno Magalhães*

O “Palhacito” não tem qualquer conotação ternurenta, antes reporta-se à relativa insignificância do protagonista. Não obstante, Nuno Magalhães proferiu as maiores barbaridades** que se ouviram no dia de hoje. Num registo que causou visível auto-satisfação, como sou espirituoso e acutilante, o Palhacito questionou a decisão de inconstitucionalidade, escudando-se na diferença de salários entre os sectores privado e público (?!?), acusando o TC de assumir competências orçamentais (o TC considerou uma medida orçamental inconstitucional, não a substituiu por outra) e tentando imputar ao TC responsabilidades pela recessão que toda a gente sabe que é da exclusiva responsabilidade do governo do Palhacito e do anterior.

O Palhaço Ausente: Cavaco Silva

O Presidente da República manifestou, aquando da promulgação do Orçamento de Estado, as suas dúvidas sobre a violação da regra da equidade. Contudo, assinou de cruz, não se dando ao trabalho de enviar o documento para o Tribunal Constitucional para fiscalização prévia da constitucionalidade. Hoje não desceu à pista, mas a sua palhaçada pessoal foi desmascarada.

E é este o circo em que os Portugueses vão vivendo. Os Romanos tinham pão e circo. Os Portugueses não têm pão e têm um circo muito rasca!


* Para quem não saiba, o Palhacito é o líder do Grupo Parlamentar do CDS.
** As barbaridades produzidas pelo Palhacito podem ser lidas em http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=568493&tm=9&layout=121&visual=49

8 comentários:

Sérgio Lira disse...

Rui deixa-me só acrescentar duas observações à palhaçada colectiva:

A) o que é inconstitucional amanhã não o é hoje!? não! hj também é insconstitucional, mas é admitido pelo próprio orgão responsável por não admitir isso mesmo, o TC - PALHAÇADA. A minha pergunta é se apenas se suspende esse artigo da Constituição ou se toda a Lei Fundamental está suspensa, de um trapézio de loucos...?

B) o que é inconstitucional não é roubar (ou ferir direitos inalienáveis): o que é inconstitucional é não o fazer generalizadamente. PALHAÇADA! Como se eu não pudesse roubar apenas uma delegação bancária, mas já fosse lídimo rouba-las a todas... ou (gosto mais desta mtáfora): lá no bairro 40% das mulheres levam no trombil todos os sábados à noite quando os maridos regressam da bebedeira semanal - é crime público! não por levarem nas trombas mas por haver 60% delas que não levam - se todos os maridos arreassem forte e feio nas respectivas esposas, lhes aquecessem o corpo a preceito, as deixassem a todas marcadinhas por igual, contassem com equidade os tabefes que lhes arremedam às fuças... já seria constitucional!!!

País de biltres. "Mísera sorte, estranha condição."

caludia disse...

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ;) C

claudia disse...

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ;) C

Rui Miguel Ribeiro disse...

Pois é Sérgio. Por isso é que lhe chamei palhaçada.
O mais triste é que se palhaçada fosse em circuito interno o mal era menor. Como não está confinada ao asilo de loucos e interesseiros, nós somos os otários que sofremos as consequências.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Cláudia,
Não sei se isso é ma expressão de entusiasmo ou de choque... Porém, inclino-me mais para a segunda hipótese!

Anónimo disse...

Continuo a ser uma admiradora "invejosa" dos seus comentários, que diria lerem o que me vai na alma. Quando foi decidido o corte dos subsídios, andei como uma pedinte pelas mais variadas repartições públicas, a distribuir uma petição para o Provedor de Justiça, onde os lesados só teriam de preencher a identificação e enviar registado através dos CTT. Também publiquei a mesma carta modelo no facebook, utilizando a rede do meu filho, que tem n correspondentes. O objectivo era entupir e obrigar o TC a pronunciar-se sobre uma questão que para nós era indubitavelmente anticonstitucional. Não imagina a atitude derrotista e conformista das pessoas contactadas, que tudo indicava estarem a fazer o favor de contestarem, sem qualquer convição. Que tristeza de povo! Não admira que gostem tanto da vida fadista e fatalista que lhes impingem!
Finalmente, volvido meio ano, o TC vem dar razão e pronunciar a medida anticonstitucional. Só a partir de 2013? Então um prevaricador, quando condenado em tribunal, só começa a cumprir a pena no ano seguinte?
A semana passada também ouvi o Miguel júdice utilizar os mesmos argumentos do palhaço que acha serem diferentes os direitos e obrigações entre trabalhadores públicos e privados. Segundo ele, de manhã trabalha só para pagar impostos (lê o jornal); de tarde faz mais de mesmo - os estagiários pagos com tigelas de arroz, fazem o trabalho que ele assina. E se for como o fugitivo do BPN, nem lê o que assina! Afinal, recebia um chorudo ordenado e desconhecia a situação do banco.
O PM espanhol, também desconhecia a situação em que estava o país, quando fez as promessas eleitorais, com que venceu as eleições. Veja o resultado! Mas esta cambada acha mesmo que somos mentecaptos? IRRA!!!
Vamos distribuir mais manifestos e contestar a decisão da entrada em vigor só a partir do próximo ano.

Beijinhos

Estella

Rui Miguel Ribeiro disse...

Estella,

Sempre amável :-) Eu poderia também dizer que "invejo" os seus comentários, sempre informados, mordazes e contundentes.

Naturalmente, concordo consigo. A crescente e mais descarada desonestidade das élites (???) políticas e financeiras, transformam a vida pública numa farsa circense e a vida dos cidadãos num mar de agruras.

Anónimo disse...

Sabe uma coisa Doutor Rui?
Pensando melhor, o Senhor foi mesmo mauzinho. Podia ter comparado aqueles indivíduos com víboras (no campo animal irracional); políticos (no campo animal pseudorracional) que, sob o ponto de vista da população, são personagens hostis, oportunistas e traiçoeiras. Palhaços? São tão queridos! pergunte aos seus filhos ou a qualquer criança. Não sei bem porquê mas é usual chamarmos PALHAAAÇO!!! a alguém que desconsideramos. E se passássemos a chamar-lhes POLÍIIITICOS!!! A profissão de palhaço é mal remunerada e está em vias de extinção. Os políticos são como as ervas daninhas. E se lhes for atribuído um cargo governativo, medram como se de adubo se tratasse! Não podemos exportá-los e diminuir à dívida? Lembrei-me agora de um pormenor da visita do MNE à China (o que lhe deve ter custado a visita a um país comunista! O sacrifício que eles fazem pelo bem da Nação!): foi promover o cavalo lusitano com vista a uma futura exportação. Mas ele é burro? Cavalo é que não é e lusitano também não sei...! Os chineses compram-nos um macho e uma fêmea a passam eles próprios a produzi-los. Ningém é tão bom como eles na "reprodução". Estou como o Astérix: ESTES PORTUGUESES (romanos) SÃO LOUCOS?


Estella