20 julho, 2012

Mantorras: "a Alegria do Povo"

MANTORRAS: “A ALEGRIA DO POVO”



Pedro Mantorras celebra mais um golo no histórico Campeonato de 2004/05.


No dia 2 de Agosto de 2001, decidi fazer uma rara pausa no longo sprint final de redacção da minha tese de Doutoramento. Fui ver o jogo de apresentação do Benfica aos sócios e adeptos do Norte, que se realizou no Estádio D. Afonso Henriques.
O adversário era o Feyenoord da Holanda. O ambiente era fantástico: estádio cheio, todo pintado de encarnado e com uma significativa falange de apoio dos Holandeses. Parecia um jogo da UEFA.
Foi nesse jogo que conheci o Mantorras! E ele apresentou-se com 2 golos (o último um golaço) e uma assistência, na vitória do Benfica por 2-1. (Crónica do jogo do “Record” em http://www.record.xl.pt/Arquivo/interior.aspx?content_id=94685 )
Começava aí a escrever-se a história de uma lenda. A lenda de um jogador que tinha qualidades excepcionais e poderia vir a ser um dos melhores (a jogar em Portugal já o era). A lenda trágica de uma carreira amputada por lesões maltratadas no joelho. A lenda de um jogador limitado fisicamente que tinha o condão de entrar em campo a 15 minutos do final e resolvia jogos. A lenda de um jogador que punha a multidão em delírio quando entrava no relvado (daí ter recebido o epíteto de Alegria do Povo). A lenda do jogador cujos golos foram cruciais na conquista do Campeonato pelo Benfica de Trapattoni em 2004/05.



O último golo oficial de Mantorras pelo Benfica: Campeonato Nacional de 2008/09 marcou ao 91 min. O 3º golo na vitória do Benfica por 3-1 contra o Belenenses no Estádio da Luz.




27ª jornada do Campeonato de 2004/05, o Benfica recebe o Marítimo na Luz. Depois de estar a vencer por 3-1 (Nuno Gomes 2 e Miguel), o jogo está empatado a 3-+3. Ao minuto 87 Mantorras faz o 4-3 final e mantém o Benfica na rota do 31º título.



Anteontem, jogou pela última vez, numa merecida festa de homenagem no jogo que também era contra a fome e opunha o Benfica aos Amigos de Figo. Fiel a si próprio, Mantorras jogou 16 minutos e marcou um golo. Foi bonito e foi merecido. Foi pena não termos tido mais Mantorras. Ele merecia e nós também.



“Mantorras The Unstoppable” contém alguns highlights da carreira de Pedro Mantorras, incluindo mais dois golos do Campeonato 2004/05: o 4-0 em souplesse ao Boavista (aos 94 min.) e vital 1-2 ao Estoril Praia.


P.S. Não consegui encontrar o video do meu golo favorito de Pedro Mantorras, mas fica o registo: 4ª jornada do Campeonato Nacional de 2001/02, 25 de Agosto, Estádio da Luz: Benfica, 3 – Vitória de Setúbal, 2 com um hat-trick perfeito (3 golos consecutivos) de Mantorras. O golo em causa, creio que foi o 3º e foi um livre directo à Eusébio.

Mantorras marca o 1-2 final num jogo para a Taça de Portugal em Leiria.

2 comentários:

Defreitas disse...

O futebol, sim, um Tsunami à escala planetária! Com os seus mitos e os
seus "mestres". Causa muitos estragos, mas menos que a guerra. Mas fascinante.

Um campeonato Mundial, é o quê ? : dezenas de milhares de milhões de telespectadores, em audiências acumuladas ! Uma final mundial ? Um terço da humanidade em mais de 200 países , em frente do ecrã ? Mais audiência que a ONU !

Alegria do povo ou «Peste emocional » ? Talvez paixão sem freio! Mundo onde tudo é possível : simulação, fraude, arbitrário e injustiça, ao lado de revezes da fortuna e do destino .

Na vida, os perdedores são mais numerosos que os vencedores! No futebol também! Talvez isto explique porque é que os mais humildes “torcem” tanto pelo clube e aceitam sofrer! Como numa religião! Dizem : é o destino!
Provocando, é verdade, a todos os níveis sociais, sentimentos nacionalistas, mesmo entre cidades e na mesma cidade, excessos tribais, que levam os fanáticos à violência! Claro, é um desporto de massas!


Fascinante pelas somas colossais em jogo, 5 mil milhões de investimentos publicitários, vedetas pagos a peso de ouro, ( neste momento , em França, a compra dum jogador pelo PSG origina um problema político), o futebol tem o seu “mercado”, e que mercado, onde os Árabes ricos fazem grandes estragos! O preço depende do preço do barril de petróleo ! Quanto este mais caro for, mais dinheiro disponível para as compras!

O caso do Zlatan Ibrahimovic, os 20 milhões de euros de transfer, os 14 milhões de salário, e os 66 milhões de euros de impostos que o PSG vai dever pagar todos os anos ao Estado , frisa a indecência e o escândalo!

Quem disse que este desporto fascinante, entre esplendores sem par e o lodaçal cujos efeitos se assemelham por vezes ao da lama colocada diante de um ventilador , atinge tudo e todos?

Freitas Pereira

Rui Miguel Ribeiro disse...

Sr. De Freitas,

Realmente o futebol tem esta mistura explosiva: o negócio que movimenta milhões (muitas vezes muito pouco claros) e a paixão sem limites pelo clube ou pela selecção. Este mix leva a exageros e fomenta a loucura. Eu arriscaria dizer que o futebol é o circo dos Romanos. E o povo continua a querer pão e circo.