25 abril, 2012

O Idiota Útil

O IDIOTA ÚTIL
 


António José Seguro
Foto in Rádio Renascença

Nunca tive boa opinião de António José Seguro. Trata-se de mais um apparatchik partidário cuja única actividade conhecida é a política, ou spin-offs dos conhecimentos partidários. Nesse aspecto, é um pouco da mesma cepa de José Sócrates e Passos Coelho.
A melhor caracterização de Seguro foi feita pelo “Contra-Informação”: o Jovem Mais Velho de Portugal, isto quando era Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros com António Guterres.
A única coisa virtuosa que lhe conheci foi a reforma parlamentar, que visava conferir mais autonomia e capacidade de trabalho e intervenção aos deputados. O resto do tempo, passou-o a marinar para se candidatar a Secretário-Geral do PS. Candidatura que veio a concretizar sobre o “cadáver fumegante” de Sócrates, como caracterizou de forma precisa e mordaz Miguel Sousa Tavares na noite eleitoral de Junho de 2011.
Esta avidez incontida, encarnada numa falsa partida descarada e insensível, foi o seu primeiro momento de liderança. Muito mau. Se aqui mostrou falta de carácter e solidariedade partidária, como líder partidário e da oposição mostrou outra: falta de jeito, incoerência e incompetência.
Como é possível um indivíduo malhar constantemente no Governo e depois votar ou abster-se em todos os projectos legislativos fundamentais apresentados pela maioria?
O PS subscreveu o Memorando da Troika e portanto tem um compromisso assumido. Portanto, das duas uma, ou o PS vota as medidas e Seguro está calado, ou o PS renega o Memorando e Seguro pode disparar em todas as direcções e vota contra as medidas que forem apresentadas no Parlamento.
Enquanto continuar com a postura actual, Seguro será um idiota útil, fingindo fazer oposição ao Governo e legitimando com o voto socialista as decisões governamentais. Será também um idiota útil para outros aspirantes à liderança do PS, aos quais não interessará dar a cara nesta fase de conluio com o PSD, o CDS e a Troika.
Escusado seria acrescentar que, de Seguro, nada mais se espera. Afinal, trata-se de um indivíduo que veio com bravata anunciar que a posição do PS sobre o Orçamento de Estado de 2012 seria uma “abstenção violenta”. E nesta imbecilidade começa e acaba a coragem e a determinação do ex-Jovem Mais Velho de Portugal.

5 comentários:

Sérgio Lira disse...

pouco mais haverá a dizer... ah! gostei da foto, faz-lhe jus...

Rui Miguel Ribeiro disse...

Obrigado! Achei que ficava a matar ;-)

Anónimo disse...

Nice post. I was checking constantly this blog and I am
inspired! Extremely useful info specially the last part I care for such info much.
I used to be looking for this certain information
for a long time. Thank you and best of luck.

Anónimo disse...

Muito Bom!
Bem observado! A sede de poder coloca-o nesta posição útil para o PS e inútil para quem tem imensa vontade de ser 1º Ministro.
Não é flor que se cheire.
Beijinhos, amiguinho.
ANA

Rui Miguel Ribeiro disse...

Ana,

O seu comentário conforta-me: deixa-me mais convicto de ter acertado na análise.

Bjs