07 março, 2020

Delírios Erdogânicos


DELÍRIOS ERDOGÂNICOS

A 17 de Abril de 2017, publiquei um post em Tempos Interessantes intitulado “Soltar as Amarras” (http://tempos-interessantes.blogspot.com/2017/04/soltar-as-amarras-da-turquia.html ) abordando a saída da Turquia da NATO. As razões eram óbvias e são-no cada vez mais: Erdogan apropriou-se do país conduzindo-o numa estratégia de confronto com os Estados Unidos e uma grande parte dos países europeus, nomeadamente a Alemanha, a Holanda, a França, a Grécia e a Bulgária, chegando ao cúmulo do insulto e do enxovalho.
Agora, após múltiplas ameaças, Erdogan abriu as comportas dos migrantes e refugiados acantonados na Turquia para inundar a Europa, ameaçando Atenas e Sófia no processo. Isto, após receber 6 biliões de euros dos europeus para a apoio ao acolhimento de 3.6 milhões de pessoas, maioritariamente Sírios.
O Presidente da Turquia declara que não precisa do dinheiro europeu (agora que já o tem) para nada. Está na altura de concordarmos com ele.
Como? A sério?
Sim, muito a sério. Basta os 27 Estados-membros da EU concordarem com a cessação imediata ou a curto prazo da união alfandegária com Ankara e com o acesso facilitado aos mercados europeus.
Então, Recep Erdogan pode retirar a Turquia da NATO, reduzir drasticamente os fluxos comerciais com os países europeus e ser feliz para sempre a perseguir Curdos, a fazer incursões/invasões no Iraque e na Síria e a ameaçar a Grécia, Chipre, Egipto e Israel porque o Mediterrâneo Oriental é turco, perdão, Otomano.
Já a Comissão Europeia, em vez de introduzir uma versão aprofundada da união alfandegária, poderá, com mais facilidade, atirar a actual para o cesto de papéis.
Contudo, o mais provável é que a maioria dos leaders europeus se vá contorcer, retorcer, ceder e dobrar a cerviz para acomodar, ainda e sempre, os delírios e desmandos erdogânicos.

P.S. Note-se que, em 2018, o valor das trocas comerciais entre a Turquia e o agregado de 28 países europeus ascendeu a 153 biliões de euros e estes países são, no seu conjunto, o maior exportador e importador da Turquia.

Sem comentários: