30 abril, 2015

Bloqueio



BLOQUEIO


Há dias (semanas) assim. Pego na pena (lápis, caneta, teclado), encosto-a ao papel e…nada. Nem frases, nem palavras, nem ideias. Niente. É o terrível Bloqueio.

Depois de 2 anos de escrita prolífica (perto de 200 posts), eis que nos últimos 2 meses se instalou a míngua. Ironicamente, nestes meses Tempos Interessantes tem tido uma procura explosiva, de tal forma que o 1º terço de 2015 já vale mais do que qualquer dos anos anteriores.



Um mapa com o Bloqueio naval imposto pelos EUA a Cuba em 1962. Também se trata de um Bloqueio, tem a ver com RI e acrescenta (mais) um toque surreal a este post.

Mas então não se passa nada de interessante? Síria? Iraque? Ucrânia? Iémen? Líbia? Grécia? Reino Unido? Irão? De facto passam-se coisas interessantes, mas com um toque de déjà vu.

Na Síria, as múltiplas partes na refrega continuam a matar-se ao ritmo de umas dezenas de milhar/ano desde 2011.

No Iraque, o Estado Islâmico continua a matar em compita com as milícias xiitas que também continuam a matar. Confesso que me causa repulsa e perplexidade ver os Americanos num exercício de estultícia a ajudar o Irão e as milícias que controla no Iraque.

Na Ucrânia o cessar-fogo vai aguentando com uma fuzilaria de vez em quando, mas predomina uma certa modorra fatalista.

No Iémen, de quem muitos nem teriam ouvido falar antes de 2011/12, temos uma espécie de mini-Síria com um governo acossado, rebeldes xiitas dominando metade do país, a Arábia Saudita a bombardear e o Irão a apoiar os seus peões. E ainda uma franchise da Al-Qaeda em renovada ascensão. Muito déjà vu. Tempos Interessantes até já dedicou 2 posts a este país desgraçado.

Na Líbia quase poderia fazer um copy-paste do Iémen, até na existência de dois governos, com a diferença de já lhe ter dedicado 5 posts.

Na Grécia, enfim, continuo à espera, confortavelmente sentado para não me cansar muito, que o Sr. Tsipras mande a Troika e a Alemanha às ortigas. E sim, a Grécia também já foi contemplada com 4 posts.

No Reino Unido, sobre o qual já terei publicado pelo menos 10 posts, resta-me aguardar e fazer figas para que os Conservadores ganhem novamente. Até lá não digo nada.

No Irão também não há muito a dizer. O acordo entre o Irão e o P5+1 é uma fatalidade inevitável. Aliás, fontes bem colocadas confidenciaram-me que só falta mais uma concessão dos Estados Unidos para selar definitivamente o acordo: que Obama entregue as chaves da Casa Branca ao Ayatollah Ali Khamenei.

Independentemente das dificuldades de contexto, a responsabilidade do Bloqueio reside, em última instância, no escriba. Assim sendo, encontrei uma forma de combater o Bloqueio: escrever sobre. O meu lápis atacou com sucesso duas páginas em branco, preenchendo-as com um texto. Quebrou-se o feitiço bloqueador, o blog respira melhor, o lápis exulta e eu sinto um indisfarçável alívio: já consigo escrever outra vez.

Até amanhã!

Sem comentários: