21 março, 2013

O Guarda-Livros Ridículo

O GUARDA-LIVROS RIDÍCULO



Se o ridículo matasse, já há muito que nos tínhamos visto livres deste ser desprezível.


Desde o dia 15 de Março, quando Vítor Gaspar divulgou os resultados da 7ª avaliação da Troika, que proliferaram as notícias e comentários qualificando Gaspar de “incompetente”. Finalmente!!!


“Tempos Interessantes” aplicou-lhe o epíteto no dia 24 de Setembro de 2012 (ver “Reputados e Incompetentes” em http://tempos-interessantes.blogspot.pt/2012/09/repitados-e-incompetentes.html).


Esta antecipação nada tem a ver com presciência, nem com uma superior capacidade analítica, mas sim com a constatação das evidências de um programa repetidamente adoptado e repetidamente e previsivelmente falhado. E o rótulo de “incompetente” não foi mais cedo e justamente aplicado a Gaspar, porque ele esteve protegido, junto da opinião publicada, por uma inexplicável e insondável áurea de uma impregnável competência, que resistia à dura realidade que nos mostrava que o homem não acertava uma e que enterrava o país repetindo, dobrando e agravando uma política que falhava. Sempre.


Ao longo deste tempo, Gaspar tem actuado como um mero guarda-livros tentando que os números da contabilidade batam certo. Infelizmente para ele e para nós, um ministro das finanças deve ser um político e não um manga-de-alpaca. Infelizmente para nós, além de ter postura de guarda-livros, tem demonstrado uma extraordinária incompetência no desempenho dessa limitada função.


As últimas previsões relativas aos principais indicadores económicos de Portugal (as terceiras em 4 meses) demolem de tal modo as anteriores num tão curto espaço de tempo, que o Sr. Gaspar já ultrapassou o patamar de incompetência para alcançar o do ridículo.


Vendo aquele homenzinho monocórdico no tom, mas arrogante na sua exposição, a mais do que duplicar a recessão, a acrescentar centenas de milhares de pessoas ao exército do desemprego, a bater os déficites de 2012 e 2013, a reconhecer um novo adiamento da quimérica recuperação, a anunciar que os 3 anos de ajustamento serão 30, a acusar o desenho do programa de ajustamento que elogiara há 5 meses atrás e a elogiar o percurso feito que é o único caminho possível, facilmente se conclui que incompetente é pouco. O homenzinho fez uma figura patética. O guarda-livros-mor, além de incompetente é ridículo.


Vou mais longe. A indiferença que Gaspar demonstra perante as consequências que os seus desastres acarretam para a vida das pessoas fazem dele uma pessoa desprezível.

Ridículo e desprezível. Deve ser difícil descer mais. Mesmo para o Sr. Gaspar.

4 comentários:

Sérgio Lira disse...

Ainda pode descer mais um patamar: se os rumores forem verdade e ele tiver sido um dos apoiantes do (previsto) esbulho aos aforristas cipriotas, tendo apoiado a proposta do "eurogrupo" sem rebuço, o facto de ter vindo (afobadinho) tirar o corpinho fora dizendo muito depressa e em coro angélico com o boche da espinha partida (e não e piada de mau gosto à entrevice do homem, é mesmo referência ao seu carácter) "não fui eu, não fui eu, não fui eu! eu só queria acima dos 100k!)... enfim, aí desce ainda mais um patamar na procura da miséria moral mais esconsa e escabrosa.

Estella disse...

Espero que ninguém leve a mal a minha "ignorância ministerial", mas só conhecia o Sr. Gaspar de fotos e programas de humor que pensava serem exagerados. Teve algum AVC? Ou fala mesmo assim para aumentar o prazer em aferroar os cidadãos? Podiam substituí-lo por aquelas pessoas que na publicidade lêem as partes mais desagradáveis dos produtos a uma velocidade ininteligível. Era escusado massacrar-nos mais e poupava tempo de antena!

Rui Miguel Ribeiro disse...

Sérgio: o que eu li dizia que sim, ele votou a favor do esbulho universal. Afinal o homem (verme) é especialista na coisa.
Também muito mau foi ele tentar cortar as pernas à tentativa da Irlanda de prolongar a amortização da dívida em 15 anos. É mesmo uma marioneta (muito feia por sinal) do Schauble.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Estella,
O imbecil que aasim tem uma postura intelectual. Ainda hoje um ex-assessor do Álvaro Pereira o qualificava de psicopata e incompetente.