22 outubro, 2016

Prémio Nobel da Paz ou da Esperança Fútil?



PRÉMIO NOBEL DA PAZ 
OU DA ESPERANÇA FÚTIL?


O Comité Nobel Norueguês parece ter perdido o juízo. Depois de em 2009 ter atribuído, de forma surreal, o Prémio Nobel da Paz a Barack Obama pelo encantamento que a sua retórica bonita e oca provocou em muitos Europeus (e Americanos), quando nada da sua acção o tornava sequer remotamente merecedor dessa distinção.

 

Agora, em 2016, o Comité atribuiu o Prémio Nobel da Paz ao Presente da Colômbia, Juan Manuel Santos, por um processo de paz (com a guerrilha das FARC)….FALHADO. Sim, o Prémio foi-lhe atribuído poucos dias após os Colombianos terem rejeitado em referendo a proposta de acordo que lhes foi apresentada.

A Presidente do Comité, Kaci Kullman Five, admitiu o risco do recomeço das hostilidades, mas “We hope it will encourage all good initiatives and all the parties who could make a difference in this process in Colombia.” Good luck with that!

Em 2016, como em 2009, o Comité Nobel da Paz atribuiu o Nobel da Paz baseado não em resultados, mas em esperanças. Infelizmente, como sabemos, boas intenções e esperanças abundam, o resto é que é mais difícil.

O Prémio atribuído a Obama é um bom mau exemplo disso mesmo. Volvidos 8 na os na Casa Branca, não um momento, uma acção, algo de duradouro que justifiques o Prémio a posteriori. E não, o Acordo Nuclear Nuclear P5+1-Irão não vale  porque efectivamente não contribuiu para a paz: conseguiu um time-out para o Irão se livrar das sanções e Obama poder brandir o troféu, mas as condições estruturais para a nuclearização do Irão e para o conflito estão lá todas. Mais a mais, neste momento os Estados Unidos desencadeiam acções bélicas regulares em 7 países de dois continentes.

Se é para continuar neste registo, talvez fosse melhor mudar o nome do galardão para Prémio Nobel da Esperança. Ou melhor ainda, Prémio da Esperança Fútil.




Sem comentários: