08 junho, 2015

Mudança Geracional

MUDANÇA GERACIONAL

 

Mohammed Al Nayef: o rosto da mudança geracional.

Em Janeiro passado escrevemos em Tempos Interessantes (“Viva o Rei” em http://tempos-interessantes.blogspot.pt/2015/01/viva-o-rei.html ) que estava a ser preparada a transição geracional no topo da hierarquia da Arábia Saudita. O novo rei (Salman) seria o penúltimo da 2ª geração (a dos filhos do Rei fundador, Abdulaziz Al Saud) e que já estava na calha o primeiro monarca da 3ª geração, a dos netos do fundador.

 
Pois em Maio confirmou-se que Mohammed Al Nayef será esse rei, mas mais cedo do que se pensava. O Rei Salman destituiu o irmão, Príncipe Murqin, e promoveu Al Nayef a Príncipe da Coroa, pelo que a mudança geracional será concretizada já na próxima sucessão. Para que não haja dúvidas sobre o carácter definitivo da mudança, o filho do Rei, VFVF Salman, foi designado Vice-Príncipe da Coroa e está em segundo na linha sucessória.

 
A interrupção da linha gerontocrática prevalecente na Arábia Saudita poderá significar uma renovada determinação de Riyadh para fazer face aos múltiplos desafios e ameaças que a Arábia Saudita enfrenta (ver “Saudi Challenges” em http://tempos-interessantes.blogspot.pt/2015/04/saudi-challenges.html  ).

 
A curto prazo já deverá ser possível discernir se esta transição significará alguma mudança substantiva na condução política do Reino, ou se se trata apenas de uma estratégia para manter o statu quo inalterado.

 
A realidade, o contexto e o histórico, dizem-nos que a mudança dificilmente será uma opção viável. Mudar muito não está no ADN dos Al-Saud.

 
Mudança limitada, energia renovada e uma transição tranquila, poderá ser o legado do Rei Salman Al Saud.

Sem comentários: