04 março, 2014

A Crimeia e a Carga da Cavalaria Ligeira

A CRIMEIA E A CARGA DA CAVALARIA LIGEIRA

Basta um rápido olhar sobre o mapa para intuir o papel estratégico primordial que está reservado à Península da Crimeia na geopolítica do Mar Negro. São apenas 26.000 km2, mas uma posição dominante no centro norte deste mar quase fechado, uma espécie de mega porta-aviões fixo do Mar Negro, ou para sermos mais exactos, uma plataforma logística para sedear meios navais e aéreos e controlar as rotas do Mar Negro.


A Crimeia no centro do Mar Negro.
in STRATFOR em http://www.stratfor.com/

A Crimeia esteve (está?) na posse da Rússia desde 1783, quando foi conquistada pela Czarina Catarina a Grande, e teve sempre um papel especial para a Rússia: não só pela posição estratégica, mas também pela beleza natural e pelo clima cálido: foi retiro de férias para a corte dos Romanov e para a clique dirigente da União Soviética. O general que a conquistou, Grigory Potemkin, chamou-lhe “o paraíso da Rússia”.

Foi na Crimeia que se combateu a primeira grande guerra na Europa após Waterloo: na Guerra da Crimeia (1854-1856), Grã-Bretanha e França combateram e venceram a Rússia para travar o seu avanço para sudoeste, à custa do combalido e decadente Império Otomano. Quase um século depois, em 1945, em vez da guerra, desenhou-se a paz, de forma tortuosa, para pôr termo à pior das guerras: a II Guerra Mundial. Foi em Yalta, na Crimeia, que se reuniram Churchill, Staline e Roosevelt.

A Crimeia voltou à ribalta em 1954, quando o então Secretário-Geral do PCUS, Nikita Krushchev, teve a ideia peregrina de oferecer a Península à Ucrânia (pertencia à Rússia) como gesto de amizade e boa vontade. Gesto meramente simbólico dado que então Moscovo comandava a URSS com mão de ferro e a prenda ficava na família. Este acto, há exactamente 60 anos, está na origem dos problemas de 2014. Em 1991, com a implosão da URSS, a Rússia ficou sem a Crimeia que, além de tudo o que já foi referido, detinha o porto-sede da Esquadra Russa do Mar Negro: Sebastopol.




Rússia e Ucrânia chegaram a um entendimento que passou pelo leasing da base naval de Sebastopol à Rússia, cedência que foi recentemente prolongada até 2042. Não obstante, para muitos Russos, a Crimeia é russa e devia pertencer integralmente à Rússia. Acredito que Putin comungue dessa opinião.

A crise ucraniana proporcionou uma oportunidade única para a Rússia recuperar o seu paraíso. A grande questão é saber se Putin tem a coragem e o romantismo da cavalaria ligeira britânica da rainha Vitória a carregar de peito aberto sobre Balaclava.

Putin não é nenhum Lord Cardigan, mas é dele que hoje depende o futuro da Crimeia.


The Charge of the Light Brigade (1877), de Thomas Jones Barker.



POSTS RELACIONADOS:

“A FACA E O QUEIJO NA MÃO”, 03/03/2014 em

“KIEV A FERRO E FOGO”, 21/02/2014 em

“BATTLEGROUND OF EASTERN EUROPE”, 06/02/2014 em

“SEM FUTURO”, 31/01/2014 em


4 comentários:

Unknown disse...

obrigada pela lição.

luis cirilo disse...

De facto está criado um belo "caldinho" nessa zona da Europa.
Até porque o ex KGB Putin pensa e age consoante o modelo em que foi criado, ou seja, a União Soviética.
E nem vale a pena recordar o que pensava Brejnev sobre a soberania dos paises limitrofes para perceber o que vai fazer Putin a seguir.
E não posso deixar de recordar o que pensava Hitler sobre a região dos Sudetas que foi pretexto(entre outros) para o que veio a seguir.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Isabel,

Obrigado eu por visitares o blog e deixares um comentário tão amável. :-)

Rui Miguel Ribeiro disse...

Luís,

Long time no see. :-)

Pois é, estes acontecimentos, entre muite muitos outros, provam que o mundo não mudou tanto como algumas pessoas estão convencidas que mudou. E quem não estiver preparado para estas realidades, poderá ver-se em apuros...