28 junho, 2013

Caricatura de Ahmadinejad ou Ahmadinejad de Caricatura

CARICATURA DE AHMADINEJAD OU AHMADINEJAD DE CARICATURA


Programa nuclear iraniano: o gato escondido com o rabo de fora.

Hassan Rouhani foi eleito Presidente do Irão e o tempo de Mahmoud Ahmadinejad está a chegar ao fim.

Ahmadinejad foi um Presidente polémico e o que lançou mais polémica, receio e hostilidade no estrangeiro. O seu anti-semitismo exacerbado, colorido com ameaças de dizimar Israel e os Judeus, a prossecução tenaz do programa nuclear (que não é da sua autoria), o anti-americanismo, trademark da Revolução Iraniana, as polémicas eleições de 2009 e os atritos que teve com o clero, nomeadamente com o líder supremo do Irão, Ayatollah Ali Khamenei, valeram a Ahmadinejad a reputação de louco furioso.

 
Uma boa caricatura daquilo que tem sido a diplomacia com o Irão.

 
A mim preocupa-me mais o que faz um indivíduo como Ahmadinejad (ou os Kims da Coreia do Norte – ver A Riddle Wrapped in a Mistery Inside an Enigma em http://tempos-interessantes.blogspot.pt/2013/03/a-riddle-wrapped-in-mistery-inside.html) fazer de louco e parecer furioso, do que as suas pretensas loucura e fúria. Mesmo admitindo que tenha uns parafusos a menos, penso que muito do que ele fazia e dizia era pose e estratégia para fazer crer ao Ocidente e a Israel que ele era suficientemente desequilibrado para cometer uma loucura e daí retirar vantagens negociais. Afinal, ninguém quer contrariar um louco furioso, porque pode ser perigoso.

Assim, entre a Caricatura de Ahmadinejad e o Ahmadinejad de Caricatura, penso que a verdade encontra-se mais perto daquela.

Uma ou outra, espero que os cartoons os divirtam. Os cartoons visam ilustrar de forma divertida e mordaz alguns aspectos da presidência de Ahmadinejad. Mahmoud Ahmadinejad é a estrela deste show. Será a última vez?
Fantástico jogo de palavras…em Inglês.
 

A validação dos resultados das eleições de 2009 pelo Ayatollah Ali Khamenei.



Mahmoud Ahamadinejad e Kim Jong Il cooperaram no desenvolvimento dos respectivos programas nucleares. A Coreia do Norte já é uma potência nuclear. O Irão está perto.


 
Ahmadinejad e o Otário Obama que pensava que cativava a liderança iraniana com bonitas palavras.

Sem comentários: