23 abril, 2013

Regresso às Origens

REGRESSO ÀS ORIGENS


A Torre dos Clérigos dominando o casario do Porto.


Ontem a Torre dos Clérigos celebrou 250 anos de existência. É uma bonita e imponente torre barroca construída pelo arquitecto italiano Nicolao Nasoni e desde há muito um ex libris da cidade do Porto.

A evocação do quarto de milénio da Torre dos Clérigos, suscitou-me uma nostalgia recorrente: a do regresso às origens.

Eu vivi a maior parte da minha vida em Guimarães e tenho a cidade um pouco como minha também. O meu Pai era Vimaranense e aqui cresci, e estudei até ao 11º ano. E também foi em Guimarães que tive o meu primeiro trabalho pós-estágio. Finalmente, os meus 3 Filhos nasceram aqui.

O Porto é a cidade onde nasci, na Ordem da Lapa, freguesia de Cedofeita. Também lá vivi alguns (poucos) anos e lá trabalhei muitos anos, curiosamente perto do lugar do nascimento. É também a cidade onde passei longas e prazenteiras férias em casa da minha Avó Laura, bem como, alguns dos meus melhores Natais.

Sem surpresa, de vez em quando, vem à superfície um desejo mais ou menos vago de regressar ao Porto. Sinto a falta do Douro, do Atlântico, da Igreja de S. Francisco, da Foz, dos eléctricos, da Baixa. Tenho saudade do espaço; ou do tempo. Talvez das duas coisas….
 
Um eléctrico passando em frente à Torre dos Clérigos. Dois ex libris do Porto. 
 

Sem comentários: