28 setembro, 2012

Um Mapa Simpático


UM MAPA SIMPÁTICO

 
 
Um mapa da Península Ibérica multipolar, provavelmente do século XV.*


Já há uma coisa boa para associar ao dia 11 de Setembro. Concretamente ao dia 11 de Setembro de 2012. Nesse dia, mais de um milhão e meio de Catalães desfilaram em Barcelona numa gigantesca manifestação a favor da independência da Catalunha.

Foi o mais impressionante desafio à hegemonia castelhana na Península Ibérica de que há memória recente. É certo que o objectivo de curto prazo é atingir o mesmo status do País Basco: o direito de cobrar e utilizar os seus próprios impostos. Também é certo que Madrid resistirá até ao fim a fazer tal concessão. Não obstante, o sinal foi dado e a mensagem foi transmitida: o pulsar independentista bate forte na Catalunha.
 
O eventual triunfo das forças centrífugas da Espanha sobre o poder centrípeto de Castela seria, do ponto de vista geopolítico e até económico, um bónus para Portugal: em vez de um parceiro menor no cotejo ibérico, passaria a ser um jogador de média dimensão num tabuleiro multipolar e as vulnerabilidades e inseguranças de várias índoles atenuar-se-iam.

Pode ser que um dia….aconteça.


* NOTA: O título “Um Mapa Simpático” NÃO inclui o Reino de Granada. Só faltava mesmo termos a Espanha e o Califado do Al-Andaluz como vizinhos.

 

6 comentários:

João Pulido de Almeida disse...

No mapa falta um dos antigos reinos ibéricos, com o qual tenho (temos) mais afinidade, que é o da Galiza, ou mais alargado, o de Leão.

Têm, também eles, vontade de autodeterminação. No entanto, não são terroristas, nem têm o peso económico da Catalunha, logo, muito menos visibilidade!

A “comunidad autonómica” da Galiza é das poucas de Espanha cuja economia é transversal e praticamente auto-suficiente. Ou seja, tem um sector primário fantástico, um secundário bastante bom e um terciário que está bem consolidado nos 2 primeiros.

Os galegos, para além de serem “nuestros hermanos”, são nossos amigos (os irmãos nos escolhemos, os amigos sim!).

Em caso de esquartejamento de Espanha, ideia que me agrada de sobremaneira, espero que a Galiza seja (pelo menos) uma autonomia alargada e trabalhe com quem mais se identifica, quer em termos de proximidade geográfica, quer cultural (leia-se, o Norte de Portugal).

Abraço.
João Pulido

luis cirilo disse...

acho que com a excepção do reino de Granada o resto do mapa é ...inevitável!

Cláudia disse...

Lembro ao João a boa comida galega! Há que irmanar os irmãos!! (Imagino o Rajoy a rogra-nospragas :)))

Rui Miguel Ribeiro disse...

João,
Muito bom e informativo o teu comentário. Confesso que gostava de ter publicado um mapa que tivesse os Reinos de leão e Castela distintos, mas...não encontrei.
Esse cenário é, de qualquer forma, muito simpático.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Deus te ouça Luís!!!

Rui Miguel Ribeiro disse...

Cláudia:

Estás a sugerir a incorporação da Galiza em Portugal? ;-)