12 junho, 2008

Campeonato da Europa/2008 - 2

CAMPEONATO DA EUROPA/2008 - 2

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Terminou a 1ª jornada da fase de grupos. A principal nota até agora é a da normalidade, tendo as equipas teoricamente mais fortes vencido a generalidade dos desafios. As únicas surpresas reportam-se ao desnível do resultado no Holanda, 3 – Itália, 0 e, também, no Espanha, 4 – Rússia, 1.

Em relação às minhas preferências, as coisas ficaram bem encaminhadas, dado que 6 das 8 equipas que previ que se qualificariam para os quartos de final, ganharam e as duas que perderam, defrontaram outros dos “escolhidos”.

Fazendo jus ao nome dos contendores, o Holanda-Itália foi o grande jogo desta ronda: futebol de ataque, boas jogadas, golos e oportunidades, competitividade e ritmo. A Holanda esteve magnífica e a Itália soçobrou com o discutível primeiro golo. Não acredito, todavia, que a Squadra Azurra já esteja out. Os Italianos são peritos em superar situações complicadas nas fases de grupos das grandes competições, embora o seu historial seja bem melhor nos Campeonatos do Mundo do que nos da Europa.

DESTAQUES POSITIVOS:
Holanda: Jogo brilhante, em mais uma reencarnação da mítica Laranja Mecânica e do futebol total. Bons a atacar, bons a marcar, bons a jogar, bons a defender. Se continuar assim, será quase imparável. Alemanha: Bom jogo, sempre sólido, várias vezes vistoso, quase sempre eficaz, contra um adversário (Polónia) de dificuldade média. Portugal: Belo jogo. Excedeu as minhas melhores expectativas, com todos os 11 titulares em bom nível, boa preparação física, determinação e futebol de ataque e adversário (Turquia) manietado. Merecia ter ganho por 4-0.

Espanha: Aproveitou bem o suicídio defensivo da Rússia para fazer uma boa exibição de futebol de contra-ataque e marcar 4 golos.

Wesley Snijder: Jogo completo a defender, organizar e a atacar, coroado com um golo soberbo. O melhor do primeiro round!

Defesas Laterais: Van Bronckhorst
(fabuloso) e Philip Lahm , deram festivais de 100m, correndo toda a linha do campo com velocidade e qualidade defensiva e ofensiva notáveis. Foram dos melhores da 1ª jornada.

Avançados: Lucas Podolski
, Van Nistelrooy , David Villa e Ibrahimovic foram os destaques da jornada. O Alemão marcou dois golos (muito bom o 2º) jogando a extremo; o Holandês dinamitou a defesa italiana e só não marcou mais golos porque tinha pela frente Buffon; o Espanhol fez um hat-trick; e o Sueco marcou um golo fabuloso (o melhor até agora).

DESTAQUES NEGATIVOS: Rússia: Depois de um bom começo, os Russos cometeram um hara-kiri defensivo, perdendo bolas fáceis no mei campo, deixando-se ultrapassar constantemente em contra-ataque e falhando totalmente na marcação defensiva.
Donadoni: Mesmo tendo azar com os timings dos acontecimentos-chave do jogo, não armou bem a equipa e não foi capaz de intervir em tempo útil para a salvar do naufrágio. A entrada tardia de Del Piero e o papel (positivo) que ele desempenhou no ataque realçam o dia mau do treinador italiano, que não pode falhar outra vez.

Turquia: Completamente manietada por Portugal, passou o jogo a correr atrás dos adversários.

Croácia: Pode, mas não quis jogar.

Áustria: Quis, mas não soube jogar.

EQUIPA DA 1ª JORNADA:
1- Van der Sar
2- Lahm
3- Peter Hansson
4- Pepe
5- Van Bronckhorst
6- Moutinho
7- Van der Vart
8- David Villa
9- Van Nistelrooy
10- Snijder
11- Podolski

12- Buffon
13- Zambrotta
14- Mathijsen
15- Deco
16- Ballack
17- Wilhelmsson
18- Ibrahimovic

1 comentário:

João Figueiredo disse...

Bem sei que gostaría de ver esse onze a jogar de águia ao peito (eu também). Vou, no entanto, destacar as paisagens fantásticas que nos chegam do centro da Europa e que nos dão uma imagem diferente daquilo a que estamos habituados (estádios citadinos). Até agora (tirando o jogo Holanda vs. Itália), o Euro está a ser um pouco morno, mas só pode melhor com o avanço da competição.
A única nota negativa que destacaria, são as várias lesões, mais ou menos graves, que os jogadores de várias selecções tiveram (antes ou no decorrer da prova). A época vai longa, eu sei, mas talvez os senhores da UEFA pudessem repensar o calendário do futebol... O futebol agradecia.