10 março, 2006

Glorioso

GLORIOSO

A passada quarta-feira foi um dia glorioso para o Glorioso, passe a redundância: pela primeira vez em 50 anos de competições da UEFA, um clube português, o Benfica, eliminou o Campeão Europeu em título, no caso o Liverpool.

E fê-lo com eficácia, competência e, pontualmente, brilhantismo num ambiente adverso. Ainda melhor, o Benfica triunfou de forma inequívoca: 3-0 no conjunto dos jogos do Estádio da Luz e de Anfield Road.

O futebol é uma área muito particular da nossa vida colectiva com características peculiares, mas Portugal muito teria a ganhar se enfrentasse os seus desafios com os predicados que o Benfica mostrou no Reino Unido. Tal como o Benfica, podíamos ou não ser Campeões Europeus, mas seguramente estaríamos muito melhor do que estávamos na casa de partida.

Regressando à Liga dos Campeões, Barcelona é o próximo desafio e, porventura, o mais árduo. Dentro de semanas se saberá se constituiu a estação terminal, ou se foi mais um apeadeiro na rota do sucesso, mas uma coisa é certa: o nosso objectivo é vencer.
 

Sem comentários: