31 julho, 2020

Putin "Forever"


PUTIN FOREVER


 

Inicialmente agendado para 22 de Abril, o Referendo Constitucional na Rússia foi finalmente realizado no dia 1 de Julho, fruto das vicissitudes do corona vírus. Gizado, para fortalecer o Estado Russo, a revisão contemplou, entre 200 emendas e alterações, as seguintes mudanças:

* O aumento das competências da Duma e do Conselho Federal.

* Reforço da coesão interna, com o foco nos valores sociais, religiosos e culturais da Rússia e, principalmente, ancorada na longa História da Rússia, particularmente nos seus feitos militares e na heroica resistência às agressões externas.

* Plasmar na Constituição direitos sociais ligados ao montante das pensões e subsídios e aos respectivos aumentos.

* Restrições à capacidade electiva de cidadãos, bem como à nomeação para cargos ligados à soberania, à segurança nacional e ao sistema judiciário. Entre essas limitações, estão a posse de uma outra nacionalidade, ou a obtenção de permissão de residência no estrangeiro.

* A Constituição da Rússia prevalece sobre disposições de tratados ou acordos internacionais que contradigam o articulado constitucional.

Passado algum tempo sobre o anúncio inicial da revisão constitucional, Vladimir Putin colocou sobre a mesa a possibilidade de fazer um reset do limite de dois mandatos consecutivos do cargo de Presidente da Federação Russa, alteração que acabaria por ser incluída na proposta de revisão constitucional.

Como era expectável, esta alteração foi a que suscitou mais atenção (crítica) no Ocidente, enquanto alguns analistas russos explicavam a quebra de popularidade e o declínio do Presidente russo, alegadamente agravados por esta iniciativa. No final, contudo, mais uma morte anunciada prematuramente: Vladimir Putin ganhou, inequivocamente o referendo com 78% dos votos, num acto que teve uma afluência de 2/3 do eleitorado.

Com este resultado, fica aberta a porta para Putin se candidatar ao Kremlin em 2024 e, novamente, em 2030, potencialmente levando a sua liderança até 2036, perfazendo 32 anos de mandato: 2000-2008 e 2012-2036, acrescendo o cargo de Primeiro-Ministro no hiato de 2008-2012. Tendo um percurso com muito mais altos que baixos e com índices de aprovação consistentemente elevados, será prudente para os seus inimigos e opositores prepararem-se para mais uma grande dose de Vladimir Putin.



Sem comentários: